W Notícias

5 dicas para quem está começando a beber vinho

Com borbulhas, branco, tinto ou rose, seco, semi-seco, suave ou licoroso, seja o tipo que for, o fato é que o vinho é apaixonante. 

E pensando em você que está começando agora no mundo do vinho, resolvemos fazer esse artigo, com dicas para que possa usufruir dessa maravilha que vem encantando os homens desde as primeiras civilizações.

Talvez a mais democrática entre as bebidas, o vinho pode apresentar diferentes estilos, sabores e cores. E se pretende começar a degustar, mas não sabe por onde, preste atenção nessas 5 dicas básicas.

1. Busque informação!

São muitos detalhes e tipos de vinhos, por isso, é fundamental buscar se informar, e vale apelar para a internet, para saber um pouco da história do vinho, os tipos existentes, características de cada um e quais são as uvas mais indicadas. O importante é não ficar intimidado, afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?

Uma dica é procurar se informar com quem sabe. Hoje, algumas adegas de mercados ou lojas contam com um sommelier, procure se informar e tirar suas dúvidas. Acredite, os apreciadores da bebida adoram falar sobre ela. Por exemplo, aproveite para pedir que fale sobre sua classificação, ou seja, sobre o vinho branco, tinto ou Rosé, e porque eles apresentam cores diferentes, quais as melhores harmonizações. O importante é não ter vergonha de perguntar!

2. Compre rótulos diferentes

Quer entender mais sobre vinho? Então, comece não comprando sempre o mesmo rótulo. Procure provar um vinho diferente sempre que for comprar, sem repetir o rótulo! É preciso entender que o vinho pertence a um complexo mundo a ser explorado, inclusive, existem produções divididas entre Velho Mundo (Europa) e Novo Mundo (Chile, Argentina, entre outros); assim como, os vinhos espumantes, tintos, brancos, rosés, e de sobremesa; enfim, entre outras muitas possibilidades a serem exploradas, para os mais diferentes, e exigentes, paladares. 

3. Faça degustações 

Nada como praticar algo para virar expert, não é mesmo? Não adianta só ficar na teoria. Por isso, nada melhor do que ir à degustações para aprender sobre vinhos. Mas nada de se empolgar muito. Vá com calma, comece com dois rótulos. Outra dica, para aprender a analisar melhor, é procurar escolher vinhos de estilos semelhantes. 

4. Descubra o estilo que mais gosta

Procure não se deixar levar muito pelo gosto de terceiros ou pelo preço do vinho. Ser entendida no assunto não quer dizer que vá gostar do vinho que um sommelier apresenta como o melhor. É importante que, se você gosta de um vinho mais adocicado, assuma sua preferência.

Mesmo que digam que os melhores vinhos são os secos, cada tipo de vinho tem suas peculiaridades e pode agradar a diferentes paladares.

Por isso, se mesmo sendo considerado o melhor, se você não consegue consumir um vinho seco, não há problema algum nisso, o importante é escolher uma bebida de excelente qualidade, descobrir qual o seu estilo e aproveitar!

5. Aprenda a harmonizar

E se o que deseja saber mais sobre o mundo dos vinhos, isso passa por saber harmonizá-los corretamente.  

Primeiramente, saber que cada tipo de uva combina com uma determinada receita mas, em geral, pode-se harmonizar da seguinte forma:

  1. Vinho tinto: harmoniza bem com carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos e queijos duros;
  2. Vinhos brancos e rosés: harmoniza bem com peixes, frutos-do-mar, frango,  massas com molho branco, queijos suaves e saladas;
  3. Vinhos licorosos: sobremesas e queijos azuis;
  4. Vinhos espumantes: petiscos, frutas, saladas e sobremesas.