W Notícias

5 Motivos para treinar a sua leitura

Ler é um hábito muito benéfico à mente, memória, raciocínio e saúde mental. Então, treinar a leitura acaba sendo também uma forma de estimular ainda mais esses benefícios e adquirir outros.

Neste artigo vamos abordar os motivos pelos quais é indicado treinar a leitura e as vantagens que você pode obter a partir dos exercícios para ler mais. Continue lendo para entender sobre o assunto.

O que significa treinar a leitura?

O treino de leitura consiste em realizar exercícios que façam com que o ato de ler deixe de ser feito de forma mecânica e passe a ser atento e contemplativo, aproveitando o melhor desse hábito. Assim, o leitor consegue usufruir todos os benefícios de ler e ainda realiza uma leitura “melhor”, ou seja, mais rápida, sem distrações e absorvendo todo o conteúdo.

Treinar a leitura pode envolver utilizar técnicas de memorização, estabelecer metas diárias , adotar estratégias de leitura dinâmica ou de anotações para melhor compreensão do que foi lido.

Como treinar a leitura?

Para melhorar os resultados ao ler, é preciso primeiro criar um hábito consistente de leitura. Então, o passo principal é estabelecer uma quantidade de páginas que devem ser lidas por dia ou um total de horas diárias para focar em um texto.

Comece com calma e não pule etapas. Caso tenha dificuldades com interpretação ou com palavras difíceis, comece com clássicos infantis que são suficientemente simples mas não entediantes.

Depois, decida qual será o seu objetivo e adote estratégias para alcançá-lo. Quem deseja ler mais rápido pode fazer skimming, que é um técnica de leitura dinâmica usada para compreender o sentido geral do texto, deixando de lado os detalhes não tão importantes assim;

Já quem quer ter domínio sobre todos os assuntos que decidir estudar, pode fazer savoring, que exige uma pausa a cada certa quantidade de páginas para anotar os pontos mais importantes e refletir sobre o assunto.

Por que treinar a leitura?

São várias as razões possíveis para treinar a leitura e os objetivos que podem ser alcançados ao melhorar a capacidade de ler. Separamos cinco motivos pelos quais você deve fazer exercícios de leitura. Confira abaixo!

Ler mais rápido

Por causa da rotina atarefada que a maioria das pessoas possui, poder ler mais rápido é uma garantia de conseguir desfrutar deste excelente hábito. Por isso, o principal motivo que leva os leitores a usarem exercícios para treinar a leitura é diminuir o tempo necessário para terminar um livro.

Estudar mais assuntos

A excelente consequência de ler mais rápido é a possibilidade de aprender e dominar mais assuntos. Para quem precisa estudar para o vestibular ou concursos, o treinamento da leitura acaba sendo indispensável para que se possa lidar com a grande carga de estudos e alcançar a aprovação.

Melhorar a interpretação

Além de permitir ler muita coisa em pouco tempo, os exercícios para leitura melhoram o raciocínio e consequentemente a capacidade de interpretação. Assim, o leitor aumenta o seu senso crítico e se torna capaz de participar de discussões sobre livros de todos os tipos.

Construir vocabulário

Ter uma leitura mais atenta também significa que mais palavras serão aprendidas, melhorando a comunicação pessoal como um todo.

Aumentar a concentração

Há quem não consiga ler muito por falta de concentração. Porém, ao iniciar o treino de leitura, o leitor se acostuma a se esforçar para manter o foco e passa a ter uma atenção natural também para outras tarefas.

Esses são os principais motivos para treinar a leitura, mas você pode encontrar muitos outros de acordo com as necessidades do seu estilo de vida. Aproveite e conte nos comentários qual motivo te levaria a treinar a leitura.