W Notícias

6 dicas para economizar nas férias

Precisa economizar nas férias? Nós podemos te ajudar com seis dicas práticas e fáceis de serem colocadas em prática.

Por muito tempo, viajar era algo extremamente caro ou que exigia juntar um valor por um longo período para poder viabilizar alguns dias de descanso.

Mas hoje esse processo está mais acessível e é possível escolher destinos para todos os bolsos.

Mesmo assim, é possível deixar a viagem ainda mais barata, te levando a gastar apenas o que está disposto sem prejudicar a sua diversão.

Quanto você está disposto a gastar?

Antes de te passar as dicas para economizar na viagem, é muito importante que você determine quanto está disposto a gastar.

Criar um orçamento de gastos para viagens é a melhor forma de garantir a economia que você precisa.

Determine o quanto poderá gastar com hospedagem, transporte, alimentação e passeios.

Dicas para economizar na viagem

Com o orçamento detalhado, é hora de começar a pesquisar os itens da viagem que vai te fazer economizar sem perder o melhor do destino.

  1. Compre passagens mais baratas

Configure alertas de preços de passagens aéreas. Esse item é o mais caro em muitas viagens e você pode encontrar promoções bem interessantes.

Sites como Zoom, Buscapé, Viajanet, entre outros são perfeitos para você acompanhar as mudanças dos valores das passagens aéreas.

  1. Compre com antecedência

Passagens aéreas baratas são adquiridas com meses de antecedência, elas ficam muito mais baratas e você consegue economizar um valor considerável.

Para alguns destinos, é possível economizar mais de R$ 2.000,00 se comprar com seis meses antes do embarque.

  1. Escolha um destino econômico

Há destinos com baixo custo e encontrar o que mais combina com o seu estilo fará com que a viagem seja especial.

Gosta de praia, tente cidades menos badaladas, fora dos grandes circuitos. No lugar de ir para Trancoso (BA), pode escolher Cabo de Santo Agostino (PE) que também tem paisagens paradisíacas, mas valores bem menores.

No lugar de ir para Gramado (RS), dá para conhecer Monte Verde (MG) e viver o mesmo romantismo e clima ameno.

É só fazer as escolhas certas.

  1. Viaje na baixa temporada

O Nordeste brasileiro fica em baixa temporada entre os meses de março e novembro. Esse deve ser o período para viajar para os estados nordestinos para quem deseja economizar. Pesquise bem as reservas aqui e ali e procure bastante para encontrar boas opções de hotéis e pousadas.

Passeios para o Sul tem o inverno como alta temporada e o verão como baixa temporada.

Mas fique atento: período de férias (julho, dezembro e janeiro), feriados nacionais e festas de final de ano deixam todos os destinos mais caros.

  1. Reservas com antecedência

Outro item que encarece a viagem é a hospedagem. Para isso, faça escolhas conscientes, sempre procurando os melhores preços.

Muitas vezes o mesmo hotel tem taxas diferenciadas. Faça uma pesquisa em sites como Viajanet, Booking, entre outros.

  1. Programações gratuitas

Você pode encontrar passeios e atrações gratuitas no seu destino. Sites como o TripAdvisor podem te ajudar a fazer um roteiro econômico.

Inclusive, vale a pena verificar as atividades ao ar livre. São várias opções em cidades grandes ou pequenas, como praias, parques, piquenique, passeios pelo Centro, entre outros.