W Notícias

8 ideias para melhorar a eficiência energética na sua empresa

A economia de energia nas empresas é fundamental para que sejam sustentáveis. A eficiência energética não é mais uma opção voluntária, mas sim uma condição essencial para o desenvolvimento sustentável.

Melhorar a eficiência energética de sua empresa não só resultará em economia financeira, mas também ajudará no combate às mudanças climáticas. É claro que para que essa transformação seja bem-sucedida é preciso levar em conta uma série de diretrizes, e no artigo de hoje, daremos algumas ideias.

Contrate a melhor energia

É tão importante consumir menos energia quanto contratá-la por um preço melhor. Escolha um tipo de contrato que melhor se adapte às suas necessidades e que resulte em maior economia financeira.

Certifique-se de que a potência contratada é adequada e contacte diferentes fornecedores de energia para poder escolher a melhor oferta, procurando promover sempre as energias renováveis. As opções são muitas, dependendo do tamanho da sua empresa, mas aconselhamos que você abandone o “conforto” de contratar a um preço fixo e avalie outras opções de energia.

Envolva todo o pessoal

O envolvimento de todos os colaboradores da sua organização é fundamental para a poupança e eficiência energética da sua empresa.

Uma das chaves para a eficiência energética é gerenciar os recursos energéticos de forma hábil e eficiente, e isso inclui mudanças nos hábitos diários de uso de energia. Aplique uma cultura de eficiência energética em sua empresa por meio de treinamento e informação aos trabalhadores, e apoie o acesso à documentação técnica sobre economia de energia.

Aplique boas práticas

Há um grande número de medidas de economia de energia, muitas delas de custo zero, que você pode aplicar imediatamente. Elas parecem óbvias, mas é sempre bom lembrar deles:

  • Desligue os monitores;
  • Desconecte os equipamentos para que não fiquem em Stand By;
  • Defina o protetor de tela para o modo negro;
  • Selecione o modo de economia de energia nas configurações dos equipamentos da empresa;
  • Use filtros de linha para desligar vários dispositivos com um único gesto;
  • Apague as luzes quando sair de qualquer cômodo;
  • Feche as portas e janelas quando os sistemas HVAC estiverem funcionando;
  • Escolha aparelhos e sistemas com um certificado de eficiência energética.

Monitore seu consumo e avalie-o periodicamente

Retire o valor que marca nos seus contadores de luz e monitore regularmente seu padrão de consumo. Por um lado, poderá identificar operações anómalas e, por outro, poderá avaliar a eficácia das medidas de redução do consumo de energia que implementou. Para fazer isso, considere seriamente a instalação de medidores inteligentes.

Atualize seu sistema de iluminação

A iluminação representa mais de 50% da fatura de eletricidade nos estabelecimentos comerciais e cerca de 10% nas indústrias e, em geral, tem um impacto no consumo de energia que deve ser tido em consideração.

Não se trata apenas de trocar suas lâmpadas economizadoras de energia, como LEDs ou lâmpadas fluorescentes compactas, você pode fazer muitas outras coisas.

Experimente aproveitar ao máximo a luz natural e escolha cores claras para as paredes da sua empresa. Limpe as janelas empoeiradas, e também as lâmpadas uma vez por ano e instale sistemas que regulam a intensidade da iluminação. São medidas de economia de energia que você pode notar rapidamente no seu consumo.

Ajuste os termostatos

Você sabia que para cada grau que você aumenta ou diminui a temperatura, isso pode aumentar até 7% a mais ao seu consumo?

A temperatura de funcionamento recomendada é entre 23ºC e 25ºC no verão e entre 21ºC e 23ºC no inverno.

Hoje em dia, e graças à automação residencial, já é possível controlar a temperatura à distância devido aos termostatos inteligentes que através do seu smartphone ou tablet podem ser controlados através de qualquer pacote de internet móvel.

Melhor o seu isolamento

A quantidade de calor e frio necessária para manter as condições de conforto dependerá muito do nível de isolamento térmico. Você pode melhorar o isolamento de diferentes elementos de construção, como o telhado, fachada, janelas, portas, etc.

O isolamento das tubulações de distribuição também é importante para reduzir as perdas térmicas que tornam o consumo de energia maior do que o necessário.

Estas medidas de poupança tendem a ter períodos de retorno mais elevados se se trata de grandes ações, mas nem sempre é o caso: os sistemas de isolamento são cada vez mais competitivos, os filtros solares nas janelas funcionam e têm um custo muito baixo…

Estabeleça um plano de manutenção

A manutenção e conservação adequadas de suas instalações e sistemas são essenciais para poder economizar. Não só ajuda a manter o desempenho ideal dos seus equipamentos, mas também ajuda a prolongar a sua vida útil.

Por exemplo, limpe ou troque os filtros de seus sistemas de ar condicionado com frequência, uma vez por mês se sua empresa estiver em uma área industrial com muita poluição. Quando os filtros estão sujos, o sistema tem de funcionar com maior esforço para manter a temperatura desejada, e isso faz aumentar muito o gasto de energia.