W Notícias

A evolução do design gráfico

A evolução do design gráfico tem sido notável nos últimos anos, condicionada pelo progresso tecnológico que a humanidade está experimentando de forma rápida e progressiva.
Da mesma forma, a origem do design gráfico remonta à década de 1920 e tornou-se o que é hoje durante a década de 1980, quando o objetivo passou de ser a criação de uma obra artística para a constituição de uma comunicação eficaz.
Ou seja, a evolução do design gráfico se dá pela necessidade do ser humano de comunicar determinada informação, dotando-a de atributos visuais que facilitem sua compreensão. Até hoje, o universo gráfico continua a progredir e está em constante mudança, valor da marca.

Como evoluiu o design gráfico

A evolução do design gráfico deu-se em meados do século XV com a Revolução Industrial, consolidando-se definitivamente no século XX através de sucessivas etapas históricas.

Em primeiro lugar, sobressaem os anos 1920, época arraigada em profundas mudanças que favoreceram o surgimento do Art Déco.
Design gráfico na década de 30, negativamente influenciado pela Grande Depressão, que restringe o Art Déco seguido pelo movimento futurista.

A propaganda política soviética vai estrelar a década de 1940, dando lugar ao modernismo do pós-guerra dos anos 1950. No design gráfico dos anos 1960, destaca-se o contraste do estilo modernista com o psicodélico.
Consequentemente, nos anos 70 nasceu o estilo pop-retro. Da mesma forma, a evolução do design gráfico se acelerou com o surgimento da internet nos anos 80. Por fim, o design digital minimalista estava na ordem do dia nos anos 90 e tornou-se indispensável nos anos 2000, uma fase de boom do branding.

Tendências atuais no design gráfico

Para dominar qualquer ambiente de trabalho, você deve estar totalmente informado sobre seu progresso, bem como sua propensão para o futuro.

Depois de analisar as diferentes etapas da evolução do design gráfico, estudaremos os rumos que ele terá durante a nova década que está por vir. Da mesma forma, as tendências do design gráfico em 2020 apontam para a imposição do minimalismo, estilo já presente nos anos 90, esquecendo assim a comunicação emocional muito presente nos últimos anos.

Com relação à apresentação da mensagem, a hierarquia visual e as fontes personalizadas se tornarão muito importantes.

Os consumidores potenciais de uma marca são continuamente bombardeados por informações que os saturam, passando completamente despercebidos. Para o evitar, e seguindo a influência do minimalismo, a evolução do design gráfico assentará na eficácia de uma mensagem clara, direta e prática.

Vantagens da sua empresa conhecendo a evolução do design gráfico

A identidade corporativa de uma empresa corresponde à primeira impressão que o cliente tem da personalidade da organização. Portanto, a evolução do design gráfico tornou-se um fator essencial para gerar um melhor posicionamento perante a concorrência e transmitir os valores da marca.

Do ponto de vista do marketing, investir no acompanhamento das tendências atuais do design gráfico fará parte da estratégia publicitária da empresa, o que acarreta aumento de vendas, bom posicionamento e sólida imagem de marca. Se você está pensando em contratar serviços de Design Gráfico para valorizar a imagem corporativa de sua marca.

Como é a evolução do design gráfico hoje?

É importante que como designer gráfico você conheça um pouco da história do seu ofício, talvez isso o ajude a refletir ou escolher um estilo menor na hora de desenhar um projeto futuro.

Seja o que for que se desenhe, seja um site completo ou uma imagem corporativa, o importante é escolher um estilo sustentável de longo prazo que reflita adequadamente a mensagem desejada.

Mas e quanto ao seu estilo pessoal como designer? Sua visão será evitada? Você é moderno e ousado ou mais sutil e convencional?

Qualquer que seja o seu estilo, alguns dos estilos de design existentes certamente se adaptarão, você sabe quais são esses estilos?

Entre os aspectos relevantes do design é fundamental mencionar a criação da tipografia moderna no início do século 20, que revolucionou drasticamente a mídia e a publicidade.

Art Nouveau:

Imagem Art Nouveau

O “New Art” foi um manifesto entre os séculos 19 e 20 caracterizado pela tipografia ornamentada, linhas orgânicas em imitação de plantas, curvas em chicote e a aplicação de designs artísticos a objetos do cotidiano.
Em resposta à revolução industrial, a Art Nouveau ou “Nova Arte” tornou-se a ponte, por assim dizer, entre a arte acadêmica histórica e as formas de arte moderna. Esta forma de arte manifestou-se principalmente no design, artes visuais e arquitetura, tornando-se uma ponte para o Modernismo dos anos 1850 caracterizado por um estilo mais deliberado de artistas que experimentaram novos materiais e técnicas que melhor refletem a sociedade da época.

Construtivismo:

Imagem construtivismo

Sendo, neste caso, a Rússia o país que viu nascer este movimento, que se tornou um símbolo das mudanças sociais, caracterizado por imagens abstratas com letras em negrito, era utilizado principalmente para fins políticos, Vladimir Tatlin foi um dos seus maiores representantes.

Bauhaus:

Imagem bauhaus

A combinação de design e tecnologia resultou neste estilo, tendo um grande impacto na América e na Europa, uma vez que a escola foi fechada em 1933; a geometria foi a protagonista dessas obras, assim como as formas Anti ornamentais e minimalistas. Pode-se dizer que foi uma combinação de arte e design industrial.

Art Déco:

Imagem Art Deco

Foi um estilo que se popularizou em resposta aos tempos difíceis durante a Primeira Guerra Mundial, refletindo o oposto dos tempos difíceis que estavam acontecendo e como uma virada do modernismo. Seu nome vem da Exposition Internationale des Arts Decoratifs et Industriels Modernes, que foi realizada em Paris.
A Art Déco buscou criar uma arte que refletisse elegância, sofisticação e riqueza, caracterizada pela geometria das formas, a simetria dos padrões e o contraste entre as cores.

Arte pop:

Imagem Arte Pop

Popularizado na década de 1950, alguns consideram que embora não tenha sido um estilo de arte, foi um movimento muito influente no design gráfico hoje.
Famoso por mostrar cenas comuns e episódios da vida cotidiana, teve um boom publicitário excessivamente estendido que o tornou um dos movimentos artísticos mais reconhecidos da arte nos tempos modernos e no design gráfico atual.
Cores vivas e bastante marcantes, humor, objetos frívolos com um toque cômico são características da Pop Art e ainda hoje são muito utilizadas.

Estilo suíço:

Imagem Estilo Suíço

Também conhecido como estilo de fonte internacional ou estilo internacional, como o nome indica se originou na Suíça na década entre 1940 e 1950, é em grande parte uma base importante na evolução do design gráfico no século 20 e hoje continua a influenciar de forma ativa.
Distingue-se pela legibilidade e simplicidade, centrando-se principalmente na tipografia, que na maioria dos casos costuma ser sã, com preferência pela fotografia em rascunho e em uma fórmula ou grade.

Arte digital:

Imagem Arte Digital

1984 como já dissemos foi o ano que mudaria para sempre os paradigmas do design, o Macintosh veio marcar o antes e o depois com uma miríade de ferramentas que podem combinar diferentes estilos, formatos e criar novas tendências como minimalismo, 3D, entre outras, que permite que a evolução do design gráfico seja constante, o que obriga quem o exerce a manter-se atualizado com as novas tendências.
Qualquer que seja o estilo que você decida usar ao criar, os tempos modernos o forçam a se diferenciar, brincar com técnicas que permitem criar um novo movimento.
O caminho do design foi bastante longo, mas é claro que sempre foi utilizado como um meio de comunicação muito poderoso, que ao longo da história cobriu grande parte da arte e que hoje, devido ao seu amplo e rápido crescimento, a procura para serviços de artistas gráficos nunca foi tão grande.