W Notícias

Alpargata: o que é e como usar?

Mesmo que o seu nome aparente ser um pouco estranho de início, com certeza você já ouviu falar ao menos uma vez na sua vida sobre a alpargata, um dos calçados que mais fizeram sucesso em todo mundo, por conta do seu conforto de outro nível, superando todos os calçados já feitos.

Infelizmente, também vale dizer que a estética da alpargata não agradou toda a população, e por conta disso, conseguimos observar memes e brincadeiras em relação ao modelo na época de seu lançamento.

Porém, algo que muitas pessoas não sabem, é que após diversos anos do seu primeiro contato com o mundo, os calçados Alpargata foram atualizados e adaptados, sofrendo alterações bem significativas em sua aparência, trazendo assim, uma completa revolução.

Mesmo com tal adaptação que acabou mudando drasticamente o calçado, vale dizer que a característica principal que o alpagarta apresentava desde os seus primórdios, ou seja, o seu conforto, ainda prevalece.

Sendo assim, pode-se dizer que é fundamental que todas as pessoas do mundo, principalmente aquelas que observaram a versão antiga da alpargata, dê mais uma chance para o modelo, e assim, observe o seu novo visual atualmente.

Portanto, caso você queira conhecer um pouco mais sobre a alpargata, além de visualizar detalhadamente todos os pontos do seu visual, para assim, montar um look bem elegante e confortável com o calçado, é fundamental que você busque se atentar a todas as informações que serão citadas a seguir.

O que é alpargata?

Como citado mais acima, a alpargata se trata de um dos calçados que mais fizeram sucesso no mundo. Pode-se dizer que o calçado está presente no mundo desde o início do século XX, entretanto, sua visibilidade e fama no mercado da moda só acabou vindo à tona durante os anos 80.

O calçado possui origem francesa, e não demorou muito para a sua produção ser expandida, alcançando todos os cantos do mundo. Vale dizer que a sua principal característica desde a sua origem, é o seu conforto.

Por conta disso, diversas pessoas começaram a procurar por peças e combinações que caíssem bem com a alpargata durante os anos 80, algo que explica muito bem a sua fama repentina.

Mesmo não durando muito, vale dizer que este pico de fama não foi o único que a alpargata apresentou, já que o calçado acabou voltando para o topo do mercado, principalmente brasileiro, durante 2012, onde a população começou a dar uma maior importância para o conforto novamente.

Infelizmente, o calçado nunca foi considerado um dos maiores exemplos em relação a estética, como citado mais acima. Tal ponto acabou sendo um dos provedores de sua fama, e consequentemente, do seu esquecimento.

Mesmo apresentando um grande conforto, os comentários que o calçado chegou a receber em relação ao seu visual desanimou e muito todos os seus utilizadores, e não demorou muito para que a alpargata fosse esquecida novamente.

Não satisfeitos com estes picos que o calçado apresenta, diversas indústrias do mercado da moda mundial buscaram adaptar e evoluir o modelo da alpargata já existente, para assim, tentar trazer o calçado para o topo do mercado novamente.

Na atualidade, pode-se dizer que tal ponto está sendo alcançado aos poucos, tendo em vista que a adaptação e atualização visual já foi desenvolvida, na qual obteve um feedback extremamente positivo dos usuários. Porém, como o calçado sobreviveu até na atualidade por conta dos seus picos, ainda é necessário aumentar um pouco mais a sua visibilidade para que o mundo volte a ter olhos para ele.

É um calçado feminino ou masculino?

Mesmo na atualidade, ainda existem muitas pessoas que desconhecem o público alvo da alpargata. De maneira geral, os próprios fabricantes do calçado divulgaram os modelos foram feitos pensando nos dois sexos, portanto, a alpargata pode ser considarada como um calçado unissex.

Além desta variedade de gênero, também vale dizer que a alpargata pode ser utilizada em diversas situações do dia a dia, desde escritórios, até mesmo em casa, já que o conforto que o calçado entrega, juntamente com a sua estética remodelada, acabam fazendo uma boa união para todas as horas e situações mais casuais.

Como montar um look feminino com alpargatas?

Montar um look com as alpargatas não é algo difícil, tendo em vista que o calçado possui uma grande similaridade com os famosos chinelos, que andam dominando todo o mercado da moda.

Sendo assim, caso você queira montar um look mais feminino com as alpargatas, você pode investir nos looks casuais tradicionais, como um short jeans com uma camisa mais levinha, ou até mesmo um cropped. 

Por sua semelhança com os chinelos, vale dizer que as calças não costumam combinar muito com o calçado, portanto, busque evitar tais peças. Também vale arriscar nos acessórios, principalmente aqueles que combinam diretamente com o calçado. Com isso, pode-se afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para entender a alpargata e como utilizá-la.