W Notícias

As vantagens das energias renováveis renováveis no mundo empresarial

A energia solar é obtida a partir da instalação de painéis fotovoltaicos. Esses painéis são compostos por uma série de células que contêm silício e que, ao entrarem em contato com os fótons da luz solar, passam a liberar elétrons, gerando o fluxo elétrico.

Este tipo de instalação, baseada na energia solar fotovoltaica, é uma ótima opção para usufruir de um fornecimento gratuito e ecológico de energia elétrica, algo que já é possível tanto para residências como para empresas. Quer conhecer todas as vantagens da energia solar fotovoltaica para as empresas?

Painéis solares e vantagens da energia solar nas empresas

A energia solar nas empresas é uma alternativa que vem ganhando força em todos os setores. Muitas empresas se beneficiam de economias significativas na conta de luz graças aos painéis solares, além de obterem muitas outras vantagens, além de evitar possíveis desvios de energia.

Os negócios e empresas que possuem sistemas de autoconsumo com energia solar, além de reduzir custos com energia, também favorecem sua imagem pública. Todos nós sabemos que o compromisso com o meio ambiente é atualmente um valor crescente. Dar o salto para as energias renováveis ​​é, portanto, uma aposta vencedora em todos os aspectos.

Vantagens e benefícios do autoconsumo e da energia solar fotovoltaica em empresas e negócios

Ao reduzir os custos de instalação de painéis fotovoltaicos para energia solar, são cada vez mais comuns em residências e até mesmo em comunidades de vizinhança. Seu uso no setor empresarial e industrial é um pouco mais recente, e sua popularidade vem crescendo há apenas alguns anos, embora de forma imparável.

As vantagens do autoconsumo de energia nas empresas são muitas. Em primeiro lugar, as empresas costumam ter superfícies adequadas para a instalação de placas, como em tetos de edifícios industriais. Além disso, a atividade empresarial é normalmente desenvolvida nos horários de maior produção de energia, de forma que o aproveitamento da instalação é máximo e, portanto, será amortizado mais cedo.

Os benefícios econômicos também são inegáveis, já que a energia solar é gratuita e os custos de manutenção dos painéis fotovoltaicos são mínimos. Essas importantes economias podem contribuir para que uma empresa seja mais competitiva, ao ter maior mais tempo e dinheiro para investir.

E deve-se mencionar também que é uma opção comprometida com o meio ambiente, com a qual a emissão de gases de efeito estufa e outras formas de poluição serão muito mais reduzidas.

Exemplos de empresas conhecidas que utilizam energia solar fotovoltaica graças à instalação de painéis solares

Uma das vantagens da energia solar fotovoltaica é que pode oferecer abastecimento em todos os níveis, seja qual for o tipo de consumo necessário. Algumas das empresas mais poderosas do mundo optaram por essa forma de energia para suas instalações e fábricas.

  • BMW

Suas instalações em Munique contam com uma grande instalação de cerca de 3.660 painéis solares. Um sistema que é combinado com outros tipos de energia renovável ou reciclada.

  • Walmart

Outro exemplo é o do Walmart, loja de varejo de maior peso do mundo e grande patrocinadora de projetos de energia renovável, que já lançou mais de 335 projetos para a produção de vários milhões de kwh obtidos por meio de painéis solares, e outras fontes, como vento ou biocombustíveis.

Uma das principais motivações que levam as empresas a optar pelo autoconsumo com energia solar é que podem se beneficiar com uma economia de até 70%.

O investimento inicial que se realiza para a instalação dos painéis é recuperado em pouco tempo. Por outro lado, está provado que existe uma grande diferença entre as empresas que optam por esta energia renovável e as que não o fazem.

A redução dos custos no consumo de energia elétrica permite que as empresas que utilizam a energia solar baixem o preço de seus produtos. Tudo isso mantendo sua qualidade, o que melhora sua competitividade no mercado.