Os benefícios da moda circular
O modelo da economia e da moda circular pretende fazer uso racional dos recursos e opor-se ao processo de produção linear e desenfreado, baseando-se em aspectos naturais.
Nesta produção natural, os resíduos, ao invés de ser descartados, tornam-se um insumo para a produção de novos produtos. O princípio é: não há desperdício, tudo é utilizado continuamente em novas etapas.
A economia circular é boa para a sociedade, é boa para o ambiente e é boa para as empresas, o que inclui também o mundo da moda, já que o modelo de economia circular pode melhorar as margens de lucro das marcas. Mas esse é só um dos benefícios.
Se você quer se conectar com a sustentabilidade e saber mais benefícios da moda circular, leia este texto!
Conceito de moda circular
A definição de moda circular consiste em 16 princípios, que incluem todo o ciclo de vida de um produto, desde o design, seleção do material, transporte, armazenamento, marketing e vendas até o uso e descarte. Os primeiros 13 princípios são da perspectiva do produtor e os três últimos princípios são da perspectiva do consumidor.
- Design proposital.
- Design consciente da vida.
- Considere a eficiência de recursos ao projetar.
- Design com foco na biodegradabilidade.
- Design com foco na reciclabilidade.
- Investir na terra e na produção local.
- Origem e produção não tóxicas.
- Origem e produção mais eficientes.
- Fontes renováveis de produção.
- Origem de produção com boa ética.
- Fornece serviços que suportam o ciclo de vida do produto.
- Reutilização, reciclagem e compostagem de todos os restos.
- Cooperação abrangente entre todas as partes interessadas na cadeia de produção.
- Limpeza e reparação cuidadosa.
- Aluguel, empréstimo, troca de peças de segunda mão ou redesenho como alternativas mais sustentáveis ao invés de comprar coisas novas.
- A compra se concentra na qualidade e não na quantidade.
Colocando isso em prática quer dizer que
- Ao projetar produtos da moda, durabilidade, eficiência de recursos, não toxicidade, biodegradabilidade e reciclabilidade devem ser considerados.
- Os recursos devem ser adquiridos e produzidos para recursos locais, não tóxicos, renováveis, biodegradáveis e recicláveis, combinados com práticas eficazes, seguras e éticas.
- É necessário considerar todos os impactos socioculturais e ambientais inseridos durante a viagem do produto.
- A mercadoria deve ser reconfigurada para dar nova vida a outras peças.
- Esses elementos e peças devem ser reciclados e reutilizados na fabricação de novos produtos.
- O produto deve ser usado, reparado, preservado, remodelado e compartilhado com outras pessoas o máximo possível por meio de troca, empréstimo, aluguel, etc.
- Se não puder ser reciclado, deve ser composto com materiais biológicos e que podem ser convertidos em nutrientes para os organismos do ecossistema.
Design Circular
O processo de design desempenha um papel fundamental no desempenho de sustentabilidade do produto, pois o processo define todo o ciclo de vida do produto, desde a matéria-prima,que se tornará fornecedora de um produto circular, até as condições de uso e destinação final.
Estima-se que aproximadamente 80% do impacto ambiental do produto é definido durante o processo de design. Isso significa que, após o desenvolvimento, melhorias de processo podem reduzir o impacto em aproximadamente 20%.
Além disso, é a inovação que ocorre no processo de design que diferencia a empresa no mercado. Em um mercado altamente competitivo, o lançamento de produtos inovadores e sustentáveis certamente levará a diferenciais competitivos para qualquer empresa.
Apoiando-se nessa forma de pensar e na metodologia correta, o desenvolvimento de produtos com melhor desempenho ambiental e social pode não só criar valor e fortalecer a marca, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável. Ou seja, a moda circular traz benefícios significativos para as empresas.
Proposta de valor
A proposta de valor é um dos principais elementos desse modelo de negócios, já que a proposta de valor distingue a empresa de seus concorrentes.
O modelo de negócio que opera na lógica da economia circular não só fornece produtos e funções, mas também traz benefícios que vão além do relacionamento da empresa com seus clientes.
Por exemplo, ajudam a remover plásticos do oceano, promovem a regeneração dos recursos naturais por meio do uso de matérias-primas biodegradáveis, reduzem ou eliminam resíduos ou embalagens plásticas.
Logística reversa
A logística reversa também é um dos princípios básicos da moda circular, sendo o que garante que os resíduos gerados no ponto de consumo sejam reaproveitados na cadeia produtiva.
No Brasil, há, por exemplo, algumas iniciativas, como a fabricação de calçados veganos e totalmente sustentáveis, bem como a coleta de calçados usados, a reciclagem e a produção de calçados novos.
Outra maneira de reaproveitar os produtos na cadeia produtiva, é a criação e crescimento de brechós, uma forma de se adaptar a moda circular que já é muito aceita pelos consumidores.
Os benefícios da moda circular, portanto, são muitos tanto para as empresas como para os clientes, já que sustentabilidade e economia andam juntos na adesão desse modelo no Brasil.
Se você gostou deste texto e pretende investir na moda circular, curta e compartilhe!