W Notícias

Branded Content: entenda como a estratégia pode ajudar sua marca!

O que é branded content? 

Criar conexão entre a marca e o cliente é a forma mais orgânica de gerar aproximação com o conteúdo que a marca oferece. Para isso, é preciso estabelecer sentimento de empatia com o público-alvo.

O branded content é o responsável por criar e manter essa conexão que atrai o consumidor pelo conteúdo de qualidade e relevância. O foco dessa estratégia está em engajar, tornar a marca reconhecida não só por seus produtos ou serviços, mas também pelos valores que defende.

A técnica pode abordar desde entretenimento a informações e publicidade. Assim, sua marca passa a ser associada com um pouco mais de diversão, e terá mais valor para o consumidor.

Ou seja, em vez de investir em propagandas e anúncios pagos, com a estratégia de branded content a marca expõe as suas próprias opiniões, pontos de vista e valores, de modo a atingir o lado mais profundo de seus clientes em potencial.

De forma espontânea, um conteúdo cheio de valor e com uma boa mensagem, pode se tornar um viral nas mídias digitais, então não será preciso investir tanto em impulsionamento e campanhas. Basta saber como agir!

Como as marcas podem usar o branded content?

Não há uma fórmula mágica para produzir o branded content e fazer com que ele seja um sucesso entre os clientes. Mas existem diferenciais que podem colaborar para que a informação seja bem vista.

Sendo bem recebida, consequentemente será divulgada por aqueles que foram atraídos, gerando então o engajamento esperado. Essa estratégia pode ser realizada em variados canais de comunicação e também em diversos formatos. 

O branded content chega para falar da marca sem necessariamente abordá-la. Muitas vezes oferece uma troca de informações com o público, oferecendo algo que provavelmente vai prender a atenção do cliente e ganhar a confiança dele. 

Não é sempre que as pessoas querem saber sobre um anúncio de determinada marca, as vezes até passam rápido por aquilo sem dar atenção. Mas se tiver uma informação valiosa para despertar o interesse do seu público, ela conquista.

Você disponibiliza para o seu consumidor um conteúdo relacionado com o que você representa, e automaticamente como consequência, ele oferece uma parcela do tempo dele para você.

O foco não está na venda direta, pois esse conteúdo não é sobre o produto ou sobre a empresa. O foco está na lembrança espontânea do seu público lembrar de você quando pensar em posicionamento.

E para esse conteúdo se popularizar e durar “na boca do povo” por mais tempo, é essencial que ele seja passado adiante para o maior número de pessoas.

Para que isso aconteça, você vai precisar contar com o interesse dos seus clientes. Eles provavelmente vão querer compartilhar em seus perfis de redes sociais e comentar com os amigos em grupos de conversas.

Esse tipo de conteúdo vai fazer com que as pessoas lembrem da sua marca quando surgir a necessidade, quando algum amigo precisar de uma solução parecida com a que você oferece.

A vantagem é quando se estabelece uma conexão com o cliente, surgirá nele um sentimento de gratidão por parte da audiência ao ponto que eles irão desejar comprar algo de você.

Para produzir um material que prenda a atenção dos seus clientes, o meio mais eficaz é despertar surpresa, agir pela curiosidade ao ver que você está divulgando uma novidade de forma diferente.

Nada melhor do que superar as expectativas do seu cliente. Oferecer algo que ele nunca imaginou que a sua empresa ofereceria pode ser um bom caminho a ser seguido.

O que fazer depois de executar o branded content?

Bom, depois de soltar o conteúdo nas redes, outro passo importante precisa ser seguido. É o monitoramento e o gerenciamento do que aquela produção está se tornando, quais rumos ela vai levar. 

Qual foi o posicionamento do seu público, como aquilo se engajou, quais foram os comentários e a forma que compartilharam aquela informação. Tudo isso te ajuda a criar um filtro para saber quais serão os próximos passos.

Entender como isso chegou ao público e quais as expectativas geradas por meio dele, fará seu conteúdo permanecer por mais tempo ativo e bem engajado. Além disso, quanto mais compartilhado e repercutido, melhor para o seu retorno.

Ou seja, se as primeiras pessoas que tiverem contato com seu conteúdo não considerarem relevante, ele não vai ser passado adiante. Pelo contrário, vai perder a força antes de chegar ao grande público.

Grandes marcas já entenderam que a produção de conteúdo traz muitos resultados para os negócios, pois são elas que criam interação com o cliente, que é o consumidor final. Muitos estão apostando fortemente nessa estratégia de marketing, que tende à crescer cada vez mais nos próximos meses.

Agora, provavelmente você já sabe que para vender um produto nem sempre é preciso torná-lo o centro das atenções. Basta usar o branded content como uma ótima estratégia para isso, e já está na hora de incorporá-lo ao marketing da sua empresa!