Calcinha fio dental: como escolher o tecido e o corte ideal
A calcinha fio dental é um dos modelos mais populares entre as mulheres, seja no dia a dia, com a vantagem de que essa modelagem não marca a roupa, seja apenas para usar a fim de compor um look sensual. A confecção de lingerie tem empregado diversos cortes e tecidos para esse modelo e cada uma tem suas características, que podem influenciar na hora da compra.
Dependendo do tecido e da modelagem, a calcinha fio dental é ideal para roupas mais justas ou para usar com vestidos e saias. Há aquelas que são para ir à academia e outros modelos melhores para o uso cotidiano, por proporcionarem maior conforto.
Fio dental duplo
Esse é o modelo mais apropriado para não marcar a roupa. Na parte de trás há um tecido duplo com as costuras embutidas. O fio não fica muito estreito, valoriza o corpo e dá mais conforto. Os fabricantes empregam vários tecidos para a confecção desse tipo de peça. É o modelo escolhido por quem não tem o costume de usar fio dental, mas quer adotá-lo como a calcinha diária.
Esse é o caso da advogada Daiane Andrade. “Eu tenho usado muito para ir treinar. Esse é o tipo de calcinha que não aparece com a legging e acho-a confortável também, não limita meus movimentos. Estou gostando e quero comprar mais para usar sempre.”
Fio dental string
String quer dizer cordão. A lingerie string é uma tendência há algum tempo em moda íntima. Como o próprio nome diz, o fio dental string tem tiras laterais bem finas, geralmente em cetim com elastano, o que traz o luxo para a peça e faz com que a parte de trás seja bem pequena.
Essas peças, quando confeccionadas em cetim, seda ou tecido mais nobre, acompanhando as tiras, são mais sofisticadas e muito macias, podendo ser usadas no dia a dia ou em ocasiões especiais. Porém, as tiras podem marcar a roupa, se do tamanho incorreto, e, por isso, a fio dental string deve ser usada com jeans ou com roupas mais amplas.
Fio dental sem costura
Esse tipo de calcinha é geralmente cortado a laser em um pedaço inteiriço de tecido ou é feito com costuras que não aparecem, ideal para quem gosta de roupas mais justas, pois não marcam. Sua característica deu a ela o apelido de “calcinha invisível”. A peça veste bem qualquer corpo e tem caimento perfeito nas numerações plus size.
Dependendo da cor da lingerie, esse modelo é também um dos mais indicados para não aparecer quando a roupa for mais clara e de tecido mais fino. As brancas e nudes não podem faltar no guarda-roupa e são itens que vão garantir a elegância do visual.
Fio dental de renda
A renda é tida como o tecido que confere ao visual sofisticação e sensualidade. O fio dental de renda é o preferido quando as mulheres querem usar algo com a intenção de seduzir. A locutora Kelly Oliveira conta que usa todos os tipos de lingerie, mas se sente mais sexy quando está com uma dessas peças. “Quando quero reforçar minha autoestima e usar um look mais sensual, sempre escolho uma calcinha fio dental de renda.”
É preciso ter atenção na hora de comprar e escolher as calcinhas de renda de boa qualidade, evitando as de fio sintético. As de renda de algodão são mais macias, a qualidade é maior e, assim, a durabilidade também. O fio um pouco mais largo nesse tecido proporciona mais conforto, enfeita e valoriza o corpo. A lingerie sexy pode ser usada em qualquer situação.
A médica ginecologista Laura Lúcia recomenda as calcinhas fio dental de algodão para quem as usa no dia a dia. “Claro que no momento de sensualizar, pode usar uma peça de renda ou outro tecido que a deixe mais sexy. Não tem problema.”