W Notícias

Como criar loja online de eletrônicos no Instagram

Como criar loja online de eletrônicos no Instagram? Saiba qual é o passo a passo completo para iniciar suas vendas online!

As lojas do Instagram têm cada vez mais visibilidade nesta popular rede social. Embora, graças a essa funcionalidade, possamos marcar os produtos de nossa loja online em nossas postagens do Instagram há muito tempo, nos últimos meses eles introduziram inúmeras novidades (o acesso à loja é mostrado diretamente no perfil da marca, os usuários podem explorar lojas, criar listas de desejos ou produtos favoritos, entre outros). 

Se você vende online e está nesta rede social, mas ainda não configurou sua loja no Instagram, neste post vamos explicar como fazer isso em 5 passos simples. 

Como criar loja online de eletrônicos no Instagram

Criar uma loja online de eletrônicos no Instagram é essencial para aumentar as vendas de seu e-commerce, visto que, atualmente, os clientes preferem efetuar compras online e visitar perfis nas redes sociais para verificar se o vendedor é confiável e depoimento de outros clientes que já compraram com a marca. 

A influência dessa rede social transformou o mercado financeiro de vendas, levando os comerciantes e empresas, quase que obrigatoriamente, a criar loja online no Instagram para oferecer seus produtos e interagir com o público-alvo. 

Confiram a seguir como criar loja de eletrônicos no Instagram:

Passo 1

Requisitos:  O primeiro passo antes de começar a criar sua loja no Instagram seria confirmar se sua empresa atende aos requisitos estabelecidos pela rede social para configurar a função “Comprar no Instagram”:


1) Você tem uma conta Instagram Business  e uma loja virtual em plataforma e-commerce?
2) Seu negócio está classificado em um dos mercados permitidos para serem divulgados pelo Instagram?
3) Seus produtos atendem aos requisitos? (Você não pode vender álcool, tabaco, armas, jogos de azar…)
4) Você cumpre os acordos e requisitos comerciais do Intagram/Facebook?

 Se no primeiro passo você percebeu que sua conta do Instagram é pessoal, não se preocupe: converter conta pessoal Instagram em conta comercial é muito simples.

Passo 2

Conecte sua conta do Instagram Business à sua Página do Facebook. Este passo também é fácil:


      1) Acesse o perfil do Instagram da sua empresa e selecione “Editar perfil”;
      2) Na seção “Informações da empresa pública”, selecione “Página”;
      3) Escolha a página do Facebook que você deseja conectar ao seu perfil (se você não tiver                   uma página do Facebook, poderá criar uma nesta etapa).

Passo 3

Carregue seu catálogo de produtos: Existem duas maneiras de fazer isso:


a) A partir do gerenciador de catálogos do Facebook. Você terá de adicionar os produtos que pretende (título, imagem, descrição, preço, cupom de desconto Kabum (No caso de afiliados) – por exemplo, se aplicável e link para a ficha do produto na loja online).


b) Se a sua loja online for feita numa plataforma de comércio eletrônico, como Shopify ou BigCommerce, você pode conectá-lo à sua conta do Instagram Business e importar o catálogo.

Passo 4

Depois de ter seus produtos no catálogo da sua loja do Instagram, você deve enviar sua conta para análise.


1) Acesse o perfil do Instagram da sua empresa e, no menu suspenso superior direito, selecione Configurações .
2) Pressione “Cadastre-se para usar a opção “Comprar””.
3) Siga as etapas para enviar a conta para análise.

O processo de revisão da conta geralmente leva alguns dias, mas às vezes pode demorar mais. Você pode visitar a seção “Compras” em “Configurações” a qualquer momento para verificar o status do processo de revisão. 

Às vezes, o Instagram envia uma notificação a determinadas empresas para verificar se o domínio do site pertence a elas. Se isso acontecer, basta seguir as etapas para concluir o processo de verificação de domínio e enviar sua conta para análise.

Passo 5

Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar os recursos “Compras“.

1)Acesse o perfil do Instagram da sua empresa e,  no menu suspenso  superior direito, selecione Configurações.

2)Pressione «Negócios» e depois «Compras».
3)Selecione o catálogo de produtos que deseja conectar.
4)Selecione “concluído”.

Depois de ativar as funções do Shopping, agora você pode marcar produtos em suas fotos e vídeos no feed e nos stories. Dessa forma, os usuários que virem suas postagens poderão clicar nos produtos que você deseja destacar e verão o arquivo correspondente e um botão para ir comprá-lo na loja online.

Além disso, você pode personalizar seu catálogo, criar coleções, listas de produtos em destaque, etc. Considerando os obstáculos para colocar links no Instagram, criar uma loja e marcar produtos pode ser uma maneira interessante e poderosa estratégia de marketing para que seus seguidores do Instagram chegarem à sua loja virtual.