W Notícias

Como escolher o melhor advogado para minha causa específica?

Contratar um advogado é uma decisão muito importante e pode definir todo o andamento dos processos que envolvem a sua causa. Não importa se ela esteja relacionada à garantia de seus direitos ou a defesa de alguma acusação, um advogado que tenha conhecimentos técnicos, disposição e seja confiável é imprescindível.

Fazer uma escolha como essa não é uma tarefa fácil, por isso elaboramos este texto para ajudá-lo a perceber os elementos fundamentais que precisam ser levados em consideração na hora de procurar o profissional mais adequado para sua causa específica.  

Quem é o melhor advogado?

Para decidir quem é o melhor advogado para a sua causa, você deve considerar três pontos principais:

1. A especialidade do profissional

Na hora de escolher um bom advogado, fique atento às suas especialidades e se ela condiz com o que você precisa, para que ele possa representar da melhor forma possível seus interesses.

Se você está sendo acusado de cometer algum crime, por exemplo, a melhor opção é um advogado criminal, ele terá as habilidades e competências necessárias para avaliar, investigar e atuar em sua defesa.

Se seu caso está relacionado a alguma disputa com a empresa onde trabalhou e você precisa ter seus direitos garantidos e respeitados através de uma ação trabalhista, o ideal é buscar um advogado trabalhista para representar e lidar com sua situação.

É fundamental que você perceba se o advogado tem conhecimento profundo e atualizado das questões e será o mais capacitado para acolher o seu caso. Procure referências e recomendações com amigos, familiares e conhecidos para que você tenha maior segurança, confiança e a certeza que ele desempenha um bom trabalho.

2. O atendimento que ele oferece

Além de especialista, outra qualidade imprescindível para observar em um advogado é se ele te oferece um atendimento adequado.

Você precisa se sentir confortável para falar de seu problema, porque para o desenvolvimento de uma boa relação com o profissional, empatia e acolhimento profissionais são necessários. Caso isso não aconteça, você tem a opção buscar outro advogado.

O mesmo deve ser feito quando você não recebe retorno do profissional quanto ao processo e ele não te dá a atenção necessária durante o atendimento.

3. A transparência nas informações

Um bom advogado te manterá informado sobre o andamento do seu processo, por isso, manter um bom diálogo com o cliente, explicando e tirando dúvidas de forma clara e coerente é imprescindível.

Se você não consegue compreender aquilo que o profissional diz, se os termos e linguajar é muito técnico e inacessível, impedindo que você entenda todo o que está se passando, é sinal que existe um problema.

Para evitar esses desconfortos, converse com mais de um advogado para evitar contratempos e mais problemas.

Outros quesitos para não errar na escolha 

Alguns outros elementos também são muito importantes e você deve dar atenção à eles. Veja:

  • Certifique-se que de que o advogado que está querendo contratar é realmente um advogado. Você consegue obter essa informação no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do cadastro nacional de inscritos, pelo nome ou número da carteirinha
  • Se informe sobre quanto e como o advogado cobra, afinal existem muitas formas de contratar esse profissional: por mês, por hora, por êxito no caso, à vista, parcelado… Esta é uma das questões que mais pesam na hora da contratação, fique atento com valores abusivos.
  • Estabelecer um contrato formalizado e por escrito demonstra profissionalismo e traz uma segurança maior tanto para o contratante quanto para o contratado. Não esqueça de ler antes de assinar!
  • Na hora de pesquisar, tente encontrar a atuação do advogado através de redes profissionais como Linkedin, Facebook, blogs, produção acadêmica, participação em eventos ou cursos de especialização e atualização, já que as leis brasileiras estão em constante mudança o tempo todo.

Após a leitura das informações anteriores, e uma pesquisa dedicada, você provavelmente se sentirá mais seguro e confiante quando procurar um advogado para atender sua causa específica. 

A internet pode ser de grande ajuda nesse processo. Tenha calma e não tome decisões precipitadas, é necessário que antes de tudo você entenda bem o que está sendo definido em sua relação com o profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.