W Notícias

Como evitar golpes em falsos sites de leilão?

Os leilões online são uma forma moderna de se negociar produtos de qualidade. Porém, você precisa tomar cuidado com os golpes em leilões.

Afinal, muitos golpistas têm se aproveitado da pouca informação disponível para enganar muitas pessoas. Assim, existem muitos sites de leilão falsos e outras formas de fraudar esse tipo de negociação.

Portanto, se você está interessado em começar a investir em leilões, precisa de algumas informações para não perder tempo e dinheiro. Confira a seguir.

Como são os sites de leilão online? 

Os sites de leilão online são plataformas em que você pode dar seus lances online e arrematar as ofertas. Assim, você concorre com outros interessados para adquirir os produtos à venda.

Primeiramente, para participar dos leilões em determinado site você precisa fazer um cadastro. Para dar os lances é importante que você confira os valores que os outros participantes já lançaram.

Dessa forma, o participante que der o maior lance será o ganhador que vai arrematar aquela oferta. Após essa parte da negociação, o ganhador recebe as informações para fazer o pagamento.

Assim, você pode encontrar vários bens em sites de leilão online, como por exemplo:

  • Imóveis;
  • Videogames;
  • Peças de maquinário sem uso;
  • Carros usados ou seminovos;
  • Objetos de decoração.


Como funciona a segurança dos sites de leilão? 

Os sites de leilão autênticos são cadastrados em plataformas seguras em que todo o evento do leilão é feito. 

Além disso, ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) criou um selo chamado de Selo Leilão Seguro, o qual apenas empresas confiáveis possuem. Você pode consultar as empresas certificadas no site leilãoseguro.org.br.

Como evitar golpes em leilões online? 

De fato, o número de pessoas que caem em golpes em sites falsos de leilão aumenta a cada dia. A popularidade desta modalidade de negociação fez com que muitos criminosos se aproveitassem da falta de informações a respeito dela.

Dessa forma, existem várias maneiras de você não ser vítima desse tipo de golpe. Confira a seguir alguns cuidados que você deve tomar antes de começar a negociar em um leilão online

Atente-se ao endereço do site 

Primeiramente, para verificar se um site é seguro, atente-se para os seguintes aspectos:

  • Os sites de leilão seguro têm sempre um cadeado fechado no canto esquerdo da sua barra de navegação. Se nesse local estiver as palavras “não seguro” é provável que seja um site falso;
  • Verifique se o nome está escrito da forma correta;
  • Confira o domínio do site. A url deve terminar em “.com.br” ou “lel.br”. Qualquer outra terminação indica que o site pode não ser autêntico. Muitos sites de leilão falso terminam com “.com” ou mesmo “.com/br”. Se encontrar um site assim tome cuidado.

Não pague adiantado 

Sobretudo, o pagamento é uma das partes mais sensíveis na hora de negociar em um leilão online. Portanto, lembre-se sempre disso: nenhuma leiloeira pede pagamento adiantado.

De fato, é contra a lógica pagar por um produto mesmo antes de saber se vai conseguir adquiri-lo. Porém, muitos sites falsos de leilão têm exigido um pagamento antes de iniciar os lances. Portanto, tome cuidado.

Além disso, os produtos à venda em um leilão devem ser adquiridos dentro do processo. Não se compra diretamente com o vendedor. Lembre-se também de que você não deve aceitar fazer o pagamento em conta de terceiros.

Portanto, após o procedimento na hora do leilão siga os seguintes passos:

  • Verifique se o CNPJ dos dados bancários coincidem com o da empresa em questão;
  • Confira todos os dados na nota fiscal. Inclusive, se ela estiver no nome de outra empresa, não faça o pagamento;
  • Negue qualquer pagamento por WhatsApp.

Consulte avaliações

De fato, outra maneira de evitar cair em golpes em leilões é checando a reputação da empresa. Você pode fazer isso pesquisando sobre ela nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Além disso, atente-se para qualquer divergência. Um bom exemplo disso são números de telefones e logotipos diferentes. Você também pode verificar se no anúncio todas as informações a respeito da empresa são concisas.

Ademais, outras medidas que você pode tomar para evitar cair em golpes em leilões são:

  • Cheque todas as informações antes de fazer pagamentos por boleto;
  • Leia o edital com bastante atenção;
  • Consulte sempre a lista de sites falsos disponível online;
  • Analise bem os objetos à venda;
  • Observe o logotipo da empresa para verificar se não há nada estranho;
  • Se tiver dúvidas, não prossiga com a negociação.

Agora que você já sabe o necessário sobre como não cair em golpes ao negociar em leilões online, compartilhe sua experiência. Já participou de algum leilão online? Conhece alguém que já caiu em algum?

Sobretudo, não se esqueça de que sempre é melhor prevenir do que remediar. Desconfie de preços muito baixos e ofertas boas demais para ser verdade. Analise todas as informações com atenção e pesquise com cuidado. Assim você vai sempre conseguir evitar ser vítima de golpes em leilões.