W Notícias

Como fazer um Instagram vender?

Com o passar do tempo, o Instagram se tornou muito relevante no mundo dos negócios. Por isso, é crucial que as empresas o incluam em suas estratégias de vendas. Do contrário, elas simplesmente serão “engolidas” por seus concorrentes.

Afinal de contas, como o Instagram possui mais de 200 milhões de usuários só no Brasil, ele se torna um grande meio de captar clientes.

Atualmente, 70% das marcas estão ativas no Instagram e 8 em cada 10 usuários seguem algum perfil corporativo. Ademais, como o marketing de influência cresceu muito, aproximadamente 45% dos usuários compram e contratam serviços devido a sugestões de influenciadores digitais.

Tudo isso mostra como o Instagram pode ser um grande canal de vendas. No entanto, para crescer na plataforma, é necessário aplicar boas estratégias de marketing. Assim, seu perfil transformará seguidores em clientes e aumentará as vendas de sua empresa. Ao longo deste texto, você verá como fazer um Instagram vender.

Trabalhe a imagem de sua empresa

Para que uma empresa faça sucesso não só no Instagram, mas em qualquer mídia social, é necessário que ela trabalhe o branding. Ou seja, será preciso pensar em como a imagem da empresa influenciará a sua marca e as ideias associadas a ela.

Em suma, antes de iniciar um trabalho de vendas no Instagram, é necessário trabalhar a tua imagem. Para isso, você deve entender qual conceito sua loja pretende transmitir na plataforma. Ademais, seria interessante saber qual sensação sua marca pode despertar nos clientes.

Por exemplo, se seus produtos estão ligados à moda alternativa, as fotos do seu perfil devem focar nesse tema. O mesmo vale se seu perfil for de uma joalheria, confeitaria ou de qualquer outra área.

No fim das contas, sempre será preciso pensar no conceito de sua empresa antes de postar alguma foto. Dessa forma, sua página criará uma identidade visual marcante e, com isso, chamará a atenção dos clientes. Após identificar aquilo que pretende vender no Instagram e definir a proposta de sua loja virtual, basta iniciar o seu trabalho de vendas.

Contudo, lembre-se que o crescimento no Instagram exige persistência e trabalho duro. Afinal de contas, como existem milhões de pessoas postando conteúdos diariamente, é muito difícil viralizar logo nos primeiros posts. Por isso, mantenha-se firme em seu propósito e não deixe de postar, pois o crescimento virá com o tempo.

Suas fotos devem cativar o público

Para que seu perfil do Instagram contribua em suas vendas, é preciso fazer fotos que causem interesse no público. Assim, haverá maior interesse pelo seu conteúdo. A seguir, veja algumas dicas sobre como fazer excelentes fotos para seu Instagram:

  • Faça fotos exclusivas para seu Instagram. Por exemplo, você pode tirar fotos do processo de fabricação e embalagem de seus produtos. Aliás, isso seria um bom modo de mostrar seus bastidores;
  • É muito importante que suas fotos tenham uma excelente iluminação. Inclusive, seria muito interessante usar a luz natural para fotografar. Caso prefira utilizar a luz artificial, use uma caixa de luz para imagens neutras e mais claras;
  • Aposte em novas sensações ao fazer seus posts. Nesse caso, seria interessante tornar suas fotos espontâneas e explorar novos ângulos no Instagram;
  • Explore bastante os filtros do Instagram. Conheça todas as opções que a plataforma oferece e veja qual delas combina mais com suas fotos.

Faça boas legendas em seus posts

Após fazer a edição de suas fotos, é muito importante fazer uma boa legenda em seus posts. Por mais que a foto seja o foco principal da postagem, a informação verbal não pode ser esquecida. Afinal de contas, uma legenda bem feita pode contribuir muito para o sucesso de seu post.

O espaço para legenda serve para complementar a informação mostrada na foto. Dessa forma, fica mais fácil transmitir ao público a mensagem que você pretende mostrar. Em suma, ao fazer uma boa legenda, é possível tornar o seu post ainda mais atrativo. Por isso, aproveitar esse espaço é crucial para o sucesso de suas vendas no Instagram.

Quando se fala sobre a legenda de um post, existem dois espaços: o texto em si e as hashtags. A seguir, veja algumas dicas sobre ambos:

Texto da legenda

Ao montar o texto de seu post, é muito importante observar os seguintes pontos:

  • Tomar cuidado com o tamanho do texto, afinal, quase ninguém curte ler textões;
  • Usar uma linguagem simples e que facilite o entendimento de seu público;
  • Evitar ao máximo termos ambíguos, pois a interpretação de seu texto pode ficar confusa. Aliás, para evitar esse tipo de problema, peça para outra pessoa ler o seu texto antes de publicá-lo;
  • Mesmo após publicar o texto, não deixe de ler novamente o que foi escrito. Se encontrar algum erro, abra o post e clique no símbolo com três pontos. Procure pela opção “Editar” e faça a correção necessária;

Uso das hashtags para melhorar as vendas

Sempre precedidas pelo símbolo do jogo da velha (#), as hashtags são palavras-chaves atreladas ao tema do post. Criado no Twitter, esse recurso se tornou tão popular que foi incluído em todas as redes sociais. Para que as hashtags possam contribuir em suas vendas, veja as dicas abaixo:

  • Por mais que o limite do Instagram seja de 30 hashtags por post, o ideal é usar 5 ou 6 hashtags no final de cada legenda;
  • Sempre use palavras da sua área de atuação. Por exemplo, se você tem um agência de impulsionamento nas redes sociais e fala sobre como aumentar as visualizações reels, use a frase #AumentarViewsReels em seu texto. O mesmo vale para quem trabalha com bolos de festa, onde termo #Confeitaria seria muito adequado;
  • Para que seus usuários lembrem de seu perfil e, principalmente, de sua marca, crie uma hashtag exclusiva para sua loja. Logo depois, use essa hashtag em cada um de seus posts, pois isso a tornará uma marca registrada.

Além do que foi explicado anteriormente, o uso das hashtags para vendas também exige atenção com outros pontos:

  • No Instagram, hashtags com “?”, “&” ou qualquer outro caractere especial não serão aceitas;
  • O sistema do Instagram não reconhece espaços entre as palavras da hashtag. Por isso, se for colocado algum espaço entre elas, apenas o primeiro termo da frase será reconhecido como hashtag;
  • A plataforma não diferencia letras maiúsculas e minúsculas;
  • Qualquer termo que fizer alusão à pornografia, preconceito e violência será banido pelo Instagram. Portanto, não utilize qualquer um desses termos, pois, dependendo da situação, a plataforma pode banir o seu perfil.

Faça parcerias com influenciadores

Outro bom modo de fazer um Instagram vender é ser parceiro de grandes influenciadores digitais. Assim, será possível fazer o público daquele profissional se interessar por seus produtos.

No entanto, para que a parceria dê certo, é crucial que o influenciador tenha alguma ligação com seu nicho. Ou seja, não adianta nada contratar um influenciador famoso pensando apenas no hype. Para que a parceria dê certo, é preciso que seu público se identifique com o profissional e esteja disposto a ouvi-lo.

Após escolher um influenciador que tenha valores em comum com sua empresa, entre em contato com ele e veja se a parceria é possível. Vale lembrar que, em qualquer tipo de parceria, é necessário que o acordo seja bom para os dois lados.

Se o influenciador escolhido por você tiver milhões de seguidores, provavelmente, o acordo com ele terá um alto custo financeiro. Por isso, se programe financeiramente antes de procurar algum grande influenciador.

Por outro lado, se você não tiver muito dinheiro para investir, você pode falar com os micro influenciadores. Independentemente do tamanho do influenciador no Instagram, você pode pagá-lo em dinheiro, em produtos ou com algum cupom personalizado que gera desconto nos produtos.