W Notícias

Como o DAST funciona na computação em nuvem?

Com a evolução da computação para um cenário voltado ao desenvolvimento em nuvem, as metodologias DAST se adaptaram para funcionar com diversas ferramentas de automatização integradas em todos os níveis de desenvolvimento. É importante notar que quase todos os benefícios por conta desse novo paradigma digital, mesmo que ótimos para aumentar velocidade e eficiência de novos programas.

Com isso, as medidas DAST, junto com ferramentas de suporte, surgiram e cresceram em prol de se adaptarem a novas demandas de segurança, com monitoramentos em tempo real junto com simulações, não apenas nos elementos centrais de um código-fonte, mas também encontrando vulnerabilidades em dependências de programas.

O que é DAST e como ele funciona na computação em nuvem?

Dast são metodologias de segurança voltadas a simular ataques de agentes maliciosos em uma ambiente seguro, antes que uma determinada aplicação alcance o mercado virtual. Tradicionalmente sendo realizado com teste e monitoramento humano, o desenvolvimento em torno da computação em nuvem forçou mudanças, principalmente o elemento de automatização.

Com a evolução do ambiente virtual, essa metodologia cresceu em torno das tendências de desenvolvimento em voltado para nuvem, com a criação de diversas ferramentas de apoio para simulação com verificações em tempo real. Além disso, maior ênfase em dependências e vulnerabilidades provenientes delas surgiram no decorrer dos anos, sendo um ponto de destaque no cenário contemporâneo.

Benefícios essenciais do DAST para a segurança de aplicações em nuvem

Os principais benefícios do uso de metodologias DAST, são a identificação mais rápida de falsos positivos com a colaboração de medidas SAST, checagens não precisam do código-fonte para serem realizadas e rapidamente encontram os pontos chaves das possíveis vulnerabilidades. 

Com alguns dos lados negativos como a necessidade de uma exaustiva lista de conhecimento de desenvolvedores versados em solucionar uma amplitude de problemas de diferentes aspectos de uma aplicação sendo consideravelmente negados com ajuda de ferramentas integradas.

Detectando vulnerabilidades em tempo real com DAST

Atualmente, com o uso de ferramentas, tornou-se possível realizar testes de vulnerabilidade em tempo real com o apoio delas, gerando dados relevantes que reforçam a simulação de ataques e diminuindo a demanda de desenvolvedores.

Com o benefício da nuvem, com desenvolvimento direcionado para esse novo paradigma e falta de necessidade de acesso direto ao código-fonte de uma aplicação, que poderia causar ainda mais problemas durante o desenvolvimento, o uso dessas ferramentas é mais seguro hoje.

Essas ferramentas criadas são alguns dos exemplos dos benefícios desse novo paradigma. A detecção de vulnerabilidades em tempo real se tornou possível com o apoio de testes monitorados não apenas por humanos com medidas clássicas de agentes maliciosos, mas também com o monitoramento de assistentes virtuais que possam encontrar brechas sendo quebradas em tempo real.

Cobertura abrangente de vulnerabilidades: DAST garantindo segurança completa

Com os avanços tecnológicos e com a mudança gradual dos paradigmas em prol de comportar a nova realidade da internet, as medidas DAST nunca foram tão eficazes quanto antes.

Com uma cobertura abrangente derivada do uso das ferramentas dos próprios agentes que desejariam infringir ataques digitais e o benefício de monitoramento em tempo real, o alcance no qual essa metodologia consegue chegar se tornou cada vez maior. 

Mesmo com a necessidade do conhecimento dos desenvolvedores durante verificações de vulnerabilidades, DAST se provou cada vez mais importante atualmente. Sendo que, até mesmo esse fator tem se tornado menos relevante, com o desenvolvimento de ferramentas de apoio cada vez mais intuitivas e claras com relação aos resultados de qualquer teste realizado.

Como construir uma estratégia abrangente de segurança em nuvem com DAST

Construir uma estratégia clara e precisa para a aplicação das medidas de segurança DAST não é uma tarefa fácil, ainda mais com as necessidades decorrentes do desenvolvimento em nuvem. Todavia, diversas ferramentas surgiram com o passar dos anos para suplementar essas dificuldades.

Rainforest Technologies oferece exemplos perfeitos de estruturação de uma estratégia eficaz de segurança, com ferramentas de automação para suplementar e aprofundar o alcance das metodologias DAST, não se limitando apenas a simulações de ataques, mas também a apresentação e filtragem dos seus resultados de maneira relevante para desenvolvedores.

Conclusão

Com tantos elementos a serem considerados ao garantir a segurança de uma aplicação, não é incomum diversos erros serem tomados em elementos básicos durante a fase de desenvolvimento. Metodologias DAST e SAST visam conciliar o processo de produção com o de garantir segurança de qualquer programa, algo que se torna cada vez mais importante com o passar do tempo.Ferramentas como as oferecidas pela Rainforest Technologies e seu apoio durante esse testes cruciais durante as últimas etapas do ciclo de desenvolvimento podem ser fundamentais para garantir a sobrevivência de qualquer aplicação no cenário virtual contemporâneo.