W Notícias

Como o empréstimo empresarial pode ajudar a sua empresa?

Empréstimo empresarial: opção para expansão e sustentação do seu negócio

Manter a empresa com caixa rodando, contas sendo pagas e o lucro aumentando é a meta de muitos empreendedores. Quando falamos em expansão então, este sonho só aumenta.

Para muitos, essas situações parecem distantes e difíceis de se tornarem reais. Mas, na realidade, pode ser mais simples do que imaginam. Existem recursos que ajudam e muito pequenos, médios e grandes empreendedores a conquistarem seus objetivos profissionais. 

Conheça melhor o empréstimo empresarial

Um deles é o empréstimo empresarial. Quando uma pessoa precisa de um valor específico mas ainda não tem essa quantia na conta, ela tem duas opções: trabalhar ainda mais ou pegar crédito junto a uma instituição. Não é verdade? 

É a mesma situação com as pessoas jurídicas. Se precisa de uma quantia de dinheiro para ajudar nas contas ou expandir, mas não tem no caixa, o empréstimo é uma ótima ideia. Entre tantas modalidades, o empresarial é ideal para seu negócio.

São linhas de crédito específicas para empresas que levam em consideração informações sobre o negócio, qual seu segmento, para que o dinheiro será usado, entre outros indicadores.

Basicamente,  os empresários que recorrem à essa alternativa são porquê preicsam realizar tarefas como o pagamento de dividendos (distribuição de parte dos lucros aos acionistas), a quitação de passivos (ou seja, de contas a pagar), a aquisição de ativos (compra de bens e direitos), a necessidade de fazer investimentos, etc.

Para sanar problemas específicos de cada situação empresarial, existem alguns tipos financiamentos diferentes para sua empresa, como: investidores anjos, empréstimos bancários, antecipação de recebíveis e outros mais.

Se você ainda não conhecia essa linha de crédito, fique despreocupado (a)! Veja tudo o que você precisa saber sobre o tema neste conteúdo. Mas lembre-se, fazer um empréstimo é assunto sério, então analise e veja se é um boa opção para sua empresa. 

O que é empréstimo empresarial? 

Empréstimo empresarial é a concessão de crédito para empresas que buscam atender alguma necessidade de seu negócio, como investir em maquinário, capital de giro, impulsionar o negócio, entre outras situações.  

Basicamente, funciona da mesma maneira que os empréstimos para pessoas físicas. Em que o empreendedor solicita uma quantia de capital financeiro para aplicar na sua organização. 

Neste caso, quando o crédito é solicitado, a instituição financeira, seja ela tradicional como bancos ou não, fará algumas análises. Dessa forma, garantirá que seja um processo benéfico para ambos. 

É neste momento que as perguntas referente ao segmento da empresa, informações sobre qual será a finalidade do empréstimo e outras questões a  respeito da organização serão feitas. 

Se tudo correr bem, o valor é liberado e você conseguirá o empréstimo. A quantia deve ser quitada conforme previsto em contrato. Em geral, existem juros, multas e outros encargos, que formam o custo efetivo total do empréstimo.

É claro que, de acordo com cada objetivo, existe um tipo de empréstimo empresarial indicado essencial, e alguns deles podem ser adquiridos sem inclusive comprometer o fluxo de caixa financeiro da empresa.

Mas tudo isso será avisado antes da assinatura do contrato, então é bom ter atenção. 

Para que pode ser usado? 

Como dissemos, o que fazer com o empréstimo depende das necessidades e objetivos da empresa. É possível tomar o crédito para custear investimentos, como compra de máquinas novas que melhorem o desempenho da empresa. 

Expandir o negócio exige bastante investimento e o crédito por ser usado para isso também. Comprar mais estoque porque a demanda cresceu, contratar novos funcionários, criar novos canais de vendas ou até mesmo pagar contas quando a empresa não tem o dinheiro necessário em caixa são maneiras de usar este empréstimo. 

Procure uma instituição qualificada e negocie. Dado que para cada um desses objetivos existe uma modalidade de empréstimo empresarial mais adequada, ter uma orientação profissional é essencial para garantir o melhor recurso. 

Cuidados necessários

Antes de fazer o empréstimo empresarial, é importante estudar bastante essa condição e analisar qualquer contrato antes de assiná-lo. Esta modalidade tem juros e se a empresa não tiver um bom planejamento financeiro, a solução pode se transformar em um transtorno. 

Como? Se não houver o pagamento como diz no contrato, as parcelas vão aumentar com os juros e a dívida virará uma bola de neve. Então, antes de tomar o crédito, certifique-se que existe a necessidade desse recurso e que a organização tem como pagá-la futuramente.

É claro que as condições serão negociadas, não assuma o compromisso de pagar uma quantia que não conseguirá ao longo dos meses. 

Outro ponto importante é escolher uma instituição que condiz com as necessidades da sua empresa e as condições de pagamentos que melhor te atenda, como o valor da taxa de juros, prazos, entre outros aspectos. 

Busque taxas menores, mas não caia em ciladas. Procure se é uma instituição confiável, com indicações e experiência no mercado. Não efetue pagamentos adiantados e outros cuidados que já conhecemos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.