Como pagar o transporte público com cartão de crédito?
Em algumas cidades brasileiras, já é possível comprar a passagem de ônibus, metrô e trem com cartão de crédito.
É algo recente e que ainda está em fase de testes em alguns estados, mas utilizado por muitas pessoas para facilitar o acesso ao transporte público.
Não gosta de andar com dinheiro e deseja aprender como pagar seus bilhetes de embarque com mais segurança? Neste artigo, ensinaremos o passo a passo para quem quer optar pelo conforto de usar este meio de pagamento.
Conheça, a seguir, onde é possível fazer este tipo de compra e como fazê-la.
Em quais cidades é possível pagar o transporte público com cartão de crédito?
Realizar a compra da passagem usando como meio a tecnologia denominada Near Field Communication (NFC) é uma realidade positiva. Ela permite que o usuário faça o pagamento por aproximação de cartões, pulseiras, smartphones e smartwatches em um dispositivo que esteja apto para recebê-los.
Saiba quais são as cidades que já estão capacitadas com essa modalidade.
Jundiaí (SP)
Após superar todos os testes, Jundiaí é a primeira cidade da América Latina com 100% dos ônibus habilitados a receber pagamentos via NFC, conforme a Prefeitura da cidade paulista.
Este avanço na forma de pagar o transporte permite acesso facilitado a 87 linhas de transporte público. A iniciativa garante segurança e comodidade aos passageiros em todas as zonas da cidade. Ela começou a ser testada em 2017 e a partir de 2020 atingiu todo o município.
São Paulo (SP)
A Secretaria de Mobilidade e Transportes e a São Paulo Transporte (SPTrans) começaram os testes de compra por aproximação em setembro de 2019. São 200 ônibus, com adesivo para identificação, circulando pela cidade e habilitados com esta função.
Os locais que aceitam essa modalidade na capital paulista são:
- Terminais
- Mercado;
- Sacomã;
- Vila prudente.
- Estações
- Ana Nery;
- Alberto Lion;
- Clube Atlético Ypiranga;
- Nossa Senhora Aparecida;
- Rua do Grito.
Rio de Janeiro (RJ)
A concessionária SuperVia iniciou a implementação do sistema nos trens da cidade em agosto de 2020. Os bilhetes podem ser adquiridos por cartões e smartphones que permitem aproximação.
Os ramais de trens com essa possibilidade são:
- Deodoro;
- Santa Cruz;
- Japeri;
- Saracuruna;
- Belford Roxo.
Veja a lista completa de todas as estações dos trens da SuperVia em carteiras digitais.
Além disso, quem se locomove com o MetrôRio pode pagar a tarifa por aproximação. As catracas já possuem validadores que aceitam cartões e dispositivos. Os ônibus desta empresa também estão capacitados com dispositivos com NFC.
Curitiba (PR)
A Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou, em 2020, a instalação de diversos validadores que aceitam cartões de crédito como forma de adquirir os bilhetes dos ônibus. Na cidade, é possível pagar diretamente nos veículos ou nas estações.
A meta da Urbs era de instalar 2.093 equipamentos para que os usuários tenham conforto e facilidade na hora de pagar a tarifa.
Como realizar este tipo de pagamento
O primeiro passo é verificar se o seu cartão tem a tecnologia contactless (por aproximação), que permite fazer compras sem precisar inseri-lo na maquininha. Veja se ele possui um símbolo com quatro ondas, como o da conexão Wi-Fi.
Se houver, você pode ativar a função no aplicativo da instituição financeira. Caso não tenha, é possível verificar com a empresa se já trabalham com essa tecnologia e solicitar um cartão novo.
Porém, este artigo pode ajudar a localizar opções com contactless. Ele possui uma lista completa que identifica os bancos que já possuem esse sistema por aproximação.
Pronto! Após fazer a habilitação ou adquirir um cartão deste tipo, basta aproximá-lo na máquina específica que sua passagem será paga. Como o valor não passa de 50 reais, não é necessário inserir a senha.
Isso também funciona para aparelhos que tenham NFC. Faça as configurações necessárias neles, inserindo os dados do seu cartão. Ainda não são todos os dispositivos que permitem esta função, por isso verifique a possibilidade.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe com amigos e familiares para que eles saibam quais lugares aceitam e como fazer pagamentos de transporte público por aproximação.