W Notícias

Quer comprar um celular Motorola? Leia antes esse review

O aparelho tem uma tela em proporção igual à do cinema e um modo noturno para fotos com pouca luz.

Vamos falar se ele entrega o que promete e afinal de contas vale a pena comprar esse aparelho e vamos a mais uma lista Motorola One ficha técnica.

A linha One da Motorola tem a proposta de trazer inovações e isso inclui design assim como o primeiro modelo da família.

O One Vision tem aparência diferente dos outros Motorola e isso fica claro logo na frente. Além da tela com proporção diferente, esse modelo inova ao trazer o furo na tela para câmera de selfies. Uma solução que acaba alargando o espaço da barra de status.

Outra novidade é que não tem o nome da Motorola na borda inferior.

Atrás nada daquele visual tampa de bueiro e para as câmeras os sensores ficam encostados na lateral no estilo iPhone mesmo. O leitor de impressão digital fica centralizado.

Comprar ou não um smartphone Motorola?

O One Vision tem acabamento em vidro 4D, ou seja, arredondado em todos os lados e tem efeito gradiente e conector P2 na parte superior. Na caixa vem todos os acessórios mais comuns nos smartphones vendidos no Brasil, além de uma capinha protetora que é outra coisa que está se tornando obrigatória nos dispositivos com traseira em vidro.

A Motorola destaca a tela do One Vision por ser a primeira com formato de tela de cinema e a proporção 21:9, ainda está começando a ser adotada na indústria dos smartphones e esse foi o primeiro a chegar ao Brasil com essa característica.

Apesar do visor ser LCD o preto é bastante profundo e os brilhos máximo e mínimo são satisfatórios, para uso na rua ou em ambientes escuros. Você pode escolher entre cores naturais, realçadas ou saturadas de exibição.

O áudio é mono e um pouco abafado, pecando nessa parte da experiência de cinema. O One Vision ainda faz parte do programa Android One e a Motorola promete atualizações rápidas para esse dispositivo trazendo novas versões do sistema além de pacotes de segurança mensais.

A fabricante ainda inclui alguns recursos próprios no dispositivo como os gestos de ligar a lanterna e abrir a câmera e além do Moto Tela.

Diferencial Motorola

E pela primeira vez a Motorola utiliza uma plataforma da Samsung em um de seus smartphones. A escolha foi por um Exynos levemente modificado em relação ao do Galaxy A50 com velocidade máxima. Isso influencia muito no dispositivo geral do aparelho.

No One Vision levou um tempo maior que os seus concorrentes para abrir os aplicativos da lista.

Pokémon GO recarregou do zero mostrando que a otimização não está das melhores, mas pelo menos em jogos o One Visio manda bem, além de rodar legal jogos e o aparelho conseguiu rodar PUBG Mobile na configuração alta com 30 fps.

O problema aqui é a tela você vai precisar fazer alguns ajustes para deixar os botões de controle, em uma posição confortável e onde você não aperte por engano.

A autonomia de bateria do Motorola One não foi tão boa e foi salva parcialmente pela plataforma econômica e pela tela HD +.

A Motorola resolveu aumentar a capacidade do One Vision que tem tela Full HD, mas não deu muito resultado aliás o novo modelo teve economia um pouco mais baixa, do que o antecessor ficando em torno de doze horas e meia de uso pouco para os padrões, atuais em que os dispositivos estão ultrapassando as quinze horas no nosso teste sem muita dificuldade.

Bateria e recarga do celular

E o tempo de recarga também não anima no cronometrou mais de duas horas para fazer a carga de zero até 100 % no One Vision, e isso usando o carregador que vem na caixa que é Turbo Power.

Ok, desempenho e bateria não são destaque no One Vision, o negócio dele é a tela e câmera.

São dois sensores na parte traseira, um que transforma quatro pixels em um que tem resolução acima de 48 MP, e um sensor de profundidade que ajuda em recursos como o Modo Retrato.

A qualidade geral das fotos é satisfatória para um intermediário, mas o One Vision tende a estourar algumas áreas para pegar mais detalhes do objeto da foto. A exposição é exageradamente alta.

Com pouca luz ele faz um trabalho um pouco ruim, mas ativando o Night Vision dá para conseguir boas fotos só demora um pouco mais para ele fazer uma espécie de filme e depois transformar em uma imagem parada.

O Modo Retrato também é bem bacana com recorte razoável. Claro que depende da dificuldade da foto e objetos com altos níveis de detalhes costumam ter recorte ruim, mas para quem tem paciência dá para tirar boas fotos.

O sensor de selfies que fica no buraquinho da tela tem 25 MP e não é ruim, mas fica atrás em nível de detalhes em comparação com concorrentes como, por exemplo, o P30 Lite.

Falando em concorrência o P30 Lite tem fotos mais detalhadas que o One Vision em praticamente todos os cenários e o grande destaque para o dispositivo da Motorola fica nas fotos com Night Vision, que além de melhorar a nitidez também aumenta um pouco a quantidade de luz.

O P30 Lite basicamente só melhora a nitidez. Em vídeo o One Vision grava em 4K com a câmera traseira e Full HD com a frontal. A estabilização é bem razoável, mas o áudio fica um pouco abafado.

E os principais concorrentes do Motorola One Vision no Brasil são o Galaxy A50, P30 Lite Redmi, Note 7 e Mi 8 Lite.

O desempenho do One Vision não foi tão ruim no multi-tarefas como o Mi 8 Lite, mas ele ficou atrás ainda do A50 e do P30 Lite apesar de estarem os três no mesmo patamar.

O Redmi Note 7 foi consideravelmente mais veloz que todos eles e rodaram bem a maior parte dos jogos atuais da Play Store.

A bateria também é melhor nos outros quatro do que no Motorola One Vision que ficou três horas, atrás do P30 Lite e ainda mais longe do A50 Mi 8 Lite e Redmi Note 7.

O tempo de recarga não é o forte em nenhum deles.

Em câmera a briga é mais equilibrada o One Vision se destaca com o Night Vision que dá um bom ganho nas imagens com pouca luz, mas ele perde em detalhes para os concorrentes nos outros cenários.

Em resumo se você quer tirar fotos com pouca luz lembrando que demora alguns segundos para o registro ser bem feito.

A ideia do One Vision é de um aparelho celular para ver e ser visto no escuro é bem bacana, mas a linha One ainda está engatinhando e tem bastante ajustes a serem feitos especialmente em bateria.

O ponto forte do aparelho são as fotos principalmente com pouca luz, mas a bateria é um ponto fraco bem incômodo, além da tela não ter tanta qualidade como poderíamos esperar de um aparelho com experiência cinematográfica.