W Notícias

5 Dicas para escolher um sapato social masculino?

Homens que gostam de se manter atentos às novas tendências e  estar sempre na moda vão reparar que o sapato social masculino é um item quase que indispensável na casa de um homem. Há uma variedade de situações onde esse tipo de sapato pode ser ideal para deixar um look muito melhor.

Afinal, um sapato social é elegante e ao mesmo tempo relaxado, sendo uma mistura perfeita para utilizar esse calçado dentro do ambiente de serviço, em encontros e outras situações importantes.

Desde sua criação, o sapato social masculino não deixa de ser popular entre os homens. Ele foi criado em 1930, na Inglaterra. Existem quatro principais tipos de sapatos sociais masculinos que podemos mencionar: o estilo loafer, estilo derby, estilo brogue e o mais comum e popular, primeiro a ser criado, o sapato social estilo oxford.

Não é mentira que as opções de sapatos para homens são muito menores do que para mulheres, por isso é importante manter a versatilidade, conforto e estilo com essas peças.

Muitos desses sapatos sociais oferecem a oportunidade de ter a peça por anos, caso haja um cuidado apropriado do item. Por isso, comprar um ótimo sapato social pode ser uma bela opção para diversas ocasiões e ainda para aproveitar uma peça que é duradoura e válida para todos os momentos. Porém, é importante entender algumas dicas para escolher o sapato social masculino para realmente fazer a melhor escolha.

Como escolher o sapato social

Saber como escolher o sapato social pode ser muito importante, pois é uma peça que pode durar por muitos anos e ser parte de vários looks quando há uma escolha certa. O melhor tipo de sapato social vai juntar o prático com o estiloso, como vários homens gostam. É muito importante notar também que cada modelo contém algumas características específicas dele.

O oxford, por exemplo, ele contém nenhuma aba, é todo costurado e tem um bico arredondado. Seu nome foi referência aos estudantes da universidade de Oxford, onde esse sapato foi criado e usado pela primeira vez. Já o brogue, por exemplo, é uma derivação do oxford, porém contém algumas mudanças básicas que fazem dele melhor para atividades onde o homem se move muito, pois foi desenvolvido para caçadores da época.

O sapato estilo derby já foi chamado de blucher e é um dos mais elegantes modelos de sapato social masculino, sendo muito diferente do oxford e do brogue. O derby tem cadarços e um bico quadrado, além disso ele contém abas na abertura do cadarço, que é seu grande diferencial aos outros modelos. Portanto, existem algumas especificações ao comprar um modelo de sapato social masculino que devem ser levadas em consideração.

Confira o conforto

O conforto pode mudar entre cada modelo, mas também entre cada marca de sapato social masculino. Um sapato com conforto não causa dores no pé após um certo período de uso, mesmo que seja longo, e permite movimentação sem irritar o usuário. Além disso, um sapato confortável ajuda o usuário a se sentir livre e não desconfortável durante situações variadas.

Analise o custo benefício

O custo benefício é muito importante. Sapatos sociais podem durar muito tempo, o que é um enorme benefício, porém o preço ideal para essas peças no mercado atual é de R$54.90. Isso pode variar dependendo exclusivamente da marca escolhida e dos materiais do sapato social masculino. Alguns sapatos sociais de marca acabam sendo vendidos por mais de 500 reais por conterem um material de couro legítimo.

Escolha um bom material

O material de um sapato social masculino pode completamente mudar a textura e sentimento que o sapato passa. Esse material pode variar entre vários tipos, desde couro bovino, na maioria dos casos, até camurça. Os sapatos mais confortáveis para homens são, na maioria das vezes, originários do couro.

Opte por um bico confortável

Um problema que muitos homens relatam é um bico que acaba apertando seus dedos e não permitindo uma boa ventilação ou um sentimento de conforto.

Isso acaba fazendo com que o homem não se sinta confortável em seu look e acabe andando de forma estranha, por isso é importante considerar um bico mais quadrado ou mais redondo dependendo da situação e da preferência pessoal da pessoa. Além disso, o tamanho do pé também pode ser uma causa que influencia na escolha de um bico.

Avalie se combina com o look que vai usar

Saber com que tipo de roupa o sapato social masculino será usado é ideal para poder escolher um sapato corretamente. Possivelmente experimentar o sapato com o look antes de comprar ele é uma ideia para ter certeza que a escolha é correta. 

Alguns modelos combinam com algumas situações e outros combinam com situações diferentes, mas é possível dizer que o sapato social masculino é uma opção super versátil para os homens.