W Notícias

Dicas para quem vai começar a trabalhar em casa

Começar um novo emprego é sempre emocionante, mas fazê-lo em casa pode criar um pouco de estresse. Além do foco em dominar suas tarefas e trabalho, você precisa conhecer seus novos colegas online e se acostumar a trabalhar em casa.

Ainda assim, trabalhar remotamente é muito bem organizado em muitas empresas e seus novos colegas fazem tudo o que podem para lhe dar boas-vindas dentro da equipe. Há também uma série de coisas que você pode fazer para deixar o trabalho em casa muito melhor:

#1 Acostume-se a trabalhar em casa

Trabalhar em casa é fácil para alguns, ruim para outros. No entanto, a situação é o que é e você terá que aprender a lidar com isso. É melhor fazer isso o mais rápido possível, especialmente se você também tiver que se acostumar com uma nova posição e empresa.

No momento em que você se acostumar com o ritmo de trabalho em casa, poderá se concentrar em dominar seu novo trabalho. 

#2 Tenha uma imagem profissional

Quando você começa um novo trabalho, quer ser visto como uma boa soma à equipe. Portanto, certifique-se de que seja visto como um profissional .

A roupa desempenha um grande papel na impressão que você causa. Por isso, procure sempre saber com antecedência qual é o tipo de vestimenta ideal para a empresa. Use também durante o seu dia de trabalho, mesmo que você esteja em casa e dificilmente alguém o veja. Pode ser que de repente tenha que entrar em uma reunião e não seja legal se tiver que mudar rapidamente de roupa.

Começar cedo pode parecer óbvio, mas é importante falar sobre isso. Apesar da liberdade que tem trabalhando em casa, ainda terá que fazer seu trabalho. Portanto, não abuse dessa confiança e assegure-se de realizar seu trabalho corretamente. Certifique-se de chegar a tempo para as reuniões!

#3 Apresente-se

Causar uma boa primeira impressão é crucial para encontrar seu lugar na equipe. Você faz isso apresentando-se a todos com quem trabalha. Seja entusiasmado e pronuncie seu nome claramente durante uma apresentação online.

Durante as reuniões agendadas, provavelmente há vários colegas que você conhece. Para entrar em contato, por exemplo, envie um e-mail. Apresente-se e indique como pode ser contatado. Além disso, também pode indicar que gostaria de agendar uma breve apresentação com todos. Isso pode ser feito por telefone ou por videochamada .

#4 Faça perguntas

Nas primeiras semanas, nem tudo fica imediatamente claro. Se tiver dúvidas sobre algo, pergunte a alguém da sua equipe . É melhor perguntar algo do que arriscar e possivelmente errar.

Muitas pessoas são naturalmente prestativas e a maioria não se importará em ajudá-lo se você não conseguir descobrir. Um benefício adicional de fazer perguntas é que você interage mais com seus colegas de trabalho, o que faz você se sentir mais próximo deles.

#5 Certifique-se de ter todos os equipamentos que precisa

Veja quais são os equipamentos que a empresa fornece, e se ela não fornecer, garanta você mesmo o investimento no seu local de trabalho, como uma boa mesa, uma cadeira confortável. Quem sabe um computador da Apple e um mouse do Guia dos Mouses.

Ter bons equipamentos fará toda a diferença na sua produtividade então vale a pena investir.

#6 Seja participativo

Quando você trabalha em casa, perde momentos de contato com seus colegas. É por isso que é importante que seja participativo. Isso não é apenas valioso em termos sociais, mas também muito importante em termos de negócios. Se você não se tornar participativo durante as reuniões, pode surgir a ideia de que faz pouco em casa.

Além das reuniões de negócios, foram criadas atividades online em muitas empresas para manter o espírito de equipe. A bebida da tarde de sexta-feira, por exemplo! Há também sessões de café virtuais semanais, reuniões de almoço via chat de vídeo, mas também aplicativos de grupo no Whatsapp. Participe e mostre-se de um lado bom!

Você só pode construir relacionamentos fortes com colegas se for completamente você mesmo. Quando usa seu talento e faz o que realmente quer, se diverte mais no seu trabalho e, portanto, na vida. Quando você finge ser diferente do que realmente é, cria expectativas incorretas para o futuro.

Seguindo essas dicas, seu trabalho em casa ficará muito melhor e mais agradável.