W Notícias

Diego Souza não jogou em apenas 3 times dos “12 grandes” do Brasil

Em quase vinte anos de carreira, Diego Souza acumula passagens por diversos clubes no Brasil e no exterior, o jogador vestiu a camisa de muitas equipes Brasil afora, e só não jogou em três times dos “12 grandes”: Internacional, Corinthians e Santos, isso sem contar sua passagem pelo futebol internacional.

Em 2003 Diego Souza iniciava sua carreira pelo Fluminense, atuando como volante. Em pouco menos de um ano, o jovem começou a se destacar e foi convocado para seleção brasileira sub-20. Em 2005 fez parte do time campeão carioca e vice da Copa do Brasil. Depois de mais de dez anos de sua saída, o jogador acertou seu retorno para as laranjeiras. 

Idas e vindas de Diego Souza nos clubes brasileiros

De novo no Rio de Janeiro e dono da camisa 10 rubro-negra, o jogador ajudou o Flamengo a escapar do rebaixamento do Brasileirão 2005. No ano seguinte, fora de forma e envolvido em algumas confusões, o jovem não teve seu contrato renovado.

Em excelente forma física e técnica na temporada de 2007, Diego rapidamente se tornou um dos destaques do Grêmio, sendo fundamental para a conquista do campeonato estadual e do vice da Libertadores daquele ano. 

Diego chegou ao Grêmio em 2020, impressionou e marcou 28 gols no seu primeiro ano de retorno. Entretanto, em 2021 tudo deu errado. Diego fez 24 gols, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do Tricolor à Série B.

Após excelente 2007, o jogador foi para Palmeiras. Na equipe paulista, o jogador se juntou a um elenco recheado de estrelas e comandado por Vanderlei Luxemburgo. Foi campeão paulista em 2008, porém, em 2010, o meia se envolveu em nova polêmica com torcedores e dirigentes e acabou transferido.

De novo fora de forma, Diego não teve um bom primeiro ano pelo Galo. Em 2011, até esboçou uma reação, mas nada que tivesse animado o clube e seus torcedores. Assim, acabou trocando de clube mais uma vez.

Diego recuperou seu bom futebol no Vasco da Gama e logo foi convocado para a seleção brasileira, por Mano Menezes. Mas o lance que marcou a passagem do jogador pelo clube carioca foi na Libertadores de 2012, perdendo um gol contra o Corinthians.

Em seguida, desembargou em Minas Gerais. Mais uma vez, o meia não teve um bom início em times mineiros, no Cruzeiro também não conseguiu mostrar seu futebol e na metade daquele ano, voltou a trocar de clube.

Emprestado para o Sport, Diego voltou a ter boas atuações e em 2015 se tornou o principal jogador do time. Ainda, o meia se identificou bastante com o clube e com os torcedores, o que fez com retornasse para o Leão já em 2016.

Contratado por 10 milhões de reais pelo São Pulo, em 2018, ele marcaria seu centésimo gol em campeonatos brasileiros, se tornando o terceiro maior artilheiro da história da competição nacional. Esse era um dos times grandes em que ainda não havia atuado.

Em 2019 o jogador acertou com o Botafogo. Muito questionado pela imprensa e pela torcida, não conseguiu emplacar uma boa sequência, o que fez com que acertasse seu retorno para o Grêmio.