W Notícias

E-commerce: 10 Dicas para melhorar suas vendas

Cada vez mais, as vendas no e-commerce tem se tornado comuns. Isso porque, as pessoas optam pela praticidade de comprar no ambiente virtual. 

Os meios digitais e a possibilidade de realizar compras resolveram as questões relacionadas à distância, assim como barreiras físicas.

Dessa forma, o e-commerce é uma grande chance de uma empresa ganhar dinheiro, por meio de um investimento mais acessível, rentável e que traz um retorno rápido. 

Para investir nessa possibilidade é necessário saber usar técnicas corretas, utilizar muito bem o inbound marketing para atrair pessoas, assim como contar com um site estruturado. 

Dessa forma, apresentaremos dicas práticas para você conseguir vender mais na sua loja virtual e atrair leads para conversão. Ficou curioso? Então, confira os detalhes no decorrer do artigo!

Benefícios do e-commerce

É impossível que uma empresa administradora de condomínio, uma loja de roupas ou cosméticos, uma empresa de contabilidade ou da construção civil não invista em um site. Vivemos a era dos dispositivos digitais e é essencial que as empresas se adaptem a essa realidade. 

Dessa forma, é primordial que as empresas saibam quais são os benefícios em fazer o investimento no e-commerce. Por isso, separamos 8 vantagens e motivos pelos quais sua empresa deve investir no ambiente digital!

  • Expande a visibilidade do seu negócio;
  • Contribui para que sua empresa tenha maior lucratividade;
  • Reduz custos operacionais, pelo fato de ser um negócio virtual;
  • Funciona 24 horas para realização das vendas;
  • Possibilita mais opções para pagamentos;
  • Pode ser gerenciado remotamente;
  • Possibilita integrar o e-commerce com outros canais da empresa.

A partir dessas vantagens, você já deve ter percebido que vale a pena investir no e-commerce. Além do aumento do lucro, sua empresa consegue ter uma redução de custos significativa por estar no ambiente virtual.

É importante ressaltar também que o monitoramento de resultados podem ser feitos remotamente e com maior precisão pelo uso de softwares. 

10 dicas que vão aumentar as vendas do seu e-commerce 

Agora que você já sabe o que é o e-commerce e como ele pode ser importante para o seu negócio, nós separamos 10 dicas que serão essenciais para aumentar suas vendas. Vamos conferir? 

  1. Atente-se ao visual e às funcionalidades da sua loja 

O contato com o aspecto visual da sua loja é a primeira impressão que o cliente tem sobre o seu e-commerce. Por isso, é essencial que o layout seja atraente, caso contrário o cliente não vai querer comprar em sua empresa.

Não somente isso, deve contar também com elementos de segurança, para que os compradores tenham confiança em fazer uma compra de drywall Belo Horizonte, por exemplo.

  1. Lembre-se que seu site precisa ser responsivo

Você sabe o que é um site responsivo? Você deve saber que a maioria das compras no ambiente online são feitas por meio de dispositivos móveis, sobretudo, os celulares. 

Por esse motivo, é muito importante que as empresas de manutenção de elevadores, assim como outros segmentos, invistam em um site que tenha disponível a adaptação de tela para vários dispositivos. 

Isso é importante porque se o cliente não contar com um site adaptável, muito provavelmente ele acabará desistindo da compra. 

  1. Saiba quem é seu público-alvo e o comportamento padrão

Seja qual for o negócio, no ambiente físico ou não, é essencial contar com o conhecimento a respeito do público-alvo. 

O entendimento sobre quem são seus visitantes, a conversão, suas preferências e interesses é muito importante para que a empresa utilize as ferramentas e estratégias corretas para a atração do cliente.

A empresa precisa entender que o cliente precisa ser atraído com sua mensagem e isso só ocorre se você conseguir entender como o cliente se comporta. 

  1. Não se esqueça de usar as redes sociais 

Atualmente, não dá para pensar em uma empresa de administradora de condomínios residenciais ou de qualquer outro segmento sem utilizar redes sociais. 

As principais redes sociais são Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, e as publicações nesses ambientes são importantes para divulgar sua marca, fidelizar consumidores e ainda, atrair novas pessoas. 

É importante que a empresa pense em um planejamento de conteúdo para as redes sociais, levando em conta os melhores dias de publicação e respeitando também a melhor linguagem para atingir o público. 

A identidade visual é outro aspecto que deve ser respeitado. Não se esqueça de monitorar as redes sociais frequentemente, levando em conta os comentários das pessoas, opiniões, dentre outros. 

Outro ponto importante dentro das redes sociais é que existem os marketplaces, que são portais de e-commerce e servem como um tipo de vitrine dos seus produtos. Ainda, eles podem aparecer em outros sites. 

  1. Invista em SEO e em mecanismos de busca 

O Google é a principal ferramenta de busca utilizada pelas pessoas para obterem informações sobre projeto arquitetônico 3D, ou outros modelos de busca. 

Dessa forma, existe uma grande disputa para estar entre os primeiros links da busca. Por isso, existem mecanismos de busca que visam essa otimização. 

O SEO (otimização de mecanismos de busca) é uma técnica que costuma ser utilizadas no processo de criação de uma campanha ou de conteúdo, levando em conta os seguintes aspectos:

  • Escolha de palavras-chaves que interessam ao cliente;
  • Definição de títulos e intertítulos;
  • Inclusão de meta-description;
  • Inserção de listas dentro do texto. 

Além disso, o Google analisa se o site possui credibilidade, assim como qualidade no assunto, levando em conta assuntos que não sejam plagiados. 

Os benefícios dessa ação estão voltados para a melhora da visibilidade da empresa e possibilidade do aumento do número de vendas.  

  1. Mostre ao cliente quais são seus produtos 

Sua empresa precisa identificar quais são os produtos que possuem maiores saídas e que têm maior visibilidade. 

Por isso, é essencial que seus colaboradores identifiquem quais são esses itens e foquem na divulgação dos mesmos. 

Outro ponto é analisar se existem produtos em estoque, visando evitar um acúmulo de materiais. 

  1. Compare os preços 

A empresa precisa estar atenta aos preços dos seus concorrentes, pois isso afeta no momento do cliente decidir se quer comprar ou não. É essencial, nesse sentido, comparar os preços e identificar se o seu produto está de acordo com o mercado.

Dessa forma, existem várias ferramentas de busca que podem auxiliar nesse processo, mostrando modelos, lojas e variação de custos.

  1. Aposte no omnichannel 

Outro elemento muito importante para sua empresa é investir no omnichannel. Mas, o que é isso? 

Na prática, essa é a capacidade de investir e estar disponível em vários canais para atrair e conversar com seus clientes. Alguns desses canais são:

  • Chat;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Aplicativos móveis;
  • Redes sociais. 

A interação nesses canais deve contar com qualidade e com um atendimento que seja personalizado e integrado. É muito importante que seu cliente, ao solicitar um orçamento obra residencial, não fique sem resposta, pois isso acaba afastando-o da sua empresa. 

  1. Tenha formas diferentes de pagamento 

É essencial que a empresa busque diversificar as formas de pagamento dentro da empresa, para que o cliente tenha uma experiência mais fácil. 

Se no momento de realizar a compra de uma sala comercial compartilhada o cliente não conseguir realizar o pagamento de forma simples, muito provavelmente desistirá de fazer a compra e irá procurar outra loja.

Sua empresa deve oferecer soluções de pagamento, mostrando segurança e confiabilidade na operação. As lojas podem investir em compras no débito, crédito, transferência, pix e até mesmo, no boleto. 

Elimine as burocracias e invista em uma compra que seja segura e confiável para o cliente. 

  1. Mantenha o relacionamento no pós-venda 

É muito importante que depois da venda a empresa continue tendo contato com seu consumidor. Antes, as empresas eram focadas somente na venda de produtos e serviços, sem ter atenção em relação ao seu relacionamento com o cliente.

Por isso, após a compra, ofereça descontos para os clientes, promoções exclusivas, envie email-marketing, dentre outros. Não se esqueça também de falar com os clientes para entender qual é o seu feedback, avaliação de serviços e opinião sobre o negócio.

Dessa forma, uma empresa administradora de condomínio, assim como de qualquer outro segmento precisa realizar o investimento em um site do e-commerce para promover o aumento das vendas, assim como contribuir para a divulgação da sua empresa. 

Considerações finais

Conhecendo as estratégias que apresentamos aqui, basta realizar a aplicação e começar a ver sua empresa ter excelentes resultados. Só não se esqueça de realizar o planejamento das ações para obter bons resultados. 

Não se esqueça que criar um e-commerce necessita de vários processos e todos são importantes para seu desenvolvimento. Busque se manter atualizado nas novidades do mercado e não tenha medo de colocar a mão na massa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.