W Notícias

Estratégias usando branding em seu e-commerce para lucrar em 2022

Toda empresa tem como objetivo criar autoridade para marca, trabalhando os mínimos detalhes – desde o logo ao desenvolvimento do site, presença nas redes sociais e  suporte ao cliente – para alcançar o público adequadamente. Por isso mesmo, o branding para e-commerce deve somar todos esses elementos para se fixar na mente dos consumidores. 

No entanto, várias empresas contam com esses mesmos elementos, então, como você pode posicionar a sua marca e se destacar da concorrência?

Tendo em vista que nos últimos anos o setor de e-commerce tem experimentado um crescimento exponencial, as vendas online vêm aumentando, sem um limite para parar. 

Isso mostra como as preferências de compras, seguindo as tendências dos consumidores, estão mudando drasticamente, e para melhor. 

Está aí a oportunidade para que pequenas e médias empresas possam alcançar clientes online em potencial, e criar um verdadeiro branding para e-commerce detectável e reconhecível. 

Dada a forte concorrência no mundo digital, atrair a atenção do público-alvo de um escritório de administracao de condomínios pode ser um desafio. 

Ainda assim, é aqui que uma estratégia eficaz de branding de comércio eletrônico pode ajudar a se destacar e atrair clientes em potencial com sucesso.

O que é branding para e-commerce?

Branding é a totalidade de todos os pensamentos, sentimentos e opiniões que os clientes têm em relação a uma marca ou produto. 

De certa forma, é o apreço social de uma marca, composta por designs, conceitos e produtos pré-planejados. 

Uma marca pode ser facilmente criada, mas uma marca de sucesso leva anos ou décadas para se desenvolver. 

São necessários muitos recursos, mas no final o esforço compensa, porque uma empresa só consegue construir e manter uma relação emocional com o cliente através do branding.

Elementos-chave na concepção de branding

O branding consiste nos seguintes elementos fundamentais apresentados a seguir. 

  1. Nome da marca

Sem nome, sem marca. O nome da marca deve ser memorável, único e evocar sentimentos agradáveis. 

Dessa forma, deve-se considerar cuidadosamente o nome da marca, porque ela estará lá para sempre. 

Nos negócios digitais, por exemplo, a URL do site sobre decoração apartamento deve corresponder à marca. Portanto, é preciso verificar a disponibilidade com antecedência.

  1. Design de marca

Toda marca precisa de logos, designs de produtos e ativos de marca consistentes. Como esse processo é tão importante, ele tem um termo próprio, sendo definido como Design de Marca.

  1. Produtos e serviços

O mercado consumidor procura por produtos de qualidade e, acima de tudo, consistente, isto é, regular e sempre disponível. 

  1. Atendimento ao cliente 

As pessoas por trás dos produtos também fazem parte da marca. Ao se comunicar com os clientes, a mesma proposta de valor deve ser aplicada aos próprios produtos.

Juntos, esses elementos formam a identidade da marca de uma empresa de engenharia civil ou uma rede de restaurantes.

O empresário Jeff Bezos disse uma vez que “a marca é tudo o que é dito sobre você quando você não está na sala. Você pode criar as melhores condições possíveis, mas sua marca só ganha vida fora da empresa, na vida de seus clientes”.

Quais as estratégias de branding para e-commerce?

Existem diferentes tipos de branding para e-commerce que podem ser aplicados, em diversas áreas de negócios, inclusive as digitais. 

Uma empresa não precisa usar todas as estratégias de branding para ter sucesso. Basta escolher aquelas que funcionam melhor para a marca e refletem os valores da organização. 

  1. Marca do produto

Seja na loja, online ou em publicidade, os consumidores estão constantemente cercados pela marca do produto. 

Por isso, é importante pensar um pouco e questionar como a marca se destaca da concorrência, e o que há de especial e único no que os escritórios de arquitetura tem a oferecer ao mercado consumidor. 

Assim, é possível apresentar as qualidades da marca e, quem sabe, possam ser moldadas às necessidades do cliente, e como isso torna o branding valioso.

  1. Marca corporativa

A marca corporativa refere-se à imagem de toda a empresa. Ela se refere à visão e os valores, de uma maneira geral.

Além disso, é preciso apresentar, de uma maneira adequada, a cultura corporativa, com foco na marca do empregador e a responsabilidade social.

De fato, isso torna os produtos e serviços mais fáceis de serem precificados, além de possibilitar a comunicação de sucessos e fracassos, assim como a empresa lida com críticas e gerências nos períodos de crise.

  1. Marca pessoal

Muitas vezes, uma pessoa específica está no centro de uma empresa. Ou a pessoa representa toda a empresa, como no caso dos influenciadores, por exemplo. 

A personalidade e a história dessa pessoa determinam todo o processo de branding de uma loja de móveis com estrutura de ferro disponível no mercado.

A marca pessoal pode ser usada para contar grandes histórias, sóbrias e humanas, que provocam sentimentos de admiração e o desejo de imitar.

  1. Branding geográfico-cultural

Às vezes, um local ou um lugar se torna a marca. 

Um fundador que se sente parte de uma comunidade, a partir do branding geográfico-cultural é possível criar certas expectativas e usá-las para sua própria vantagem no processo de construção da marca. 

Portanto, aqui, um estilo de vida, idioma ou ponto de referência muito específico pode apoiar a marca e torná-la mais confiável. 

Técnicas eficazes de gestão de marca

A gestão da marca é essencial para construir e manter uma boa reputação e criar relacionamentos com os consumidores. 

A seguir estão técnicas eficazes de gerenciamento de marca para implementar em uma estratégia de marketing.

  1. Noções básicas de branding e história

Na gestão da marca, existem vários elementos estratégicos essenciais que devem ser documentados e comunicados a todos os interessados envolvidos.

Entre os elementos que podem ser acessados, destacam-se:

  • Declarações de missão;
  • Elementos visuais; 
  • Personalidade da marca;
  • Posicionamento de marca;
  • Propósito da marca;
  • Público-alvo.

Esses dados levam à origem da marca da plataforma elevatória preço direcionado ao setor industrial, levando em consideração que a humanidade é atraída por histórias que, muitas vezes, a fazem se sentir conectada uns aos outros. 

A geração da marca pode proporcionar uma conexão emocional com o público a partir de uma boa história de superação e crença no trabalho e nas pessoas ao redor.

Os consumidores querem se relacionar com a marca, e é por isso que as histórias autênticas são tão atraentes para eles. 

A história certa pode fazer com que os consumidores confiem em uma marca mais do que em outras, além de garantir que eles voltem sempre.

  1. Crie uma conexão pessoal

Como os clientes se sentem em relação a uma marca é determinado por uma combinação de memórias, interações e outras associações intangíveis que ocorrem em um nível subconsciente.

Mensagens fortes e afirmativas dentro de uma sala sob medida exploram essas associações individuais, a fim de criar uma sensação de significado pessoal entre os clientes e a marca. 

A empresa tem controle sobre a aparência dos produtos, e também pode ajudar os clientes a decidir o que os bens de consumo significam para eles.

  1. Faça uma proposta de venda exclusiva

Propostas de venda exclusivas são declarações que diferenciam os produtos e a marca dos concorrentes. 

Os clientes estão sobrecarregados com as opções e querem saber o que torna uma empresa diferente das demais. 

Um e-commerce deve responder rapidamente à pergunta: “Como sou diferente da concorrência?”

Isso deve empreender junto aos pontos fortes, dizendo aos consumidores como a marca é exclusivamente valiosa para eles. 

  1. Avaliação da marca

A gestão eficaz do branding no e-commerce deve incluir um conjunto de critérios para medir o sucesso. Esta avaliação pode ser usada como referência para o futuro. 

Isso quer dizer que é possível mensurar o número de novas compras feitas após uma determinada campanha de marketing, ou quantos seguidores de rede social de quem presta serviços de topografia ganhou após implementar estratégias específicas. 

Usando essas medidas, pode-se avaliar se os consumidores estão respondendo positivamente à mensagem da marca e às ofertas iniciais. 

Se for notado um aumento na fidelidade e retenção de clientes, é evidente que o valor da marca foi fortalecido durante essas campanhas. 

No entanto, se a afinidade do consumidor estiver diminuindo, é imperativo que sejam feitos ajustes imediatos para garantir o sucesso a longo prazo.

  1. Monitoramento de marca

O monitoramento da marca envolve o rastreamento de diferentes canais para identificar onde a marca é mencionada. 

Com isso fica mais fácil entender melhor como os consumidores estão percebendo a empresa, sabendo onde eles estão falando sobre a marca e o que estão dizendo. 

Há diversas maneiras para o público falar sobre a empresa, mas com o monitoramento de mídia online, é fácil rastrear menções e sentimentos do cliente em relação à marca. 

Esse feedback valioso permite que se saiba o que os consumidores realmente pensam, e assim possa fazer as alterações necessárias para melhorar o sentimento deles em relação à marca.

Conclusão

Ao considerar os diferentes tipos de branding que tornaram muitas empresas bem-sucedidas, é preciso refletir no que se deseja para que a empresa possa se mostrar ao mundo e qual tipo de branding para e-commerce é a melhor maneira de fazer isso. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.