W Notícias

Falta de cálcio nos dentes: como identificar e tratar

O corpo humano pede por diversos componentes para funcionar apropriadamente e de forma saudável. Entre essas necessidades específicas para um organismo completo, o cálcio nos dentes se destaca, assim como a presença da vitamina nos ossos.

Pensando tecnicamente, os dentes são parte da ossada humana, logo precisam de vitaminas para tornarem as estruturas mais firmes e resistentes.

Na odontologia, o cálcio pode ter um papel de suma importância para o desenvolvimento dentário, mas também para manter as dentições saudáveis e próprias para comportar um clareamento dental preço, por exemplo.

Quer saber mais sobre o que é e a importância do cálcio para os dentes? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é cálcio?

Assim como ferro e vitamina C, o cálcio é um dos componentes mais importantes para o funcionamento apropriado do corpo. Sendo ele o responsável por manter os ossos e estruturas firmes, ele pode ser encontrado principalmente nos ossos.

O cálcio é um dos minerais em maior abundância no organismo humano. Estando concentrado principalmente nos ossos (esqueleto e dentes), pode ser encontrado 99% do total consumido dessa vitamina nas estruturas ósseas.

Após os ossos absorverem o cálcio consumido, o 1% restante está no sangue, fluído extracelular e outros tecidos. Tudo isso de acordo com os dados levantados pelo International Life Sciences Institute Brasil (Ilsi).

O cálcio também possui um papel de suma importância no processo de coagulação sanguínea, na divisão celular e na contração muscular.

Por ser tão abundante nos ossos, ele torna essas estruturas mais resistentes às pancadas e pressões. Inclusive, quando um paciente perde um dente e coloca uma prótese fixa, o cálcio se faz necessário para conseguir segurá-la na gengiva e na estrutura da mandíbula.

Como identificar a falta de cálcio nos dentes?

O primeiro ponto a ser ressaltado em relação ao consumo de cálcio e a possível falta dele, é que não existem dados específicos e únicos sobre o quanto dessa vitamina deve ser ingerida diariamente, pois isso muda de pessoa para pessoa.

O cálcio tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento ósseo de bebês e crianças, por exemplo. Isso acontece porque, conforme os primeiros meses passam e os ossos ficam firmes, o infante precisa dele para continuar crescendo sadiamente.

Enquanto em pessoas idosas, o cálcio funciona para evitar a osteoporose, isto é, o enfraquecimento dos ossos devido à perda de massa óssea e fragilização das estruturas, o que pode acabar resultando em fraturas e na dificuldade em se recuperar delas.

Quando se fala em falta de cálcio nos dentes, é possível identificar o problema através da observação, visto que estando em pouca quantidade no organismo, essa vitamina enfraquece estruturas ósseas.

Alguns dos sintomas de falta de cálcio nos dentes inclui:

  • Dormência frequente na região da boca;
  • Cáries aparecendo mesmo com a escovação apropriada;
  • Dificuldades para engolir;
  • Sintomas de osteoporose no resto do corpo;
  • Dores nas estruturas ósseas bucais.

De toda forma, vale a pena ressaltar que para realizar procedimentos como o clareamento dental, é necessário estar com a boca saudável. Faça consultas periódicas com um dentista de confiança, independentemente da presença de sintomas de problemas ou não.

Como tratar e prevenir a falta de cálcio nos dentes?

A falta de cálcio é apresentada através de sintomas muito claros, logo o processo para tratá-la pede por um tratamento próximo com o dentista, especialmente se o paciente faz o uso de facetas de resina e precisa assegurar que a estrutura continue firme na boca.

O primeiro passo do tratamento é justamente o diagnóstico, do qual pode ser feita a observação dos sintomas, mas considera-se prudente fazer exames de sangue para entender o quão grave é o caso e se será necessário o uso de vitaminas específicas.

Caso não haja um problema sério e que tenha o requisito de reposição de vitaminas através de pílulas, então o processo de prevenção e tratamento são os mesmos: se alimentando de forma apropriada e procurando alimentos ricos em cálcio.

Os alimentos ricos em cálcio incluem:

  • Leite, queijo e iogurte;
  • Sardinha e salmão;
  • Couve e espinafre;
  • Brocólis;
  • Nozes, sementes de gergelim, cereais integrais;
  • Feijão.

Uma alimentação balanceada pode prevenir outros problemas da saúde humana, como a falta de vitamina D, por exemplo, mais uma das deficiências vitamínicas mais comuns entre crianças, adultos e idosos.

Como a vitamina D pode ajudar nos dentes?

Assim como o cálcio, a vitamina D também precisa estar em abundância no corpo, assim assegurando o funcionamento pleno dele.

Compostos vitamínicos, como a vitamina D3, auxiliam no fortalecimento dos dentes e regulam as funções metabólicas do corpo humano. Quando se faz o uso de aparelho dentário invisível, por exemplo, dentições fortes tornam o tratamento mais rápido.

A vitamina D3 também demonstra sua indispensabilidade ao auxiliar nas funções metabólicas do fósforo e do próprio cálcio em si, importantes componentes para assegurar a resistência das estruturas ósseas e dentárias.

Por auxiliar no estímulo à absorção do cálcio nas ações intestinais, a vitamina D3 acaba ajudando a regular todas as funções do organismo, inclusive as dentárias, o que previne o surgimento de infecções como a periodontite.