W Notícias

Feridas embaixo da língua: Descubra as possíveis causas

A língua é um elemento muito importante que faz parte da cavidade oral. Desse modo, entenda o que são algumas feridas embaixo da língua, que podem prejudicar muito a sua saúde bucal de modo geral. 

Continue lendo e descubra mais. 

O que é a língua?

A língua basicamente é um órgão musculoso que ajuda na mastigação, digestão e principalmente na fala, envolvida no sentido da gustação.

Ela é considerada áspera pelos tipos de papilas, que são responsáveis por sentir o gosto das coisas.

A língua tem aproximadamente 10cm de comprimento, sendo ela dividida em duas partes.  A oral em que é possível ver, e a faringe que se encontra na parte interna.

Ela é formada por uma membrana mucosa e faz parte do sistema digestivo, nela se inicia a digestão.

Qual é a função da língua?

A principal função da língua é o paladar para sentir o gosto dos alimentos. Dessa forma, ela  consegue identificar 4 tipos, sendo eles:

  •  Azedo;
  •  Amargo;
  •  Salgado;
  •  Doce.

Na superfície da língua, se encontram as suas papilas gustativas que são células que identificam o tipo de alimento.

Outra função importante é a mastigação, auxiliando na deglutição, fazendo que os alimentos vão até a garganta.

Ela também pode auxiliar no diagnóstico de algumas doenças, como por exemplo, se o paciente está com a língua seca ou mais esbranquiçada. Com isso, consegue analisar o tipo de enfermidade.

  1. Glândulas salivares

As glândulas salivares produzem a saliva, o que é fundamental para a formação do bolo alimentar e assim, mantém o pH da boca neutro.

Elas se encontram debaixo da língua e podem ser acometidas por tumores e por doenças inflamatórias.

As inflamações podem ser agudas e crônicas. 

Dentre as crônicas, são aquelas causadas por doenças reumatológicas, que são mais frequentes e acabam levando ao longo do tempo a uma boca seca, o que acaba impactando na qualidade de vida do paciente.

  1. Boca seca

A saliva contém uma ação detergente e ela consegue limpar os dentes, a gengiva e a mucosa oral.

Por isso, ao perceber a boca seca, é importante se atentar e cuidar porque ela pode ocasionar algumas doenças, como mau hálito, cáries e problemas gengivais.

  1. Cáries

Quando a boca está seca, aumentam as chances de obter a cárie. Ela é uma das doenças mais comuns do mundo.

Ela é multifatorial, ou seja, tem vários fatores relacionados.

Além de ser uma desmineralização do dente, pois quando chega aos alimentos, principalmente os açúcares e carboidratos, essas bactérias que estão controladas em cima do dente, começam a se multiplicar rapidamente.

Dessa forma, começam a formar o biofilme bacteriano que é a placa bacteriana.

Essa camada de bactérias que vai crescendo, começa a produzir ácidos e eles vão corroendo a superfície do dente.

Na medida que ele corrói essa superfície, ele vai ficando mais poroso, e assim, se identifica com um aspecto esbranquiçado.

Quando o esmalte do dente, que é o responsável pela parte branca, é danificado, ele passa a ficar amarelado. Desse modo, o paciente precisa começar a procurar sobre o clareamento dental preço, para realizar um tratamento. 

Restauração

Quando ela está na sua fase inicial, é possível realizar o tratamento através de uma restauração. 

Entretanto, quando ela se encontra em um estágio muito avançado, só é possível fazer a remoção dela através de um tratamento de canal.

Extração ou perda do dente

Quando a cárie se encontra numa situação irreversível, é possível que ocorra a perda do dente ou até mesmo seja necessário a extração dele.

Caso isso aconteça, é necessário que o paciente faça o tratamento através de um implante dentário para que não fique com o dente ausente.

Além da ausência dos dentes, pode causar o desgaste nos demais pelo simples fato de usarem ele de forma excessiva durante a mastigação. Além disso, também é possível que eles fiquem tortos.

Isso acontece porque os vizinhos do dente ausente, vão querer ocupar o espaço vazio. Desse modo, é necessário a intervenção com o tratamento ortodôntico por meio de um aparelho dentário invisível.

Problema periodontais

A falta de saliva e a boca seca podem dificultar a limpeza das gengivas e assim, gerar doenças periodontais.

Essa doença acomete tudo o que envolve o dente, tanto que pode causar o amolecimento dele. 

Ela é causada por um crescimento de bactérias que por um desequilíbrio da saliva e do pH, crescem e jogam toxina da gengiva.

Dessa maneira, ocasiona o sangramento das gengivas durante alguns momentos, até mesmo na escovação. O tratamento pode ser feito por meio de uma limpeza. 

O que essas bactérias podem afetar?

Bactérias acumuladas, além de machucar a gengiva, poderão afetar a coloração do dente, trazendo um aspecto amarelado.

Isso pode ser corrigido através de alguns procedimentos como o clareamento. 

Nesse caso, é só pesquisar sobre clareamento dental antes e depois, sendo possível visualizar a diferença.

A doença periodontal, mexe com o suporte dos dentes, e se não houver um tratamento no início, quando ainda é a gengivite, pode causar o amolecimento e até mesmo a perda do elemento dentário.

Sendo assim, se isso acontecer, o paciente deverá fazer uma intervenção com um implante de dente para que não fique com a ausência dele na boca.

Além da inflamação, e das glândulas que ficam embaixo da língua, podem acontecer algumas outras feridas na própria língua.

Feridas na língua

As feridas na língua podem ser originadas pelo uso contínuo de remédios, como efeitos colaterais. Desse modo, acontecem descamações nas línguas que podem desenvolver feridas.

Além disso, pode ser pelo uso das próteses. Elas podem estar mal adaptadas e ao falar ou mastigar pode tocar na língua causando feridas.

Essas feridas também podem ser através de infecções ou algum tipo de bactéria. Por isso, é importante comparecer ao estomatologista, médico responsável pela língua para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Na maioria das vezes, esse profissional poderá passar remédios anti-inflamatórios, dependendo da situação. 

Porém, no geral, o mais importante é manter a higienização da boca com o raspador de língua, sempre que for fazer a escovação, além de manter visitas periódicas ao dentista. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.