W Notícias

Limpeza do celular: quais os melhores aplicativos?

Os celulares estão cada vez mais sobrecarregados com fotos, vídeos e aplicativos que acabam deixando a memória cheia. Isso causa muitos prejuízos, como queda no desempenho, aparelhos travando e uma diminuição em sua vida útil.

Quando estes problemas acontecem, a primeira solução não é trocar de celular, mas fazer uma limpeza eliminando tudo que você não usa ou que não é mais útil. 

Em algumas situações, pode-se passar fotos e vídeos para o seu computador ou para um HD externo. Faça isso sempre que o seu celular esteja lotado. Ao deixá-lo vazio, pode ficar como um celular novo e você pode usá-lo por muito mais tempo. 

Quer saber melhor como fazer uma limpeza do celular e conhecer aplicativos que podem te ajudar? Confira as dicas a seguir. 

O que são aplicativos de limpeza do celular? 

Os aplicativos de limpeza de celular são aplicativos que funcionam como um antivírus, removendo possíveis arquivos duplicados e muito pesados. Eles ajudam a melhorar o desempenho da memória RAM, deixando o celular mais rápido novamente. 

Estes aplicativos não atuam excluindo arquivos de modo automático, mas identificam aqueles que podem estar prejudicando o desempenho do celular e que não são usados ou foram baixados há muito tempo. Existem diversos tipos de aplicativos de limpeza tanto para Android quanto para iOS. 

Como funcionam os aplicativos de limpeza no celular 

Os aplicativos de limpeza no celular possuem diversas ferramentas e recursos que ajudam a otimizar o desempenho do seu aparelho. Eles realizam uma limpeza completa, fechando todos os programas que não são usados e ficam rodando em segundo plano. 

Um dos recursos dos aplicativos de limpeza também é identificar os aplicativos que estão exigindo mais do processamento do aparelho e acabam deixando-o mais lento. 

Como liberar espaço na memória RAM do celular? 

A memória RAM do celular está diretamente relacionada ao seu desempenho para abrir e fechar aplicativos rapidamente, rodando todos os softwares de forma lisa, sem apresentar travamentos. 

Uma das formas de liberar a memória RAM do seu celular é desativar alguns aplicativos, principalmente aqueles que já vem pré-instalados. Mesmo que você não os utilize, ocupam espaço, por isso, uma forma de liberá-la é desativando-os. 

Basta ir nas configurações do sistema, na parte de apps, encontrar esses aplicativos e ir na opção “Desativar”. 

Limpar os dados do cache dos aplicativos também é uma excelente maneira de liberar espaço na memória RAM do seu celular. Estes dados são acumulados ao longo do tempo e podem ficar pesados, deixando o desempenho de tais aplicativos mais lento.

 Na mesma parte onde você pode desativar tais aplicativos, pode-se ir na opção de “Limpar dados”. 

É possível recuperar dados deletados no celular? 

É quase impossível recuperar arquivos deletados do celular. Se eles não estiverem salvos em um cartão de memória, a única alternativa será  fazer um root em seu aparelho. 

Este procedimento não é tão complicado, mas, ao fazê-lo, você corre o risco de anular a garantia do aparelho. Assim, perderá a chance de mandá-lo para a assistência, caso venha precisar. 

Há muitos aplicativos que procuram arquivos excluídos no seu celular, mas todos pedem para que o usuário faça um root antes. O ideal para evitar a perda total dos seus arquivos, é sempre fazer um backup. 

Como fazer backup na nuvem? 

O backup na nuvem é muito importante, pois pode manter os arquivos salvos e seguros. Depois disso, você poderá acessá-los de qualquer lugar: do seu celular, do notebook e do computador ou até mesmo em aparelhos de outras pessoas. 

No seu celular, há aplicativos já específicos para fazer o backup de fotos e vídeos, por exemplo. Através do aplicativo do Google Fotos, você pode ativar o backup na nuvem e definir de quanto em quanto tempo o procedimento deve ser realizado. 

Há ainda outros aplicativos que pode-se baixar para o celular e enviar seus arquivos. Assim, eles sempre ficarão salvos, mesmo que você os exclua do aparelho. 

Como programar a limpeza do celular? 

Quando você faz o download de aplicativos de limpeza, eles disponibilizam vários recursos e ferramentas, sendo um deles a possibilidade de programar a limpeza em seu aparelho. 

Assim, não precisará se preocupar em realizar a limpeza, pois ela é feita de maneira automática de sete em sete dias, por exemplo. 

Acesse o aplicativo e ative a opção em menos de um minuto para ficar mais tranquilo e ter um celular mais limpo e rápido. 

Quais os riscos de usar aplicativos de limpeza gratuitos? 

Você deve tomar muito cuidado ao selecionar aplicativos de limpeza para o seu celular, devendo dar prioridade para aqueles mais populares e com uma nota melhor na plataforma. 

Alguns aplicativos podem fingir ajudarem a limpar o seu celular, mas na verdade roubam seus dados pessoais e de cartões. 

Dois aplicativos de limpeza no celular para Android 

Para Android, há uma grande variedade de aplicativos de limpeza para o celular. A seguir, nós falaremos sobre dois. Acompanhe: 

Clear Master

O Clean Master é muito amplo e conta com uma série de funções como permitir o gerenciamento das funções do celular, otimizar a memória RAM e ainda limpar o cache, tudo de forma muito simples e rápida.

 Ele também mostra quais são os aplicativos que estão consumindo mais memória RAM e identifica aqueles mais pesados. Tudo pode ser feito clicando em apenas um botão. 

Android Booster

O Android Booster é um aplicativo bem prático para quem quer melhorar a memória RAM do seu aparelho e deixá-la mais rápida. 

O usuário confere um gráfico sobre o desempenho da sua memória e sobre o seu armazenamento interno, dando opções de aplicativos que devem ser encerrados para melhorar o consumo da memória. 

Dois aplicativos de limpeza no celular para iOS 

Se você tem um aparelho iOS, também pode encontrar alguns aplicativos para limpar o seu celular. Confira, a seguir, dois aplicativos indicados: 

Cleaner for Media Files

O Cleaner for Media Files é um aplicativo que trabalha principalmente nas fotos e vídeos, mostrando os arquivos maiores para que o usuário possa decidir quais deseja excluir. Esse aplicativo também consegue localizar e remover imagens muito parecidas. 

Contacts Duster Pro

O Contacts Duster Pro atua identificando nomes duplicados com os mesmos endereços de e-mail ou de telefones, para que você os exclua. Assim, limpa a memória e ainda deixe a agenda de contatos mais organizada.