W Notícias

Marketing de conteúdo: como atrair leads

A presença maciça de uma marca no mundo virtual pode significar que a empresa em questão entende a importância do marketing de conteúdo.

Assim como, a relevância em marcar território e estar sempre em evidência junto ao consumidor.

Com a evolução da tecnologia e a expansão digital proporcionada por equipamentos de comunicação cada vez mais acessíveis.

Exemplo disso, são os computadores de mesa, notebooks, tablets, e principalmente, os celulares inteligentes, conversar com o público consumidor está mudando.

As empresas que investem no marketing de conteúdo utilizando todos esses equipamentos, entre tantos outros que permitem a visualização e o acesso compartilhado, estão à frente da concorrência, e isso é muito importante em um espaço tão competitivo.

Em uma realidade em que a integração entre mídias se faz presente no dia a dia das pessoas, as empresas precisam combinar as ferramentas digitais para atrair mais leads, ou seja, mais clientes dentro de toda a jornada de compra.

O planejamento de marketing moderno atualiza os 4Ps empregados em outros tempos, que misturavam:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Assim como, o planejamento estratégico aposta em 4 novos conceitos que é oferecer soluções eficientes para a sociedade, com foco em:

  • Cliente;
  • Custo;
  • Conveniência;
  • Comunicação.

Durante todo o processo de procura e pesquisa sobre um produto, as empresas precisam apresentar todas as vantagens e benefícios que estão atrelados a determinada marca. 

As garantias estão associadas até mesmo às etapas de relacionamento entre empresa e cliente, seguindo dos 4As da propaganda e marketing do século XXI:

  • Atenção;
  • Apelo;
  • Aconselhamento ou arguição;
  • Ação;
  • Advocacia ou apologia.

O marketing de conteúdo está inserido na ideia de que é preciso proporcionar um ponto de atenção para determinado produto ou serviço.

Além de apresentar um apelo conforme o público-alvo, determinar as argumentações, inclusive de outros clientes.

A seguir parte para a ação que promove a compra, em um funil de vendas que é proporcionado pelo direcionamento dentro da jornada de compra, e então a tomada de decisão. 

Por último, é trabalhado a advocacia, em que é possível trabalhar com a divulgação ou compartilhamento de experiência do consumidor com outros que demonstram interesse em um mesmo produto ou serviço.

Criação de marketing de conteúdo é amplo

As empresas que estão inseridas nos meios digitais precisam utilizar ferramentas próprias para divulgação do marketing de conteúdo.

Uma pesquisa sobre o público-alvo atendido permite entender como esses consumidores se comunicam. 

É preciso identificar se é preciso utilizar uma linguagem formal ou informal, entender as gírias e o significados, e aplicar uma estratégia digital que vai promover:

  • Blogs;
  • E-books;
  • E-mail marketing;
  • Podcasts;
  • Redes Sociais;
  • Vídeos.

Para chegar a um consenso sobre onde comprar sala de jantar completa, uma pessoa pode optar por dicas e informações captadas por meio dessas ferramentas digitais que estão ao alcance com apenas alguns cliques. 

Dessa forma, o planejamento de marketing deve preparar um conteúdo completo dos produtos oferecidos, demonstrar os atrativos que podem ser destacados e se aprofundar em assuntos paralelos, como decoração ambiente e reforma residencial.

São ações que se somam ao marketing de conteúdo quando estes precisam ser aplicados em diferentes pontos de navegação do internauta.

Planejamento de conteúdo de acordo com público

Nunca se sabe quem vai acessar o site de uma empresa, a não ser que se faça uma campanha de comunicação abrangente, utilizando métricas de SEO (Search Engine Optimization) dentro do contexto que precisa ser exposto. 

O segmento de negócios pode variar até mesmo dentro de um setor, como o industrial, de serviços ou da construção civil, por exemplo.

A apresentação de um texto completo sobre o funcionamento do cube 67 e todas as soluções proporcionadas por uma montagem eficiente dentro da planta fabril pode ter interesse amplo dentro de um segmento específico.

Dessa forma, é preciso que o marketing de conteúdo tenha um direcionamento apropriado sobre o assunto, com informações que podem, e na maioria dos casos, devem ser flexíveis e acessíveis ao leitor que se apresenta como leigo em determinados assuntos.

As descobertas disponíveis dentro do marketing de conteúdo podem ser complementares entre as mídias utilizadas. 

Pode ser um texto técnico apresentando todas as peças de uma máquina de fazer vela artesanal, e ao fim do texto estar presente um vídeo demonstrando as condições de uso e o funcionamento de forma prática.

Isso ajuda a atrair os leads de diferentes formas, principalmente, utilizando os atalhos apresentados pelos sites de busca e as palavras-chave utilizadas na estratégia de SEO empregada em cada campanha.

Por isso, é importante apresentar informações que podem estar disponíveis nos sites corporativos, nas redes sociais e em newsletter encaminhada via e-mail. 

A confluência de todos esses materiais se formam dentro do escopo de inbound marketing, permitindo maior abrangência dos assuntos tratados de forma eficiente.

Investimento em propagandas pagas

Não se pode negar que as redes sociais e os sites de busca disponíveis na internet utilizam algoritmos que podem auxiliar na divulgação de uma campanha publicitária, desde que se faça o investimento correto.

Diferente das mídias de comunicação tradicionais, como os programas de rádio e TV, os jornais e revistas.

Além de outdoors e busdoors, entre outras ferramentas, o mundo digital tem um custo menor e melhor direcionado.

Se uma empresa de seguro de vida em Curitiba quer concentrar toda a propaganda digital em uma capital estadual, é possível atrelar esse alcance em sites periféricos e redes sociais de moradores dessa região.

Assim, fica mais fácil o desenvolvimento do marketing de conteúdo tratar de assuntos que sejam de interesse comunitário, como as vantagens atreladas aos produtos oferecidos e os benefícios que são direcionados para um público-alvo específico de uma área concentrada.

É possível utilizar referências locais, inclusive com a possibilidade de implementação de depoimentos de clientes. 

Estratégia empregada permite atualização contínua

Uma das grandes vantagens proporcionadas pelo marketing de conteúdo é a infinidade de assuntos que podem ser tratados ao longo do tempo, sem se desgastar. 

A segurança pública é uma pauta de debate que sempre está em alta nas rodas sociais, entre amigos e familiares, e pode ser colocada como pedra fundamental de determinado segmento de produtos e serviços.

Quando uma oficina que faz conserto de vidro blindado pode associar a segurança que esse tipo de produto proporciona com assuntos do dia a dia, isso permite que o marketing de conteúdo tenha interesse renovado.

Além disso, é possível empregar métricas próprias para cada uma das ferramentas utilizadas, como o site corporativo, o blog comercial, as redes sociais de foto e de vídeo, entre outros. 

O monitoramento constante proporcionado pela prática de SEO permite que outros assuntos relacionados sejam parte da atualização proporcionada pela empresa quanto ao conteúdo apresentado ao público-alvo.

Abertura de canal precisa de atenção

As redes sociais centralizam milhões de usuários que ganham voz quando rebatem algum assunto ou demonstram satisfação ou descontentamento na mesma medida, e invariavelmente, acessível a todos.

Esse modelo de marketing de conteúdo precisa de acompanhamento constante, para que as justificativas e agradecimentos estejam em acordo com as mensagens recebidas a todo instante. 

No caso de uma câmara frigorifica em Campinas que viraliza pelas qualidades proporcionadas pelo atendimento aos clientes.

Isso deve ser compartilhado, fazendo com que essas pessoas façam parte da estratégia do marketing de conteúdo de forma orgânica.

Se o assunto trata de apologia ou advocacia, é preciso debater isso de forma interna, para que a interpretação de texto não seja equivocada e o assunto tome outros rumos que não podem ser controlados pela empresa, nem mesmo pelo setor de comunicação e marketing.

Definição de objetivos e público-alvo

Para colocar toda a campanha de marketing de conteúdo, entre outras estratégias traçadas ao longo do planejamento, é preciso identificar as metas e os objetivos da empresa, a começar pelo público-alvo que será o receptor. 

Os hábitos de consumo se transmutam, se transformam, com maior ou menor interesse por um produto ou serviço de acordo com diversos aspectos que estão fora do alcance de uma marca, seja ela qual for e quanto tempo esteja no mercado.

Por isso, é preciso fazer uma pesquisa abrangente sobre os anseios da população e quais são as expectativas sobre os produtos e serviços oferecidos em um primeiro momento. 

A participação em um evento corporativo, de forma controlada, pode ser uma estratégia que ajuda a definir os passos a seguir dentro do marketing de conteúdo e demais processos que serão adotados ao longo da campanha.

O sucesso pode ser obtido a partir da participação de pessoas que estão alheias ao cotidiano da empresa.

Assim, demonstrando que uma visão externa, e dos próprios usuários, pode ser fundamental para entender o que se espera de uma marca, seus produtos e serviços disponíveis. 

Por fim, é necessário ter um planejamento de marketing adequado, pensado com criatividade e com todas as ferramentas que a internet disponibiliza para esse modelo de comunicação.