W Notícias

Marketing em uma pequena empresa – por onde começar?

Atualmente, o marketing na internet desempenha um papel cada vez mais importante no funcionamento das empresas. 

Ter seu próprio site, ter um blog interessante e presença nas mídias sociais constrói a imagem da empresa e permite que você ganhe novos clientes fiéis. Para que o marketing online seja eficaz, é necessário realizar atividades complexas que envolvam diversos canais de comunicação.

Tenha um site e um blog da empresa

O ponto de partida nas atividades promocionais de uma pequena empresa deve ser um site com um blog. O site deve atuar como um “funcionário virtual” que fornece aos clientes em potencial informações sobre sua empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Além das informações básicas sobre o seu negócio, ele também deve incluir redirecionamentos para as redes sociais e ser enriquecido com um blog

Você também deve lembrar que o blog não deve apenas emitir artigos com uma mensagem puramente publicitária, mas deve conter principalmente conteúdo envolvente.

 Ao considerar a questão de um blog corporativo, deve-se lembrar que este é um canal que se destina principalmente a criar uma imagem positiva da marca e dos valores representados pela empresa. 

Um bom blog não se tornará automaticamente um ímã para atrair clientes. No entanto, pode despertar um grande interesse pelo assunto de uma determinada indústria e, assim, contribuir para a criação de oportunidades de negócios.

Invista tempo nas redes sociais

Outra peça do “quebra-cabeça de marketing” em uma pequena empresa é a atividade nas mídias sociais. Manter perfis no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn não é mais um capricho e está lentamente se tornando uma pura necessidade de negócios. 

Conteúdo interessante e de alta qualidade funciona como um ímã para o público. Eles são compartilhados, curtidos e comentados. Se você conseguir criar uma comunidade engajada em torno da sua marca, pode ter certeza que isso se traduzirá em resultados financeiros.

A promoção nas mídias sociais se resume principalmente à interação com o público. Há lados positivos e negativos nessa situação. Por um lado, permite conhecer melhor os potenciais clientes – as suas preferências e expectativas, por outro – exige que a empresa esteja constantemente presente nas redes sociais e tome medidas imediatas em caso de problemas inesperados.

No geral, porém, é uma forma de promoção extremamente proveitosa que permite criar um forte vínculo com o cliente. Permite não só reconhecer as necessidades dos clientes e possíveis deficiências num determinado produto ou serviço, mas também criar uma marca forte. 

Uma consequência adicional dessa forma de atividade é a capacidade de projetar produtos e serviços mais personalizados no futuro, que atendam muito melhor às necessidades dos consumidores.

Campanhas publicitárias pagas

Vale a pena pagar por campanhas publicitárias? Vale sim. Construa as bases da sua marca na Internet. Site, blog, redes sociais, oferecem cupons de desconto, como fazem as grandes lojas, como por exemplo um cupom renner.

Se já temos as bases do nosso negócio online, podemos começar a implementar campanhas publicitárias pagas. Qual deles vale a pena considerar? AdWords e publicidade em redes sociais. Se você deseja atrair clientes para seu site, aumentar as vendas da sua loja virtual, as campanhas promocionais pagas ajudarão.

Até alguns anos atrás, eram as campanhas publicitárias na TV, na imprensa e uma ampla base de contatos que abriam as carteiras de clientes. Hoje, chegar aos clientes com a oferta da empresa ocorre em condições completamente diferentes.

 Atualmente, tudo é focado no cliente e suas necessidades. Isso deve ser levado em conta ao trabalhar em uma estratégia de marketing e planejar etapas individuais de promoção.

Leve em consideração as suas dores, os feedbacks, e vá sempre aprimorando e melhorando as suas estratégias.

Com certeza esse é o melhor caminho.