W Notícias

O alumínio na alimentação pode causar doenças?

O excesso de consumo de alumínio pode trazer consequências ruins à saúde. Dentre os meios mais comuns da entrada de alumínio no nosso corpo, está a alimentação.

Porque o alumínio está contido nos alimentos?

Como o alumínio é naturalmente o terceiro elemento mais comum na crosta terrestre, ele é encontrado até mesmo em alimentos não processados. Além disso, alguns compostos de alumínio são usados ​​como aditivos alimentares. Fontes adicionais são embalagens de alimentos e utensílios de cozinha feitos de alumínio, a partir dos quais os íons de alumínio podem ser transferidos para os alimentos. Preste atenção nos seguintes sintomas que podem demonstrar um excesso de ingestão de alumínio:

  • Confusão;
  • Fraqueza muscular;
  • Dor óssea, deformidades e fraturas;
  • Convulsões;
  • Problemas de fala;
  • Crescimento lento — em crianças.

O que posso fazer para reduzir minha ingestão de alumínio?

No caso dos alimentos, o risco potencial pode ser reduzido levando-se em consideração a recomendação geral sobre alternativas e variedade ao selecionar os alimentos. Desta forma, pode-se prevenir a exposição parcial a uma variedade de substâncias potencialmente nocivas, apesar de que a ocorrência isolada deve ser esperada nos alimentos.

O uso impróprio de folhas de alumínio, bandejas de grelha de alumínio ou bandejas e pratos de alumínio não revestidos também pode levar a uma taxa comparativamente alta de absorção de alumínio. Portanto, seu uso inadequado deve ser evitado.

Também vale destacar que, tendo em vista o aumento da solubilidade do alumínio sob a influência de ácidos e sais, não é recomendado que este entre em contato com alimentos que possuam tais características. Ou seja, folhas de alumínio não devem ser usadas para embrulhar alimentos azedos/ ácidos ou salgados (como por exemplo: maçãs cortadas, tomates, peixe marinado ou queijos). Sendo este, o mesmo motivo com que auxilia na transferência do composto alumínio a partir de embalagens, pratos ou talheres. Também é importante destacar que os moradores ao redor destes lugares estejam a par das melhores práticas de armazenamento de produtos químicos, até mesmo os alumínios.

Existe um órgão regulamentador da segurança de produtos químicos, o FISPQ  para a documentação correta dos processos e do gerenciamento de resíduos que permite um manejo e um descarte seguro do alumínio e outras substâncias, protegendo as pessoas e o meio ambiente.

É possível que o alumínio seja transferido para os alimentos ao aquecê-los em bandejas de alumínio?

A transferência do alumínio da bandeja para o alimento é possível se for uma bandeja de alumínio não revestida. No entanto, a quantidade depende de muitos fatores, como o teor de sal ou ácido do alimento e a temperatura e o tempo de armazenamento na bandeja de alumínio.

Por outro lado, as bandejas de alumínio são utilizadas para evitar que a gordura goteje nas brasas e, portanto, para prevenir o desenvolvimento de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) cancerígenos. Visto sob este aspecto, o uso de bandejas/ folhas de alumínio para grelhar carne é justificável.

No entanto, recomenda-se que a carne grelhada só deve ser salgada e temperada depois de cozida. As alternativas são bandejas para grelhar feitas de outros materiais (como por exemplo: aço inoxidável ou cerâmica).

Posso continuar a usar jogo de panelas/ panelas de pressão de alumínio?

Desde que sejam revestidos, sim. Caso contrário, não é recomendável o preparo ou o armazenamento de alimentos salgados ou ácidos.

Devo evitar máquinas de café expresso e frascos térmicos de alumínio?

Não há razão para desaconselhar a utilização das máquinas de café expresso. Entretanto, recomenda-se que os consumidores evitem limpá-las em máquinas de lavar louça, uma vez que estudos conduzidos demonstraram que, quando máquinas de café expresso são limpas na máquina de lavar louça, a camada protetora responsável por reduzir a transferência de alumínio para a bebida pode ser removida, afetando a proteção, e levando a um aumento da liberação de alumínio durante o uso subsequente.

Quanto aos frascos térmicos de alumínio, estes também são feitos de forma que as partes que entram em contato com o líquido não sejam de alumínio.

Como se pode ver, há muitas maneiras pelas quais o alumínio pode ser ingerido, mas alguns cuidados e atenções relativamente simples podem diminuir em grande quantidade essa ingestão, diminuindo os riscos à saúde.