W Notícias

O que fazer ao sentir dor de dente?

A dor de dente é um sintoma comum que indica que algo de errado está acontecendo com sua saúde bucal e que, muito provavelmente, alguma doença ou infecção pode ter se instalado nos tecidos da sua boca, como dentes e gengivas. 

Nesse cenário, é importante ressaltar que nesses casos, não adianta tomar medicações apenas, uma vez que as medicações para dores de dentes vão silenciar o sintoma, apenas, mas não tratará a causa, o que pode levar a doença em questão acabar se agravando e causando desdobramentos ainda mais dramáticos. 

Isso porque, algumas infecções que acabam nascendo nos dentes, com o passar do tempo, podem acabar levando o dente a cair, ou até mesmo levando a necessidade de realizar a extração dos dentes através de uma cirurgia crânio maxilo facial.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa a saber a respeito de ocasiões em que o dente pode vir a apresentar dores e sintomas, entenda o que é possível ser realizado para tratar a raiz do problema e fazer com que o paciente consiga recuperar a sua saúde bucal sem mais desdobramentos dramáticos. 

Quais são as possíveis causas para ocorrer a dor no dente?

Assim como em outras partes do corpo, sentir dor de dente significa que algo de errado está acontecendo com sua saúde bucal, problemas que podem afetar tanto os seus dentes quanto os tecidos de sua gengiva causando diversos problemas como a exposição da dentina. 

Esse tipo de exposição, por sua vez, é um que pode gerar muitos incômodos na boca, e ocorre por causa de uma lesão em decorrência de problemas como a cárie ou por retrações, infecções ou inflamações na gengiva, que podem ser tratadas por um dentista especialista em implante, por exemplo. 

Em suma, é possível destacar que a dor, não só a de dente, indica que algo não está em seus devidos conformes, ressaltando como é importante as visitas periódicas às clínicas odontológicas.

Assim, pode-se dizer que não é prudente negligenciar as dores na região bucal, pois nem sempre somente medicar consegue resolver o problema em si, pedindo por tratamentos específicos.

Procurar os tratamentos corretos logo no início pode prevenir que qualquer doença se torne algo mais grave.

O que fazer ao sentir dor nos dentes?

O primeiro passo será buscar um dentista, que por sua vez pode ser um dentista para tratamento de canal, por exemplo. Isso porque, somente um profissional da área poderá analisar e indicar quais os melhores tratamentos a ser realizado para que a doença se cure e não afete mais os tecidos da boca, o que por consequência encerrará a dor. 

Nesse cenário é sempre relevante destacar a importância do dentista, uma vez que muitas pessoas acabam tendo o costume de se automedicar, quando as medicações que aliviam a dor não curam de fato o problema e só vão silenciar os avisos do seu corpo de que algo deve ser tratado. 

Portanto, uma vez que aquele sinal é ignorado, a doença só vai crescer e se desenvolver cada vez mais, o que levará os microrganismos a ficarem mais fortes e desgastar cada vez mais tecidos da sua boca, até que as consequências desse problema fiquem cada vez piores e sua saúde bucal fique ainda mais complicada. 

Como tratar dor de dente em casa?

Para aqueles que por algum motivo ainda não puderam se consultar com um profissional dentista, especialista em cirurgia maxilar, ou solicitaram avaliação em um consultório dentista 24 horas, saiba que é possível tomar algumas ações que podem amenizar as dores de dente. Entre essas ações, algumas das mais comuns são: 

  • É recomendado fazer bochecho utilizando água e sal;
  • Bochecho com chá de gengibre com própolis também é recomendável;
  • Cravo-da-índia também é bastante utilizado;
  • Aplique gelo levemente no local afetado;
  • Alho também é de grande ajuda.

Um lembrete de que todas as recomendações mencionadas são remédios caseiros, logo não substituem o conselho de médicos e tratamentos profissionais.

Como prevenir a dor no dente?

Assim como já mencionado anteriormente, as dores de dente sempre estarão relacionadas a doenças bucais. Portanto, para prevenir doenças bucais em geral, é preciso tomar algumas ações simples, como por exemplo, levar a sério a higiene bucal. 

Escovar os dentes da maneira correta, todos os dias após as refeições, por si só é um feito capaz de prevenir cerca de 90% de todos os problemas que podem surgir na sua boca. Além disso, não se esqueça de ter consultas regulares com um profissional dentista, iniciando com um dentista para bebe logo na infância. 

Junto com as consultas de prevenção e acompanhamento, combinadas com uma boa higiene bucal, basta agora você cuidar de sua alimentação e fazer questão de ingerir alimentos que enriqueçam e fortaleçam seus dentes. Dessa forma é possível viver uma vida inteira sem nunca sentir dores de dentes.