W Notícias

O que fazer quando estiver com dores fortes nos dentes?

Dores nos dentes é uma das sensações mais incômodas e comuns no mundo. Entretanto, saber o que está causando-a é algo muito pertinente, já que pode estar passando por um problema mais sério do que imagina, não se limitando apenas a sua cavidade bucal.

A maioria das pessoas não têm o hábito de ir ao especialista quando sentem dor de dente, o que é o errado.

A dor de dente é algo extremamente desconfortável, mas por ser “comum”, muito a relativizam demais. Então, caso você sinta qualquer desconforto, vá ao dentista, ainda mais se tiver um plano odontologico empresarial.

Principais causas da dor de dente

Por ser uma complicação que pode vir a ser perigosa, é importante você entender quais as principais causas de dor de dente.

Alertando novamente que dores nas dentições devem ser levadas a sério, recomenda-se ir direto ao dentista, para evitar que o possível problema se alastre e acabe tendo que realizar procedimentos mais perigosos.

Caso você precise, use um plano dental para mei.

A dor de dente dificilmente irá começar de uma forma latente, então ela sempre inicia como um incômodo silencioso, mas constante, evoluindo conforme for deixando ela perdurar.

É bom ressaltar que nem sempre a dor de dente representa algo sério, podendo ser apenas algo momentâneo, devido à temperatura, por exemplo. 

Em todo o caso, é bom conferir e realizar uma consulta profissional, ainda mais se você tiver um plano odonto empresa.

A parte mais sensível do dente é a polpa dentária, que é uma estrutura composta por diversos componentes, como células de tecidos conjuntivos, fibras, nervos e alguns vasos sanguíneos.

Algumas das principais causas das dores de dente incluem:

  1. Sensibilidade dental

Uma das principais causas da dor de dente é justamente o fato de algumas pessoas apresentarem sensibilidade nos dentes.

Normalmente ocorre quando o esmalte do dente é desgastado, expondo a dentina, que é uma camada interior muito mais vulnerável, responsável por causar esse grande desconforto.

Esse desgaste do esmalte pode ocorrer de diversas formas, mas é principalmente influenciado pela má alimentação e excesso de alimentos ácidos na dieta. Outra razão é o ranger dos dentes fortemente, que pode ocorrer o desgaste completo da dentina

Procure por plano odontologico pme para reparar esse desgaste.

  1. Cáries

Quando se tem dor de dente, automaticamente já vem na mente a cárie, sendo justificável, visto que essa é a doença dental mais comum, principalmente nos jovens.

As cáries são causadas quando há uma alta proliferação de bactérias, gerando o desgaste do dente. Quando esses microorganismos chegam no nervo, gera-se uma forte dor.

  1. Doenças e inflamações gengivais

Uma outra causa que pode ser o motivo da dor nos dentes são as inflamações causadas nas gengivas.

Por ser muito próxima dos dentes, inflamações na gengiva afetam diretamente a sensibilidade nos dentes.

Então, se você tiver gengivite ou algum outro problema, procure por um plano dental para empresa.

Vale constar que a dor no dente pode ser uma coisa insignificante, mas vale sempre consultar com um dentista e entender as causas.

Dor no dente pode significar algumas doenças mais graves, até mesmo como a endocardite, que afeta diretamente o coração, resultando em morte, caso não haja o cuidado necessário.

Além disso, outros problemas que podem ser causas das dores de dente, são;

  • Má alimentação;
  • Refrigerantes;
  • Tabagismo;
  • Bruxismo.

Dessa maneira, mesmo que seja algo comum e decorrentes de problemas corriqueiros, é uma situação que possui reversão.

Consultar o dentista do seu plano de reforçar os cuidados com a saúde bucal é fundamental para cuidar da dor de dente. 

Como aliviar a dor no dente e importância do dentista

É importante ter noção de como aliviar essa dor nos dentes, realizando alguns procedimentos básicos que com certeza influenciarão na sua rotina, e ainda te deixarão com uma melhor saúde bucal. 

A primeira coisa a se fazer é realizar uma escovação efetiva, ao menos três vezes ao dia, com ênfase na noite.

Na parte da noite é sempre mais importante escovar bem os dentes, pois quando você está dormindo não há a produção comum de saliva, o que acaba afetando diretamente no umedecimento dos dentes.

Remédios também são recomendados para aquelas pessoas que sofrem dores constantes, mas mediante a um acompanhamento profissional.

Vale ressaltar que, por mais que a higiene bucal seja uma prática individual, ir ao dentista é fundamental, principalmente para ter uma boa manutenção bucal.

Além do mais, caso esteja passando por problemas mais graves, você não conseguirá resolver sozinho, sendo necessário a ajuda do profissional.