W Notícias

Organograma: O que é? Como funciona?

Organogramas são gráficos no qual normalmente são utilizados para fazer a representação de uma composição formal da empresa que a utiliza. Dependendo da organização que a utiliza, sua forma de ser montada pode sofrer algumas variações, mas nada que seja de difícil compreensão para seus usuários.

Existem diferenças entre um organograma e fluxograma, isso porque, mesmo que possuam nomes um tanto similares, esses dois trabalham em funções diferentes dentro de uma empresa.

Se desejar, é possível montar o seu próprio gráfico acessando o Word de seu computador e, se caso preferir, é possível baixar aplicativos ou acessar algumas plataformas em seu celular.

O que é organograma?

Um organograma se trata de um gráfico no qual representa a composição formal de uma organização. Em outras palavras, ele seria a representação gráfica habitual de estruturas organizacionais.

A criação dos primeiros gráficos são totalmente creditadas em nome do norte-americano Daniel C. McCallum, no qual foi um administrador de ferrovias do ano de 1856.

Para que serve?

O organograma seria a representação gráfica da estrutura de alguma empresa, ou seja, ele serve exatamente para fazer a descrição da hierarquia e também comunicação entre todos os cargos, áreas da organização e funções.

Existem tipos variados destes gráficos, por exemplo, o vertical, horizontal e o clássico, todos eles possuindo sua importância para a organização estratégica de uma empresa.

O que é o organograma de uma empresa?

Em resumo, o organograma de uma empresa seria uma forma de fazer a organização e documentar toda a estrutura organizacional da instituição. Normalmente ela é usada para definir todas as hierarquias que são precisas para que a empresa funcione da melhor forma.

Fora isso, esse tipo de organização traz benefícios diversos na saúde empresarial. E, com todos esses motivos, ele se torna indispensável na hora de organizar e documentar tudo que é necessário.

O que é um organograma funcional?

Diferente de outros, o organograma funcional não faz a representação de relações hierárquicas, na verdade, ele se trata de relações funcionais das organizações que o utilizam.

Nesse caso, ele funciona de cima para baixo. O cargo que for de maior importância na empresa precisa ser colocado logo no primeiro item, como por exemplo, um presidente, e assim vai descer até que chegue nas peças operacionais.

O que é um organograma escolar?

Um organograma escolar não pode fazer representações de pessoas, nesse caso, é preciso mostrar quais são todas as relações hierárquicas que existem dentro da instituição de ensino.

É possível que você faça a representação da distribuição das direções, sendo elas pedagógicas e administrativas, por exemplo, de todos os setores, cargos e das comunicações que há entre todos eles na escola.

Qual a diferença entre um organograma e um fluxograma?

Existem certas diferenças entre fluxogramas e organograma. Um fluxograma faz suas contribuições para que haja fortalecimento e desenvolvimento do trabalho, possuindo a parceria de toda a equipe.

Já o organograma funciona dentro da organização e é a ferramenta na qual representa a sua maneira funcional, sendo assim, ele representa a parte estrutural de toda a empresa.

Onde fazer um organograma?

É possível criar um através de seu notebook acessando um documento Word. Para isso, é preciso ir na aba inserir e selecionar a opção ‘’SmartArt’’ para que seja aberto o menu gráfico SmartArt.

Na parte do grupo de Hierarquia no lado esquerdo, basta selecionar o template de organograma que você deseja utilizar e, por fim, é só montar de acordo com sua ocasião.

Caso desejado, é possível montar um organograma por meio de seu celular usando as seguintes ferramentas:

1 – Cacoo: Ela é uma plataforma online na qual permite que se criem tipos diversos destes recursos.

2 – DrawExpress Diagram Lite: Um aplicativo gratuito que está disponível para o Android e iOS.

3 – NodeScape: Esse aplicativo tem disponível para Android em versão gratuita, mas com anúncios e marca d’água nas suas criações. Também há uma versão Premium na PlayStore.

4 – Gliffy: Ela é uma plataforma online que está toda em inglês, no entanto, é simples de ser usada.

5 – Lucidchart: O Lucidchart possui uma versão inteiramente para desktop e ele também permite que sejam criados de forma fácil, tudo através do seu menu lateral no qual possui uma diversidade de ferramentas.

Confira outras postagens que podem ser interessantes para você!