W Notícias

Quais são as diferenças de No Limite e Survivor?

Saiba quais são as diferenças de No Limite e Survivor, dois realities shows que fizeram e ainda fazem muito sucesso.

O reality show No Limite foi o primeiro programa brasileiro do segmento no país, no entanto, o mesmo foi inspirado no programa americano Survivor. Apesar de serem programas parecidos, há algumas diferenças entre eles, o que faz o público se questionar sobre qual a melhor versão.

Conheça a seguir um pouco mais sobre esses realities e quais as suas diferenças:

Diferenças de No Limite e Survivor

A seguir vamos mencionar as características e diferenças entre cada reality show, como funcionam, quais os tipos de provas, valor do prêmio, tipos de participantes, entre outros.

Survivor

Como mencionado, Survivor é um reality show americano, o qual foi criado em 1992 e transmitido pela emissora CBS em 2000.

O programa trata-se de um reality viciante, que deixa o público ansioso pelas próximas temporadas e vencedores do quadro. Atualmente, Survivor possui 40 temporadas, divididas em episódios com pouco mais de 40 minutos de duração.

  • Participantes

No reality, que costuma conter entre 16 e 18 participantes, a seleção é realizada com base em diferentes critérios, pois não há apenas famosos ou celebridades, uma vez que, pessoas com as mais diversas profissões podem participar, pois o objetivo é que personalidades completamente diferentes aprendam a conviver e enfrentar os desafios do programa.

Em cada edição há participantes únicos, desde cabeleireiros, professores, cientistas, empresários, do lar, entre outros.

  • Provas e eliminação

Os participantes são separados em duas equipes que disputam em diversas provas, a equipe que perde precisa eliminar um de seus participantes, no caso, não há votação ou interferência do público.

Quando um participante é eliminado, ele passa a fazer parte da banca de jurados, a qual definirá quem será o vencedor na final do programa.

Neste reality, não é apenas o físico e a força que contam, pois os participantes devem ser bons em estratégias, interação social, trabalho em equipe e discernimento emocional, caso desejem ganhar o prêmio.  

  • Cenário

O reality é realizado em ilhas, praias e outros ambientes paradisíacos, onde os participantes podem caçar sua própria comida, enfrentar os desafios mais inesperados, realizar provas no mar, entre outros.

Inclusive, houve duas temporadas do programa que tiveram o Brasil como cenário, no Tocantins e na Amazônia.

  • Temporadas

Como mencionado, o programa já está em sua 40ª temporada, cada uma delas possui uma temática diferente para selecionar os participantes. Há temporadas em que os participantes são divididos em:

 – Três grupos: músculo, inteligência e beleza.

– Milleniuns e Geração X: Pessoas mais velhas e jovens.

– Grupo de jogadores que já participaram do programa, mas não ganharam.

– Dois grupos, um com as pessoas mais boazinhas da edição, outro com os vilões.

– Etc.

O programa é bem dinâmico, por isso, conquista muito o público.

  • Prêmio

O prêmio de survivor é de US $1 milhão de dólares.

No limite

Dirigido por Boninho, o reality No limite, adaptação de Survivor, foi um dos primeiros realities shows do Brasil, apresentado por Zeca Camargo.

O programa foi ao ar em 2000, com temporadas em que cada episódio tinha duração de 50 minutos. Ao total foram apenas 4 temporadas, em que a última foi apresentada em 2009. No entanto, atualmente, o programa No Limite volta às telinhas em maio de 2021, no canal Multishow, com André Marques como novo apresentador.

  • Participantes

As temporadas anteriores tinham como participantes 12 pessoas anônimas, mas na nova temporada de No Limite, o programa será realizado com ex-participantes do programa Big Brother Brasil, que foram divididos em 3 grupos.

Os participantes são divididos em duas equipes para enfrentarem juntos os desafios do reality.

  • Provas

Diferente de Survivor, as provas de No Limite são extremas, uma vez que, os participantes chegam a comer carne animal crua, como olhos de cabra, pele de cabeça de galinha, vermes, gafanhotos, estômago, cérebro e etc. Além, claro, das provas de resistência, convivência e interação social.

Os dois grupos passam por diversas provas, quem ganha as provas adquire imunidade, itens básicos de sobrevivência, passeios pela ilha, possibilidade de ligar para família, entre outros. Mas, o grupo que perde as provas precisa eliminar um dos participantes, através da votação.

  • Cenário

Os participantes são levados para uma ilha ou local completamente inóspito para passarem pelas dinâmicas de sobrevivência. Atualmente, o cenário da nova temporada de No Limite será no Ceará. Diferente do Survivor, o reality não é tão temático.

  • Eliminação

Como mencionado, a eliminação era realizada por votação entre os participantes, no entanto, o que está previsto para 2021 é que pode haver interação com o público, o qual poderá realizar votações.

  • Prêmio

Diferente de Survivor, o prêmio de No Limite não é milionário. O valor das edições anteriores era de R $300 mil.

Diferença entre No Limite e Survivor

Como podemos observar, o conceito dos realities é o mesmo, reunir pessoas com perfis completamente diferentes e desconhecidas, para enfrentarem desafios em um ambiente inóspito, passando por provas que exigem: resistência, interação social, força, equilíbrio emocional, bom raciocínio, trabalho em equipe, e adaptação ao ambiente.

No entanto, o que difere os realities é a seleção de participantes, valor do prêmio, cenários e temas, quantidade de temporadas, formas de eliminação e provas. 

Além disso, quem decide o vencedor do prêmio não é o júri de participantes eliminados como em Survivor, mas sim uma prova, na qual o participante vencedor leva o prêmio para casa.