W Notícias

Qual é a diferença entre tênis e sapatênis?

Na atualidade, os calçados estão ganhando uma maior atenção do público em geral, tanto os masculinos quanto os femininos, por conta da grande influência que eles possuem sobre os estilos e looks em geral.

Pode-se dizer que os calçados sempre tiveram tais características, entretanto, o seu maior conhecimento acabou se tornando uma realidade nos últimos anos, já que as pessoas começaram a se preocupar ainda mais com as suas aparências, buscando atingir marcos e padrões desenvolvidos pelo mercado.

Mesmo ganhando esta grande visibilidade, ainda é um fato que milhares de pessoas confundem dois termos que se referem a diferentes tipos de calçados, sendo eles: os tênis e os sapatênis.

Vale dizer que esses calçados possuem além de visuais e características distintas, objetivos e utilizações extremamente diferentes e distantes, e por conta disso, é essencial acabar o mais rápido possível com esta dúvida que uma grande parcela da população anda apresentando.

Sendo assim, caso você queira aprender tudo sobre a diferença entre tênis e sapatênis, além das principais características de cada calçado, é fundamental que você busque se atentar a todas as informações que serão citadas a seguir.

O que é um tênis e quando usar?

Primeiramente, você deverá entender o que são os tênis e em quais situações eles devem ser utilizados, já que os tênis são mais comuns que os sapatênis, fazendo parte do dia a dia da grande maioria da população mundial.

Antes de tudo, você deve entender que os tênis estão presentes no mundo há diversos anos, entretanto, o seu uso não era tão comum quanto o de outros calçados, algo que mudou drasticamente na atualidade.

Os tênis podem ser considerados como uma das maiores tendências de calçados em todo o mundo, apresentando uma grande variedade de marcas, modelos, tecidos, estampas, cores, entre outros.

Esta grande fama e visibilidade que os tênis ganharam na atualidade possui diversas origens, entretanto, a sua evolução e adaptação, juntamente com o seu conforto e praticidade são algumas das maiores delas.

Os tênis costumam ser utilizados em diversas situações, como as casuais e esportivas, onde o estilo não é o foco principal, mas é super bem vindo, até mesmo nas situações mais elegantes e estilosas, onde um look mais detalhado e estiloso é exigido.

Os tênis acabam tendo as suas características modificadas de acordo com a opção, estilo e modelo escolhido, entretanto, pode-se dizer que os tênis esportivos costumam possuir características que buscam auxiliar o desenvolvimento das práticas e atividades esportivas, além de possuir um conforto para suportar as atividades físicas durante grandes períodos de tempo, promovendo uma maior saúde para os seus pés.

Já os modelos casuais não costumam apresentar tais características, entretanto, eles possuem um design mais elegante, robusto, calçados altos e até mesmo um acolchoado mais planejado, entregando um conforto ainda maior.

Estes calçados foram feitos para serem utilizados em diversas situações, além disso, também devemos citar sobre os seus cadarços distintos, tendo em vista que eles podem apresentar um cadarço tradicional de amarrar, ou algum outro modelo distinto.

O que é um sapatênis e quando usar?

Com isso, é um fato que você entendeu bem o que são os tênis e quando eles podem ser utilizados, portanto, chegou o momento que você conhecerá um pouco mais sobre os sapatênis e suas principais características.

Vale dizer que os sapatênis possuíam uma fama maior há alguns anos, algo que acabou mudando na atualidade, tendo em vista que a maior parte da sua visibilidade foi roubada pelos tênis.

Entretanto, mesmo com tal ponto, ainda vale dizer que os sapatênis são alguns dos calçados mais utilizados em todo o mundo, principalmente pelo público masculino. Como o próprio nome entrega, os sapatênis se tratam de uma junção dos tênis e sapatos, portanto, estes calçados apresentam diversas semelhanças.

Diferentemente dos tênis, os sapatênis apresentam um visual mais clean e menos chamativo, buscando entregar uma formalidade e luxuosidade maior. Por conta disso, os sapatênis costumam ser as principais opções em eventos ou situações que exigem uma maior formalidade.

Entretanto, nada impede que estes calçados sejam utilizados em situações comuns do dia a dia, tendo em vista que eles também possuem um conforto considerável, se igualando ao conforto oferecido pelos tênis.

Semelhanças e diferenças

Como citado, os tênis e os sapatênis apresentam uma grande gama de semelhanças, algo que você deve conhecer um pouco mais a fundo, juntamente com as suas diferenças, para assim, entender tudo sobre estes dois calçados.

Pode-se dizer que o sapatênis apresenta um cabedal feito em couro, algo que não é nada comum de ser encontrado nos tênis tradicionais, que costumam apresentar um cabedal feito em tecido.

Outra diferença bem aparente desses calçados é o seu solado, já que os tênis apresentam um solado mais alto, enquanto os sapatênis buscam apresentar um solado um tanto quanto discreto, não possuindo tal altura.

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar sobre os cadarços dos sapatênis, que costumam ser feitos em elásticos, algo que não é comum nos tênis.