Retaliação no trabalho: o que fazer quando você é a vítima?
Atos de retaliação no ambiente profissional são um problema bastante sério e que pode causar uma série de problemas para a vítima e para a própria instituição em si, no entanto, a dúvida sobre o que é retaliação no trabalho é bastante comum entre muitos trabalhadores.
No contexto trabalhista, este tipo de comportamento enquadra qualquer tipo de ação negativa, seja de forma direta ou indireta, contra um colaborador por diferentes motivações. Ao decorrer do artigo, explicamos os efeitos prejudiciais da retaliação, como identificar se você é vítima do ato e o que fazer na situação.
Quais as causas mais comuns da retaliação?
Agora que você sabe de maneira resumida o que é retaliação no trabalho, o cenário de suas causas pode variar bastante, porém o mais comum é quando um colaborador se queixa ou faz a denúncia de um comportamento irregular, ou de má conduta, dentro da instituição. No entanto, este tipo de comportamento pode ocorrer devido a fatores como:
- Um funcionário se destaca positivamente no ambiente de trabalho;
- Questões pessoais;
- Conflitos entre funções diárias da empresa.
Apesar de estes serem motivos comuns para alguém se tornar vítima de retaliação, algumas pessoas podem se tornar alvo do comportamento sem ter feito nada, por exemplo, uma denúncia anônima é feita dentro da empresa, o denunciado acredita ser um colega de trabalho que não tem nada a ver com o ocorrido e passa a retaliar a pessoa devido à sua percepção errada.
Como a retaliação pode prejudicar a carreira e a reputação profissional?
A pessoa que sofre a retaliação passa por impactos prejudiciais diretos, desde efeitos psicológicos negativos, insegurança, desinteresse em suas funções no trabalho, além de ter a sensação de injustiça se nenhuma medida for tomada na situação.
O problema, inclusive, não afeta apenas o colaborador pessoal que se tornou alvo do comportamento hostil, mas o ambiente de trabalho como um todo. Com outros funcionários podendo se sentir inseguros com a possibilidade de serem retaliados também se nada for feito, algo que pode manchar diretamente a reputação da empresa e tornar o local tóxico para seus funcionários.
Quais são os sinais de que você está sendo vítima de retaliação?
Identificar que você é vítima de retaliação é bastante difícil, pois na maioria das vezes o ato é feito de maneira bastante sutil, algumas vezes quase imperceptível, no entanto, algumas ações tomadas por colegas de trabalho podem ser sinais, como, por exemplo:
- Ser colocado para fazer tarefas mais difíceis ou irrelevantes comparadas àquelas dos demais colaboradores;
- Ter sua liberdade de expressão restringida de maneiras sutis;
- Sofrer pequenas agressões que se caracterizam como assédio moral;
- Tratamentos discriminatórios sutis.
Ficar de olho em comportamentos assim ajuda a identificar se você ou alguém da instituição é alvo de retaliação, porém é necessário tomar cuidado, pois alguns conflitos no ambiente de trabalho que são comuns no cotidiano podem ser confundidos como sinais do comportamento.
O que fazer quando você é a vítima?
Se você acha que é vítima de retaliação no seu local de trabalho, o primeiro passo a ser seguido é reunir provas, caso seja possível, e entrar em contato com a área de Recursos Humanos da sua empresa. Caso você não se sinta seguro para fazer uma denúncia direta para o RH, utilize um canal de denúncia anônima como a Contato Seguro.
Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho de forma construtiva?
Como citado, conflitos no ambiente de trabalho é algo que acontece em qualquer empresa, e é possível lidar com eles de maneira construtiva. Entre algumas formas estão as seguintes opções:
- Promover comunicação clara e aberta entre os colaboradores;
- Focar na solução e não no problema;
- Uso de regras de convivência;
- Uso de mediação quando necessário;
- Incentivo de feedbacks diretos.
A empresa também pode incentivar a solução de problemas através de programas de bem-estar, reuniões de desenvolvimento de convivência e trabalho em equipe, suporte para saúde mental e um maior monitoramento para evitar possíveis conflitos.
Qual o papel das empresas no combate à retaliação?
As empresas possuem um papel muito importante para a prevenção e combate à retaliação através de regras de conduta que sejam bastante claras, fazer reuniões e treinamentos sobre o tema para conscientizar seus funcionários sobre o tema e adotar um canal de denúncias anônimas que seja eficiente e seguro para que tal comportamento seja relatado pela vítima ou alguém que notou o problema.
Saber o que é retaliação no trabalho e os seus sinais são os passos mais importantes para identificar se você se tornou alvo deste comportamento hostil em sua empresa e tomar as medidas necessárias para lidar com ele. Caso esteja passando pelo problema busque apoio e relate-o através dos serviços confiáveis e confidenciais da Contato Seguro para garantir que você será ouvido.