W Notícias

Retomada do crescimento: Chefes dos 3 poderes podem assinar documento a favor

Nesta terça-feira, 28, Onyx Lorenzoni, ministro chefe da Casa Civil, anunciou que será assinado pelos presidentes dos três poderes legislativos, um pacto e o conjunto de ações e metas na segunda semana de junho, possivelmente até o dia 10.

Em reunião no Palácio da Alvorada com Jair bolsonaro, presidente da República, o anúncio foi feito à imprensa. Na reunião também estavam os presidentes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal, além do ministro da economia e o GSI (Gabinete Segurança Institucional).

O ministro Lorenzoni não deu detalhes sobre a documentação, mas disse que o país está em crise na empregabilidade e enfrenta sérias dificuldades na economia. Segundo o ministro, a reunião foi realizada com o intuito de criar uma espécie de pacto que apóie a “retomada do crescimento”.

Ele ainda foi questionado se o projeto da reforma da Previdência estaria dentro das metas desse pacto, e respondeu que é “óbvio que a reforma é uma das exigências do documento. O país está em desequilíbrio fiscal e tem um saldo negativo de mais de R$ 50 bilhões ao ano, originado na previdência atual. Todos que estavam presentes nessa reunião estão preocupados com o assunto. Uma vez que desejamos construir um novo caminho que, como mencionamos sempre, seja um portal para o equilíbrio fiscal e prosperidade do país”, disse Lorenzoni.

O ministro disse que o pacto será construído com o apoio dos Poderes da República, já que o texto foi apresentado e, praticamente, validado pelos participantes da reunião. Segundo ele, o texto inicial pertence ao presidente da Suprema Corte.Tofolli (Supremo Tribunal Federal), havia proposto uma união dos poderes com o objetivo de garantir as reformas que pudessem ser realizadas para melhorar a situação econômica do país.

Lorenzoni, diz que a reunião estabeleceu uma continuidade no diálogo e harmonia, além de relembrar os conflitos recentes entre os poderes. Ele afirmou que essa reunião deverá se repetir várias vezes para fazer com que “O diálogo entre os poderes fluam a favor das mudanças no Brasil”.