W Notícias

Saburra lingual: Tudo o que você precisa saber

A saburra lingual é algo bem comum na vida das pessoas que não mantém a higiene bucal adequada, e estão presentes devido ao acúmulo de bactérias, restos de alimentos que grudam no dorso lingual.

Ela é formada por uma camada branca que causa mau hálito, podendo atrapalhar a vida social. 

Estar mantendo uma higiene bucal frequente fazendo a limpeza da língua evitará que a saburra se acumule por muito tempo, tendo um hálito saudável. 

É importante ir de seis em seis meses a uma clínica de odontologia para avaliar a situação da saúde bucal, evitando problemas decorrentes da má higienização bucal. 

Se você quer entender do que se trata a saburra lingual, como ela deve ser prevenida, e tratamentos caso ela seja frequente, continue a leitura!

O que é saburra lingual?

A saburra lingual é uma das maiores consequências que ocorrem devido a má higienização bucal, levando ao aparecimento dessa camada branca e espessa na língua. 

Muitas pessoas têm o hábito de escovar os dentes, fazer tudo certo durante o processo de escovação, porém esquecem que a língua também deve estar inclusa, fazendo com que se acumule saburra no dorso lingual.

Ela é formada por restos de alimentos juntamente com células mortas, bactérias e leucócitos.

Pode potencializar o problema caso a pessoa tenha baixa produção de saliva. Esse problema embora seja comum, não deve ser normalizado, isso porque a presença de saburra no dorso da língua pode levar a diversas doenças bucais e halitose.

Quais as causas da saburra lingual?

Ter uma língua com a presença da saburra lingual,é um problema que pode causar diversos outros para a saúde do indivíduo. 

A saburra lingual é um sintoma causado por muitos fatores, podendo ser devido a: má higiene bucal ou alimentação inapropriada. 

Com a má higiene bucal muitas doenças podem surgir nos dentes, gengivas e na língua, e com a saburra é possível potencializar essas doenças, tendo como principal fator para se evitar uma consulta periódica em consultório dentista

Alguns fatores de riscos podem auxiliar para que esse problema ocorra, como, por exemplo: 

  • Doenças crônicas; 
  • Xerostomia (boca seca);
  • Uso de bebidas alcoólicas; 
  • Tabagismo. 

Manter maus hábitos de alimentação e fazer uso de substâncias que prejudicam o organismo potencializa o aparecimento da saburra lingual, podendo causar diversos problemas que afetam diretamente os dentes e gengivas. 

Uma das doenças bucais mais comuns devido a saburra é a cárie e a gengivite, que se não cuidadas podem agravar e passar a ser uma periodontite, tendo que buscar tratamento de um periodontista.

Quais os tratamentos? 

Um tratamento adequado para se livrar da saburra lingual é adotar medidas de higiene bucal e manter uma alimentação saudável.

Manter uma higiene bucal fazendo uso de escovas pequenas de cerdas macias para alcançar todas as extremidades dentárias juntamente com o uso de fio dental, raspador de língua fará com que a saburra lingual não surja com tanta frequência. 

Com uma boa higienização as bactérias tendem a não avançar dentro da boca, levando a um hálito, dentes e gengivas saudáveis.

Quais complicações podem surgir sem o tratamento?

Muitas complicações podem ocorrer devido ao acúmulo de saburra lingual, pois ela pode passar para os dentes e gengivas e causar o surgimento de:

  • Tártaro;
  • Cáries; 
  • Inflamações gengivais; 
  • Inflamação periodontal. 

Essas doenças bucais trazem muitos problemas à saúde do paciente, tendo que muitas vezes recorrer a um dentista 24h para aliviar sintomas de dores causadas por cárie e inflamação.

Em muitos casos de cárie pode causar uma agravamento fazendo com a inflamação dos dentes cheguem até a polpa dentária (pulpite), causando dores locais, das quais podem incomodar muito o paciente tendo que muitas vezes ter que fazer a retirada da mesma com um dentista para canal.

Em casos mais extremos das doenças periodontais, como a periodontite e a periodontite apical que é causada devido a pulpite (agravamento da cárie), pode-se surgir problemas mais graves como a endocardite bacteriana, pois as bactérias periodontais podem alcançar as artérias do coração levando um quadro grave. 

Como evitar a saburra lingual? 

Se você se cansou de sofrer com mau hálito, percebeu o quanto a escovação sem o uso de raspadores ou limpadores linguais podem ocasionar a presença da saburra na língua, saiba que para evitar é preciso fazer a higiene bucal completa.

Use fio dental, escova de dente com cerdas macias, juntamente com o antisséptico bucal e para não acumular, passe sempre um raspador de língua com cuidado para evitar o acúmulo de saburra.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.