W Notícias

Técnicas para seu e-commerce alcançar novos clientes em 2022

A internet está repleta de técnincas para e-commerce que podem ser aplicadas nos mais diversos modelos de negócio, de modo a proporcionar sucesso.

No entanto, é preciso compreender as próprias especificidades do negócio também, afinal, a aplicação das técnicas não funciona como uma fórmula mágica para todos os segmentos produtivos. 

O poder e a influência de compra por meios digitais vem ganhando força ao longo do tempo, se tornando essencial a partir dos anos 2020, em que uma pandemia de escala mundial obrigou a população a recorrer a novos formatos de consumo.

Se antes uma empresa de auditoria contábil tinha a necessidade de adotar uma presença online, mas atuava tranquilamente presencialmente, com essa imposição repentina, foi necessário migrar de forma integral, passando a vender produtos e serviços online, ao mesmo tempo em que as técnicas para e-commerce passaram a ter mais atenção. 

Dessa maneira, as estratégias voltadas para o marketing do comércio eletrônico passou a ser obrigatório para todas as empresas que desejam se destacar perante o mercado consumidor, com um planejamento sério para atingir os objetivos e melhorar a posição frente à concorrência. 

Os tipos de estratégias e técnicas para e-commerce podem variar entre empresas, mas há um foco primordial que tende em gerar mais leads, ou seja, os potenciais clientes, e convertê-los em consumidores pagantes por meio do marketing digital. 

O início de um comércio eletrônico

Se tudo isso soa bem para você, é preciso dar os primeiros passos no mundo do e-commerce, e há alguns cuidados que devem ser tomados conforme se avança no ambiente online.

  1. Escolha uma plataforma 

Há diversas plataformas de comércio eletrônico disponíveis atualmente. Cada um tem um conjunto próprio de vantagens e desvantagens, incluindo mercados especializados.

Sendo assim, é preciso que você faça sua pesquisa antes de selecionar uma plataforma definitiva, inclusive em conjunto com a consultoria de contabilidade que presta serviços para sua empresa. 

Essa pesquisa é necessária para avaliar quais as vantagens da hospedagem, quais suportes a plataforma oferece, se suporta os produtos e acessos, dentre outros fatores que permitirão fazer o negócio funcionar e ser gerenciado adequadamente.

É importante lembrar também que a transição de uma plataforma para outra pode se mostrar mais difícil após a configuração de um site, por isso a escolha acertada é tão importante desde o início.

  1. Registre seu domínio  

Se você não puder fazê-lo através da sua plataforma, será preciso adquirir um domínio da web. 

Novamente, há vários hosts da web disponíveis, portanto, avalie e compare os preços, bem como os critérios para registro, como o tempo do domínio e custo para renovação.

  1. Projete seu site  

Usando sua plataforma, projete e crie o layout básico do seu site. Você deve considerar o que está vendendo e a estética que deseja. 

Você pode decidir usar um modelo ou tema fornecido pela plataforma em vez de criar o seu próprio, apenas certifique-se de que seja consistente com sua marca. 

Seu desejo é que o site focado em e-commerce se destaque e seja reconhecível como uma consultoria empresarial de autoridade, por exemplo, assim como deve ser associado especificamente à marca da sua empresa.

  1. Publique os produtos  

Assim que seu site estiver projetado e pronto para ser publicado, certifique-se de ter imagens de produtos de alta qualidade e descrições detalhadas para postar. 

Você quer dar aos clientes de sua consultoria tributária uma ideia real do que eles receberão ao comprar seu produto ou contratar seu serviço, e dar a eles a melhor experiência possível para reforçar a imagem passada e proporcionar uma experiência de valor.

O passo seguinte é a divulgação da empresa, além dos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor. 

O que é o marketing digital para e-commerce?

Com a construção do site e-commerce em andamento, ou até mesmo finalizado, é preciso se voltar para o marketing digital, um processo para proporcionar o alcance da loja e motivar os consumidores possam comprar produtos ou contratar os serviços que são disponibilizados online. 

Isso inclui toda a jornada do cliente, desde conscientizar as pessoas sobre a marca que projeta laudo técnico de inspeção predial, se for o caso, até ganhar a confiança e realizar a venda.

Não existe uma única maneira de abordar o marketing de comércio eletrônico. Parte do sucesso como fornecedor é aprender mais sobre os compradores e adaptar as técnicas para e-commerce às especificidades de seu empreendimento e público para, então, corresponder às preferências e dessa audiência.

Mais ainda, é crucial estar com a mente aberta para ajustar o plano à medida que se obtêm novas informações.

Personalize a página inicial

Uma dica muito útil trata da personalização da página inicial, sendo uma técnica que registra o que os clientes visualizaram ou visitaram na última sessão no comércio eletrônico.

A partir desses dados é possível fazer novas sugestões de compra em cada visita, com base na experiência, bem como distribuir melhor as informações na tela inicial, direcionando os potenciais clientes de forma mais eficiente no site e funil de vendas. 

Isso pode ser uma personalização com base no comportamento anterior, como compras anteriores, ou com base em dados em tempo real, como um local ou hora.

Técnicas para e-commerce e as vantagens 

Há muitas razões pelas quais o mundo, ou pelo menos aqueles com acesso à internet, parece gravitar em direção ao comércio eletrônico. 

Como uma saída comercial, a internet pode proporcionar diversos benefícios aos negócios, como maior alcance e redução dos custos comerciais. 

Todos esses aspectos podem se somar para ter um impacto significativo no negócio como um todo.

A seguir estão técnicas para e-commerce, e as respectivas vantagens que esse tipo de negócio pode oferecer.

  1. Atraia novos clientes

O e-commerce expande o potencial de alcance, ou seja, promove mais visibilidade junto ao público de forma ampla. 

Enquanto uma loja física só pode ser conhecida por transeuntes, uma loja de comércio eletrônico pode ser acessada e visualizada por um número ilimitado de usuários da internet. 

Algumas das melhores maneiras de atrair novos clientes usando o poder da internet incluem os resultados de mecanismos de pesquisa  

Se o seu site estiver otimizado corretamente, você poderá alcançar uma enorme quantidade de novos clientes por meio de consultas e pesquisas em mecanismos como Google e Bing.

Quanto mais otimizado for o seu site, mais altos serão os resultados exibidos e mais novos clientes você poderá atrair.

  1. Estabeleça metas de compartilhamento social  

Se os clientes estão satisfeitos com seus produtos, o ambiente digital e social torna mais fácil para eles compartilharem sua satisfação com amigos e familiares.

Isso funciona da mesma forma que o boca a boca para lojas físicas, mas com a internet e as redes sociais, os consumidores podem fornecer um link direto que fala sobre a prestação de serviço de contabilidade preço diretamente para o seu site. 

Agora, outros consumidores sabem exatamente qual produto seu amigo ama e exatamente onde encontrá-lo.

  1. Esqueça as limitações geográficas

Semelhante à sua capacidade de atrair novos clientes, o e-commerce teoricamente permite vender para clientes sem limitações geográficas. 

No entanto, isso depende de até onde você está disposto a enviar um produto.

Há empresas de logística que atuam como parceiros comerciais, buscando e entregando os produtos em qualquer lugar, com os custos sendo arcados pelos próprios consumidores.

  1. Mais acessibilidade e abrangência de mercado

Ao contrário de uma loja física, a internet e, portanto, o comércio eletrônico, está aberta a todo instante. Isso torna sua loja online e seus produtos mais acessíveis aos consumidores. 

Com a expansão da internet, o e-commerce pode ser acessado a partir de qualquer lugar, ou seja, quem quer consumir não precisa gastar tempo e dinheiro viajando para onde seu negócio está localizado.

  1. A técnica de análise do cliente

O poder da técnica de análise de clientes pode ajudá-lo a refinar tudo, desde os produtos que você oferece até a estratégia de marketing que é usada para oferecer serviços contabilidade voltados para pessoas físicas ou jurídicas. 

Você pode coletar algumas informações do cliente em uma loja física, mas seria trabalhoso e potencialmente impreciso. Com o comércio eletrônico, tudo o que você precisa fazer é inserir um pedaço de código em sua marcação HTML e o restante acontece automaticamente. 

Aqui estão alguns exemplos de informações que a análise do cliente pode fornecer:

  • Dados demográficos;
  • Fonte de referência;
  • Hora da compra;
  • Produtos compartilhados;
  • Produtos comprados;
  • Produtos visualizados;
  • Tempo gasto no local.

Todos esses dados podem ser analisados ​​para ajudá-lo a tomar decisões sobre seu negócio online.

  1. Possibilidade de automação e descontos

O e-commerce permite automatizar descontos e vendas. Você pode definir códigos de desconto no back end do seu site e criar expirações para eles. Isso mitiga a possibilidade de aceitar por engano um cupom vencido.

Você também pode notificar imediatamente os clientes sobre quaisquer vendas diretamente no site. Cada produto é identificado, sem a necessidade de trabalho manual, como ocorre em lojas físicas, agilizando todo o processo de venda e controle de estoque.

  1. Manutenção de custos mais baixos

Em geral, um e-commerce tem custos operacionais menores do que uma loja física. Você não terá os custos indiretos de imóveis e os custos associados à manutenção de um local físico. 

Além disso, o estoque de vending machines pode ser automatizado com um sistema de gerenciamento baseado na web, o que ajuda a diminuir os custos de estoque.

Também é possível empregar um número menor de pessoas, pois não há um espaço físico que precisa de gerenciamento dentro do horário de funcionamento.

Normalmente, as pequenas lojas físicas terão pelo menos duas pessoas na equipe que precisam receber salário e demais taxas e impostos. 

Em teoria, um pequeno e-commerce poderia ser gerenciado por uma única pessoa, provavelmente o proprietário da empresa, por apenas algumas horas por dia.

Conclusão

Não há dúvida de que os diferentes modelos de e-commerce continuarão a crescer. De acordo com todas as estatísticas, o comércio eletrônico está se tornando mais popular em todo o mundo.

As principais razões para isso são a tendência crescente de educação digital da população mundial, além do desenvolvimento de tecnologias e maior inserção do público nesses canais.

O importante é lembrar a tendência crescente de aplicativos móveis e, assim, aproveitar todos os benefícios do mundo do varejo mobile.

Novas tecnologias, recursos e consumidores digitais estão crescendo continuamente, então pode-se dizer que o e-commerce tem um futuro promissor.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.