W Notícias

Tipos de tratores: conheça os principais e suas funções

Os tratores são máquinas usadas com o objetivo de puxar, fazer o transporte e, ainda, conseguir rebocar objetos que são de difícil movimentação e que possuem um peso elevado.

Entender os tipos de tratores existentes do mercado é fundamental para poder escolher aquele que melhor atende a sua necessidade.

Por isso, vamos listar e falar a respeito de tratores industriais, tratores de esteira e outros tipos de tratores. Confira!

Tipos de tratores

tipo de trator

Abaixo, vamos listar os tipos de tratores mais comuns. Mas ainda vamos pontuar ainda as características deles.  

  • Tratores isométricos/isodiamétricos: ele tem um centro de gravidade menor e menor altura se comparado aos tratores convencionais. Esse modelo apresenta limitação de altura ou de declividade.
  • Guincho: este modelo conta com um cabo de aço que está disposto em seu carretel estacionário. Suas caixas de engrenagens permitem que a reversão e a velocidade variem.
  • Trator de Pneus: têm potências diferentes. Normalmente o combustível usado é o óleo diesel e tem em torno de 3 e 4 rodas. Ele é bem comum na agricultura.
  • Trator Semi-Esteiras: as esteiras aparecem sob as rodas traseiras.
  • Trator de esteiras: aqui, a máquina não tem pneus, mas esteiras. Tal característica faz com que os tratores de esteira apresentem maior aderência e o peso dele seja dividido. O modelo é muito usado na agricultura, em obras rodoviárias e na construção civil.
  • Tratores industriais: como o próprio nome sugere, esses tratores industriais são comuns dentro do parque que compõem as  indústrias. Eles possuem: chassi articulado, rodas e esteiras.

Tração

Entre os tipos de tratores que exigem maior tração estão aqueles que são utilizados como implementos de preparo do local em que será realizado o plantio. Por outro lado, os tratores como onde outros implementos são empregados como é o caso dos pulverizadores, eles vão exigir uma potência de tração menor.

Com essas características, é preciso considerar que a relação que existe entre a potência do motor do trator é que vai apontar o quanto será necessário para que haja a tração dos equipamentos.

Quando os tratores são usados na área agrícola, é fundamental que a tração aconteça e que a patinagem diminua. Para isso, será preciso que o trator ganhe peso a fim de estabelecer uma relação entre potência e peso. Essa relação recebe o nome de lastro.

Quando essa relação é realizada de forma correta, ela atua levando benefícios, pois o solo é menos compactado, o consumo de combustível diminui, mas o rendimento do trabalho aumenta.

Para isso, no entanto, é fundamental que o lastro tenha equilíbrio na hora de distribuir o peso adicional que será colocado no trator e esse peso pode ser líquido ou sólido.

Tipos de acessórios: parabrisa, vidro da porta

Conhecer os tipos de acessórios que fazem parte de um trator também é necessário para saber identificar quando alguma situação acontece.

O parabrisa e o vidro da porta são duas áreas que merecem atenção. Isso é necessário, porque o vidro é o responsável por garantir a segurança do operador. Sendo assim, ele precisa estar sempre em boas condições, pois ele está sujeito a sofrer diferentes impactos, dependendo da situação onde o trator é usado.

Além desses acessórios que impactam diretamente na segurança do operador. Existem ainda outros itens que merecem atenção para o bom funcionamento dos diferentes tipos de trator que são:

  • Bombas Hidráulicas
  • Buchas
  • Tensores e unhas
  • Silenciosos
  • Sapatas
  • Roletes
  • Rolamentos
  • Peças que fazem parte do motor
  • Rodas
  • Parafusos e porcas
  • Lâminas

Tipos de tratores New Holland Construction

Os tratores que são fabricados pela New Holland Construction são bem avaliados no mercado. Para te auxiliar na escolha entre os tipos de tratores, vamos pontuar algumas características.

  • D180C: entre os tratores de esteiras, este é o primeiro com capacidade que supera as 20 toneladas. Fabricado no Brasil, ele tem uma transmissão hidrostática marcada pela tecnologia. As inspeções e montagens são mais simples, porque ele é modular e o chassi monobloco.
tratores New Holland Construction D180C
  • D140B: as atividades desenvolvidas por esse modelo apresentam maior precisão, porque as esteiras são extra longas. Como conta com a transmissão hidrostática, o seu desempenho fica ainda melhor em trabalhos que são classificados como mais pesados.

O operador tem uma boa visibilidade da cabine, pois os vidros para tratores instalados são amplos, o que significa maior segurança no trabalho.

  • D150B: este modelo é um trator que tem uma tração mais forte se comparado ao modelo D140B.
TIPO DE TRATOR D 150 B

Independentemente dos modelos de tratores que são usados nas mais variadas situações, é fundamental que eles recebam toda a manutenção para que ele funcione de maneira adequada, atendendo assim a ação para a qual ele se destina.

Portanto, efetuar a manutenção preventiva de forma constante é necessário, pois ela é que vai assegurar que a máquina não sofra com problemas mais graves. Logo, gerando assim mais custo para o proprietário, pois além do custo com o conserto, o equipamento ficará parado.