W Notícias

Como o tráfego pago de visitas ao site e o SEO podem andar juntos?

Como o Google Ads( tráfego pago), o Facebook Ads e os Posts impulsionados no Instagram poderão andar de mãos dadas com os mecanismos de buscas dos sites( SEO) para alavancar as vendas online?

Parece haver uma disputa entre quem é melhor; Profissionais de Google Ads e mídias pagas x profissionais de SEO que são os otimizadores de sites nas buscas orgânicas no Google( tráfego grátis). Antes de mais nada é sempre bom lembrar que o SEO não é grátis apesar de não se investir dinheiro( a princípio),  pois o que se investe em SEO é tempo, e muito tempo, e tempo de qualidade para aprender técnicas que vão ajudar seu site a ficar bem posicionado no Google.

Um breve resumo sobre o Google Ads.

Google Ads, ou google adwords como se falava antigamente, é a publicidade do Google onde você contrata um profissional para montar suas campanhas de vendas pela Internet ou você aprende sozinho e o faz. A princípio, é bom começar a fazer a campanha somente no modo ” rede de pesquisa”, que é quando o usuário tem intenção de fazer uma compra, digita no Google, e as 3 ou 4 primeiras posições no google vem com a palavra ” Anúncio” ao lado.  Isso quer dizer que o Google está colocando essas 3 ou 4 empresas nas primeiras posições para que possíveis interessados cliquem no site dessas empresas e se tornem clientes.

Portanto as primeiras posições sempre serão para quem paga 

Então daremos um exemplo de uma frase super específica, digitada por quem certamente tem interesse em adquirir um serviço de otimização de site:

 Empresa que otimiza site para o google

Se alguém pesquisa essa frase no google ” Empresa que otimiza site para o google” certamente está super interessada em otimizar seu próprio site a fim de vender mais pela internet.  Já se a pessoa digitar algo do tipo:

Otimizar um site faz diferença para ser encontrado no google?

Percebe que a primeira pesquisa demonstra claramente interesse de compra em otimizar um site, ao passo que a segunda busca demonstra claramente alguém que tem curiosidade em saber se de fato é bom otimizar um site? Ou seja, na primeira pesquisa a intenção de compras é alta, já na segunda a pessoa ainda está buscando conhecimento.

Se o Google prioriza quem paga para estar nas primeiras posições, por que então otimizar o site se ficar na quinta posição para baixo?

Uma das grandes diferenças da otimização de site é pela quantidade de palavras chaves que seu site pode ficar nas primeiras posições nas buscas orgânicas, e principalmente pelo fato das buscas orgânicas permitirem frases longas, ao passo que a rede de pesquisa do Google aceita mais as frases curtas. Vamos a outro exemplo:

Será que vale a pena contratar uma empresa para que meus funcionários cheguem ao trabalho com ônibus fretado?

Uma frase longa como essa o Google Ads( pesquisa paga) provavelmente não aceitaria para mostrar ao usuário, e priorizaria uma frase mais curta e objetiva como:

Fretamento de ônibus para empresa em SP

O SEO, ou melhor, o trabalho de otimização de sites aceitaria a primeira frase que é chamada de ” cauda longa” ou long tail, ao passo que o Google ads não aceitaria.  Inclusive muitas empresas têm seu próprio blog onde podem fazer posts mostrando mais sobre seu trabalho. Nesse caso, digamos que a empresa de fretamento de ônibus para empresa em SP tivesse um blog e colocasse o título de um Post Será que vale a pena eu contratar uma empresa para que meus funcionários cheguem ao trabalho com ônibus fretado?  Ela provavelmente apareceria nas primeiras posições do Google sem ter investido dinheiro( apenas investindo tempo e conhecimento).

Como seu concorrente pode se beneficiar da otimização do seu site?

Isso mesmo que você leu. Pode parecer estranho você otimizar todo o seu site e de repente seu concorrente se aproveitar disso e vamos explicar como.

Digamos que você faça um excelente trabalho de SEO e seu site fique nas primeiras posições do Google para vários termos de busca. Entretanto, você não investe em mídia paga mas seu concorrente investe. Veja o que pode lhe ser prejudicial.

Digamos que você tenha um Atelier de Costuras em Sp especializado em ajustes de roupas e para vários termos de pesquisa você esteja bem posicionado, como por exemplo Ajustar terno em Sp, consertos e reformas de roupas sp etc. De repente você até paga na Rede de Pesquisa do Google e fica em primeiro lugar.   Caso a pessoa interessada se torne cliente do seu ateliê de costuras, ótimo. Todavia, nós sabemos que boa parte das pessoas não efetuam uma compra imediatamente.

Então a pessoa entrou no seu site, olhou, gostou ou não gostou e saiu do site sem entrar em contato.  Qual a probabilidade dessa pessoa voltar novamente em seu site e adquirir seus serviços? Isso depende muito, mas pode não voltar.

Agora digamos que seu concorrente que também faça ajuste de roupas tenha campanhas pagas no Facebook Ads e no Instagram. Sabe o que irá acontecer? Essas 2 plataformas vão ver que os interessados em ajustes de roupas, consertos de roupas estão fazendo pesquisas e começarão a disparar propagandas nas redes sociais do celular dela, e também nas redes de pesquisas e blog.  São as campanhas da rede de display.

Então imagina você ter investido somente em otimização de sites e seu concorrente ter investido em outras campanhas e ele ganhar aquele cliente que a princípio teria entrado em seu site?  Difícil né?

Anúncio na Rede de display( branding) não é custo, é investimento.

Todo propagandista e profissional de Mídias sociais ama dizer essa frase e realmente ela tem uma boa dose de verdade. Contudo, para a emissora do seu cartão de crédito, será um gasto que você terá de pagar, quer seja investimento, quer seja despesa, quer seja branding ou desperdício.  Você terá de pagar e ponto final!!! Portanto é uma decisão que caberá somente à você Gestor de Empresa ver o que vale a pena investir em marketing digital.

Campanhas Inteligentes do Google.

O Google e as mídias digitais num modo geral estão cada vez mais utilizando da Inteligência artificial para rodar as campanhas, e se você tiver o Remarketing do Google cadastrado em seu site ele( o google) terá acesso aos visitantes que não concluíram a compra dos seus produtos e serviços e ficará enviando banners de propaganda afim de instigar esse visitante a voltar ao seu site e se tornar seu cliente. É uma estratégia excelente( mas lembre-se que isso terá um custo).

Marketing da pirâmide invertida.

O Marketing Da Piramide Invertida

Observe que na primeira pirâmide os Leads são vários contatos desconhecidos aparentemente interessados em seu produto ou serviço. Na segunda camada muitos desses interessados abandonaram o processo de entrar em contato via whatsapp, via telefone , ou deixar os dados. E no final, somente 1 ou poucos se tornaram clientes.

Se nesse processo todo você teve poucos clientes, provavelmente sua empresa não tenha tido lucro, ou o lucro tenha sido pequeno após você pagar por todo o custo de marketing, funcionários, aluguéis etc.  Então onde fica o lucro nisso tudo?

O lucro está na RECORRÊNCIA.

A recorrência de cliente é quando o cliente volta a comprar produtos ou serviços da sua empresa e pode ser ilustrada na pirâmide amarela, que é quando o cliente vai comprando mais e mais, e a partir do momento que você fidelizou seu cliente e ele passou a comprar da sua empresa, você não terá mais gasto de publicidade com ele.  Portanto controle todas as verbas de publicidade e também de entrada de capital para fazer comparativos e ver se está valendo a pena investir nas campanhas, e se as campanhas estão convertendo com alta, média ou baixa performance.

Se a sua empresa investe e apenas consegue pagar o investimento de mídias patrocinadas é sinal que a campanha está fraca.  Se der algum lucro razoável, as campanhas estão boas. Agora se valer muito a pena é sinal que as campanhas estão excelentes, e com muito estudo e prudência de repente vale a pena você investir um pouco mais.

” É muito bom ter clientes novos, mas ter clientes recorrentes é a melhor coisa do mundo”.

Diversas empresas investem alto para adquirir mais e mais clientes novos, só que muitas vezes não faz um bom trabalho de retenção de clientes para que esses clientes retornem, e aí a empresa fica cada vez mais dependente de clientes novos e isso pode ser um sinal de uma falência à frente.

Bem, o tema abrange muito mais assunto e mais pra frente falaremos sobre outros pontos. Então por favor deixe aqui sua opinião sobre esse Post pois seu comentário é de extrema importância para seguirmos adiante.