W Notícias

Turismo náutico avança junto a tecnologias de navegação

O turismo náutico é um dos tipos de turismo que mais tem crescido nos últimos anos. Tanto no Brasil quanto no mundo, esse modelo de turismo tem se expandido bastante com o acesso cada vez mais frequente de visitantes em marinas e portos. 

Isso porque o acesso a embarcações está cada vez mais fácil. Mesmo quem não tem um barco ou lancha pode realizar passeios em alto mar alugando esse tipo de embarcação. É por isso que o turismo voltado para esportes aquáticos e passeios sobre as águas tem avançado tanto. 

Como funciona o turismo náutico?

Para entender a expansão desse mercado é fundamental voltar ao início das viagens marítimas. Logo que as embarcações foram criadas, o turismo náutico passou a existir, mesmo que de forma discreta. Na época, as viagens entre regiões do mundo que ocorriam por meio da água já eram um tipo de turismo.

Isso porque, diferente da maioria dos meios de transporte, os navios, barcos e lanchas são considerados recreativos. Por isso, apenas o passeio nesses meios de transporte já é visto como turismo náutico. 

Hoje em dia esse tipo de turismo não se limita às viagens por mar e aos cruzeiros marítimos. O turismo náutico evoluiu a ponto de existir esportes aquáticos, embarcações menores para passeios recreativos em família ou com amigos, barcos específicos para pesca, além de outras formas de ter experiências diferentes sobre as águas.

Turismo náutico no Brasil

No Brasil o setor de turismo náutico tem avançado nas cidades portuárias do país. Cidades como Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ilha Grande, Fernando de Noronha, Fortaleza, João Pessoa, Paraty, Natal, Rio de Janeiro e Recife, são conhecidas pelo turismo náutico. 

Nessas regiões é comum encontrar marinas e portos com serviços especializados para quem já possui uma embarcação e para aqueles que desejam alugar uma. Um exemplo disso é a Marina Imperial, uma marina localizada em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. 

Essa marina oferece serviços especializados em embarcações e também possui vários modelos de lanchas para quem pretende alugar um barco para passeio. Segundo a marina, muitas tecnologias facilitam as atividades de navegação, por isso, hoje em dia é cada vez mais comum ver pessoas se aventurando com uma embarcação. 

Em várias regiões do país esse tipo de turismo possui ainda trajetos específicos para quem pretende realizar um passeio sustentável e explorar o ecoturismo em passeios ao mar ou em águas fluviais. 

Na cidade de Caraguatatuba, por exemplo, o Rio Juqueriquerê é uma grande atração para quem gosta de belezas naturais. A Marina Imperial, que fica nas margens do Rio Juqueriquerê, destaca que a passagem do rio para o mar é facilitada e isso contribui para que os visitantes da região possam conhecer muitas belezas naturais em Caraguatatuba. 

Quais as tecnologias que facilitaram as atividades de navegação?

Todo esse crescimento que podemos observar no turismo náutico só foi possível por causa dos avanços tecnológicos. São muitas as tecnologias que facilitam as atividades de navegação, sobretudo os sistemas de navegação com computador a bordo, piloto automático, sonar, entre outros. 

Isso tudo possibilitou viagens marítimas mais seguras, além de dar autonomia para aqueles que pretendem viver a experiência de navegar. As embarcações com piloto automático são um exemplo de avanço tecnológico que permite uma navegação mais fácil. 

Muito se fala sobre qual a relação entre as grandes navegações e a tecnologia, mas é certo que a tecnologia beneficiou o avanço nas navegações marítimas e ainda continua beneficiando o turismo náutico. 

A Marina Imperial destaca que as embarcações voltadas para o turismo náutico como lanchas, veleiros, barcos de pesca e jet ski, já possuem tecnologias inovadoras que facilitam a navegação. Essas tecnologias dão a autonomia que o navegante precisa para ter uma grande aventura em alto mar. 

É claro que nenhuma tecnologia dispensa as noções básicas de navegação que são aprendidas no curso preparatório para quem pretende navegar. Mas essas tecnologias tornam a navegação mais simples, fácil e até prazerosa. As embarcações mais tecnológicas ainda permitem que o navegante possa vivenciar a experiência de estar em uma embarcação, sem ter que ficar o tempo todo vigiando o timão e acompanhando o trajeto. 

Embarcações tecnológicas e voltadas para experiências em família, com amigos ou a dois, você encontra na Marina Imperial. Lá você também encontra serviços especializados em embarcações, caso você já tenha uma. Por isso, se você pretende passear de barco em Caraguatatuba não pode deixar de conhecer essa marina.