W Notícias

Yoga para ansiedade: descubra quais os benefícios

Você já se perguntou como seria a vida sem preocupações? Será que podemos ter uma vida plena mesmo com os desafios diários e tudo isso sem estresse? 

Respirar calmamente, relaxar e resolver com leveza nossa rotina diária. Existem maneiras de aliviar a ansiedade e aliviar seus sintomas. As mais populares são spas, meditação e yoga.

Praticar Yoga é uma maneira de viver um estilo de vida menos agitado e mais concentrado no agora.

Sabemos que lidar com esses momentos complexos de ansiedade não é fácil, e não é raro encontrar pessoas que sofrem com o problema. Não é à toa que a ansiedade é considerada como o mal do século XXI. 

Entretanto, através do Yoga, é possível limitar e controlar os sintomas. Através da prática é possível modular a interação entre os sistemas nervosos simpático e parassimpático, alterando profundamente nossos padrões respiratórios e, consequentemente, o curso de nossas emoções e sensações. 

Além disso, a filosofia de praticar yoga, misturada com postura, converte nossa imagem de mundo e vê a ansiedade com outros olhos.

O que é ansiedade?

Compreender nossos sentimentos, assim como o autoconhecimento, é o primeiro passo para o alívio, uma sensação de paz. 

Antes de imaginar como a prática e a filosofia do yoga podem deixar sua rotina mais tranquila, é fundamental saber o que é a ansiedade e quais são as causas desses sentimentos desagradáveis. 

A ansiedade aparece quando não estamos habitando no momento presente. Está fortemente ligado a pensamentos futuros e eventos que podem acontecer, normalmente eventos complicados. 

E quando criamos diferentes narrativas e cenários em nossas cabeças, a ansiedade aparece e nos sobrecarrega. Não apenas nossos pensamentos, mas também afeta tudo ao nosso redor.

Por isso, vale a pena conferir antes de prosseguir: é fundamental buscar a ajuda de um especialista para lidar com esse problema. 

Não queremos mostrar aqui que sua ansiedade simplesmente desaparecerá quando você começar a praticar Yoga. Essa prática aparece como aliada no alívio dos sintomas. Entretanto, não é uma solução definitiva.

Para entender qual é esse problema, é preciso imaginar que a ansiedade é uma inquietação causada pelo excesso de energia que precisa ser drenada da forma correta. 

Esse sentimento o forçará a lidar mentalmente com inquietações intensas, excessivas e persistentes, além de começar a recear situações cotidianas. Fisicamente, sua frequência cardíaca é alta, sua respiração é rápida, você sua e se sente cansado.

A síndrome do pensamento acelerado é caracterizada por grande dificuldade em relaxar a mente, organizar e apaziguar os pensamentos. Além disso, a pessoa ansiosa busca incansavelmente estímulos e novas informações.

Pesquisas já mostraram que o Brasil tem o maior índice de transtorno de ansiedade do mundo. Com toda essa complexidade da doença a mencionada ajuda profissional se faz necessária para entender cada caso individual. No entanto, praticar ioga pode ajudar a aliviar os sintomas.

Praticando a Yoga contra a ansiedade

Yoga para ansiedade pode ser a solução que você procura para reduzir ou controlar os sintomas. 

O estresse sempre foi um dos fatores responsáveis ​​por fazer essas pessoas se interessarem pelo Yoga, inserindo toda a filosofia em suas vidas e sentindo o poder de transferir tudo do tapete para a vida.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), em 1970 a Organização Mundial da saúde estabeleceu um programa de medicina tradicional para incentivar os países a integrarem terapias naturais em seus sistemas de saúde.

Entre esses métodos de tratamento está o yoga, e como o instituto o chama. 

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) visam promover uma nova cultura de cuidado. Fortalece a conexão entre o terapeuta e o paciente. Energize a pessoa e seu protagonista em uma jornada de cura. 

Vale ressaltar que a função dessas terapias não é substituir um tratamento tradicional, mas complementá-lo.

Conclusão

O Yoga traz muitos benefícios na vida de seus praticantes e também ajuda a controlar e aliviar a ansiedade. Principalmente quando a prática é aliada à filosofia.

No Yoga, é possível aprender a focar no aqui e agora, controlar a respiração e os pensamentos. 

Para que você possa aliviar sua ansiedade, amenizá-la, abraçá-la, não no sentido de mantê-la em sua vida, mas reconhecer sua dor e saber lidar melhor com ela. 

Você conhece essa sensação de acordar e saber que não vai conseguir dar conta de tudo que tem que fazer durante o dia? Ou o dia não tem horas suficientes? O sono é muitas vezes difícil. E a insônia piorou tudo. 

A prática que não só permanece no tatame em que você realiza as colocações de Yoga, mas também ao longo de sua vida, através da filosofia, tem o poder de atenuar essas situações e trazer mais paz em sua vida.

Portanto, a yoga para ansiedade pode ser uma ótima solução para cochilar melhor, ter uma rotina mais calma e lidar com suas responsabilidades sem muito estresse e esgotamento.