W Notícias

Como saber quando trocar a suspensão do seu carro

Todo motorista precisa aprender como saber quando trocar a suspensão do seu carro. Afinal de contas, esse é um dos sistemas mais importantes do automóvel, não só para garantir o conforto na hora de dirigir, mas também para precaver outros sistemas do veículo de danos que possam ocorrer ao passar por lombadas ou outros obstáculos. É claro que não pensamos muito nisso quando estamos procurando por carros novos em Karvi e outras plataformas, mas é algo a ter em mente.

Normalmente, já sabemos bastante sobre quando trocar outras peças do carro. Por exemplo, os pneus devem ser trocados sempre que o desgaste deles chegar até a marca mínima que fica gravada dentro dos sulcos da peça (que mede 1,6mm, o mínimo exigido pela lei). É fácil de acompanhar o desgaste da peça, já que ela é majoritariamente visual. Mas e com a suspensão? É mais difícil, não é mesmo?

Se você quer aprender como saber quando trocar a suspensão do seu carro, siga a leitura abaixo e aprenda alguns sinais importantes a observar!

Como saber quando trocar a suspensão do seu carro?

Você comprou um novo automóvel e está se divertindo com ele. No entanto, bate aquela dúvida: como saber quando trocar a suspensão do seu carro? A resposta exata estará, sempre, no Manual do Proprietário.

Esse documento guarda todas as informações básicas sobre o seu veículo. Tudo que você precisa saber está lá: quais as dimensões das rodas, qual a calibração dos pneus e muito mais. Claro, também está lá a informação sobre a vida útil da suspensão do automóvel. Portanto, basta pegar a informação e ler.

No entanto, existem alguns detalhes importantes a ter em mente. Em primeiro lugar, a suspensão é uma peça muito única, pois não conta com um padrão de desgaste igual ao de outros automóveis. Na verdade, ela se desgasta de maneira muito variável porque depende tanto dos hábitos de direção do motorista, quanto do terreno em que o carro está, além da qualidade dos pneus também. Assim, uma suspensão em dois carros diferentes terá desgastes distintos por causa desses elementos.

Portanto, o ideal é que você faça uma revisão da sua suspensão a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano de uso, o que vier primeiro. Considerando que a média de rodagem no Brasil é de 20 mil quilômetros por ano, provavelmente você revisará uma vez por semestre.

Além desse cuidado, é importante ficar de olho em alguns “sintomas” que a suspensão pode dar quando chega no fim da sua vida útil. São eles:

  • pneus estão com desgastes irregulares (algumas partes das bandas de rodagem estão com mais desgaste que outras);
  • vazamentos dos amortecedores deixam manchas de óleo no chão, embaixo do carro;
  • pancadas e ruídos ao passar por lombadas;
  • carro “pula” ao andar, com movimentos na carroceria;
  • a frenagem fica menos eficiente, levando mais tempo até o pisar no pedal e o carro parar de rodar.

Se um ou mais desses sintomas aparecerem, é hora de levar o automóvel para a oficina e fazer a troca da peça.

O que acontece se você não trocar a suspensão?

Se você não não fizer a revisão da suspensão do carro no período correto, poderá prejudicar não só a sua experiência ao dirigir, como também a sua segurança. Pois é: a suspensão tem um papel vital para manter o motorista e os passageiros seguros dentro do automóvel.

Um exemplo clássico disso é o fato do sistema ajudar a garantir a estabilidade do automóvel nas curvas. Quando o veículo tem problemas nos amortecedores, ele fica mais instável, balança mais e fica mais solto, especialmente na hora de fazer uma curva. Na prática, isso aumenta os riscos de acidente.

O mesmo vale para o desgaste acentuado nos pneus. Com a banda de rodagem mais desgastada, o pneu perde aderência na pista, especialmente durante a chuva, o que aumenta o risco de aquaplanagem. Por consequência, acidentes são mais prováveis de acontecer.

O que aumenta o desgaste na suspensão?

A suspensão se desgasta normalmente conforme o uso. No entanto, ela pode se desgastar acima da média dependendo dos hábitos do motorista.

Por exemplo, quanto mais você exigir dela (passando com velocidade por cima de obstáculos, por exemplo), mais ela se desgastará. Se os pneus não estiverem bem calibrados ou balanceados, mais ela será usada (e maior o desgaste também).

Pronto! Agora que você já viu como saber quando trocar a suspensão do seu carro, já pode colocar esse conhecimento em prática e controlar melhor o desgaste da sua suspensão. Como vimos, o ideal é fazer uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano (o que vier antes) para poder identificar elementos de desgaste antes que problemas comecem a aparecer. Assim, você pode cuidar melhor do seu automóvel.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como cuidar melhor dos veículos deles!