W Notícias

Conteúdo duplicado: mitos e fatos sobre que afetam o seu SEO

Você sabe o que vem a ser um conteúdo duplicado? De uma forma semelhante, saberia ainda nos dizer o que, de fato, apresenta-se como sendo ou não uma verdade sobre este tema em específico?

Independentemente do segmento no qual uma empresa se proponha a atuar, seja no sentido de venda de ração ou mesmo confecção de avisos de segurança nos padrões GHS, temos que as mesmas necessitam sempre produzir materiais que sejam capazes de despertar o interesse na aquisição de seus produtos ou serviços por parte de seus potenciais clientes.

Mas, afinal, o que pode ou não realmente ser entendido como fato concreto sobre este tema? Pensando, então, em como responder a este e outros tipos de questionamentos, vamos com este post em especial listar algumas informações que dizem respeito a esta temática.

Conteúdo duplicado: o que significa e como o mesmo pode afetar o SEO de seu negócio?

Por definição, podemos entender o conteúdo duplicado como sendo um tipo especial de material que, por sua vez, tem a sua íntegra publicada em determinados locais dentro do ambiente virtual e online, dando a entender principalmente a questão da duplicidade de informações.

Neste sentido, podemos dizer ainda que esta mesma ocorrência de duplicidade acaba afetando diretamente as empresas que se enquadram nesta situação. Isso ocorre porque temos que para tal ação, existem certas punições que são aplicadas aos sites com este conteúdo em duplicidade por parte dos mecanismos de busca online tais como, por exemplo, o Google.

Conteúdo duplicado: principais mitos sobre sua presença no ambiente online

Infelizmente, assim como muitos outros temas relacionados com o ambiente dos negócios virtuais, o tema de conteúdo duplicado acaba por “sofrer” com várias inverdades que o circundam.

No entanto, buscando esclarecer suas dúvidas sobre estes temas, vamos citar agora uma pequena lista com as principais inverdades e mitos deste tema. São estas:

Impacto direto nos rankings de acesso

Mesmo se tratando de uma situação que precisa ser evitada, a mesma não impacta tanto nesta questão de posicionamento. Isso porque existem critérios específicos para avaliação de autenticidade e inovação de conteúdos.

Penalizações irrestritas

O fato de se afirmar que todo conteúdo duplicado necessariamente será penalizado não pode ser considerado como sendo uma verdade. Isso porque leva-se em consideração fatores tais como, por exemplo, a intenção ou comportamento do detentor dos direitos dos mesmos.

Danos a um determinado site

O fato da existência de conteúdos duplicados, por assim dizer, não afetará de forma contundente o seu site, haja vista a situação do fraco posicionamento que os mesmos ocupam dentro das principais plataformas e mecanismos de pesquisas virtuais.

Perda de eficiência em republicações

A ação de dizer que republicações, principalmente sob o formato de guest posts são extremamente prejudiciais ao seu site parece um tanto quanto equivocada. Isso porque temos de considerar a realidade da necessidade e do alcance de cada conteúdo em particular.

Reconhecimento da fonte original do conteúdo

Infelizmente, muitos são os casos em que não se consegue identificar o autor da fraude relacionada com o plágio de seu conteúdo.

Conteúdo duplicado: principais verdades sobre sua presença no ambiente online

Por um outro lado, não podemos deixar de destacar o fato de que o tema de conteúdo duplicado também é capaz de trazer consigo algumas verdades, tanto positivas quanto negativas ao seu respeito.

Sendo assim, tendo em vista a importância da discussão e da ampliação do conhecimento referente a este assunto, vamos agora abordar as principais verdades associadas ao mesmo. São estas:

Utilização de recursos específicos

O uso de recursos tais como os redirecionamentos mostra-se como um importante aliado na luta contra duplicações de conteúdos.

Impacto direto na autoridade de seu site

Os conteúdos em duplicidade são capazes de afetar a autoridade do seu site, tendo em vista o fato de que em casos como este, busca-se a melhor opção para ser ofertada aos consumidores do mesmo.

Geração de diversos tipos de transtornos

Os conteúdos em duplicidade podem, também, causar problemas tais como o reconhecimento de seu link, por exemplo.

Busca pela redução de assuntos amplamente conhecidos

Assuntos que se mostram como sendo amplamente conhecidos justamente por sua formalidade precisam, de certa forma, serem evitados.

Compreenda bem o seu CMS para diferenciar seu site

Tenha plena ciência e entendimento sobre o sistema que gerencia os seus conteúdos, pois, com o seu auxílio, será muito mais fácil detectar problemas de duplicidade.

Conteúdo duplicado: considerações finais

Assim como pode ser percebido no decorrer desta leitura, vimos que a questão da duplicidade de conteúdo, seja ele destinado a informações sobre como economizar energia elétrica ou mesmo qualquer outro tema pertinente à realidade de cada pessoa, mostra-se como sendo capaz de afetar muitos aspectos de uma empresa virtual, entre elas o impacto direto na qualidade de seu SEO.

A partir disso, então, tomando como referência as informações que buscamos repassar neste material, vimos também que precisamos ter um certo cuidado ao avaliarmos o que, de fato, pode ser diretamente associado com este problema em questão.

Por fim, esperamos de um modo sincero e direto que, com este post, você também tenha sido capaz de compreender mais sobre este tema. Do mesmo modo, esperamos também que, ao saber mais sobre as verdades e mentiras sobre esta temática, você consiga filtrar bem as informações que são comumente relacionadas a duplicidade de conteúdo.