W Notícias

O Orkut vai voltar? Porque ele foi reativado?

O site oficial da rede social dos anos 2000 é reativado e gera empolgação entre antigos usuários.

O Orkut foi reativado em 28 de abril de 2022. A rede social que já foi a queridinha dos brasileiros prometeu retorno na sua página oficial, que foi encerrada em setembro de 2014. A plataforma era muito popular por causa de suas comunidades, inovando as conexões sociais.

A ideia de trazer uma diversidade de vozes no mesmo espaço atraiu mais de 300 milhões de usuários, tudo isso durante 10 anos de existência.

O fundador da plataforma e engenheiro de software da Google, Orkut Buyukkokten, cita em mensagem na página do Orkut que trouxe o site para todas as pessoas e que está construindo algo novo.

“O mundo precisa de mais bondade do que nunca”, diz o texto do Orkut, colocando-se contra o ódio gratuito e cyberbullying. “Nossas opções de encontrar conexões reais estão cada vez menores”.

Durante o final de 2011, perdendo usuários para o Facebook (que estava no seu auge de estreia), o Orkut começou a ser deixado em segundo plano. 

Ao ser reativado, a retomada recente do Orkut surpreendeu muitos antigos usuários e gerou expectativas. Surgirá uma nova rede social?

Muito querido, principalmente no Brasil, o site promete manter as relações mais próximas possíveis, tornando-se um ambiente acolhedor e de confiança. O comunicado cita que a maior rede social é a que enriquece nossa vida e nossos momentos.

Na mesma semana do anúncio do Orkut, o bilionário Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões de dólares.

Antigas ferramentas do Orkut

O Orkut possuía várias ferramentas que se destacavam e eram adoradas pelos usuários.

As comunidades reuniam grupos de pessoas com o mesmo gosto, hábito ou hobby e promovia diálogos e interação entre elas.

Lembra dos recados (scraps)? Com eles, as pessoas podiam adicionar  uma mensagem pública ou privada no perfil de um amigo. As correntes eram um sucesso nos perfis, recados compartilhados que costumavam ter humor, letras de músicas e outros conteúdos.

Era comum prestar depoimentos, homenagens e declarações aos seus amigos mais próximos. Essa ferramenta era muito utilizada, assim como os atributos que permitiam avaliar seus amigos com qualidades de forma anônima.

O fundador da página encerra a mensagem na rede social com um “vejo vocês em breve”, divulgando que o Orkut vai voltar.

A página foi reativada, mas ainda não é possível fazer login. Muito menos resgatar ou ter acesso aos conteúdos antigos. 

Fique por dentro das novidades sobre as redes sociais, aplicativos e mais!