W Notícias

Gato de luz: O que é e como funciona. É ilegal?

Gato de luz é um procedimento ilegal que cresceu com o passar dos anos, principalmente nas periferias, onde as pessoas não possuem condições de pagar os altos preços de energia.

Então, nesse círculo vicioso, esses infratores se tornam mais comuns a cada dia e isso faz com que o valor da conta de energia do brasileiro aumente.

Preparamos esse conteúdo para conscientizar as pessoas sobre essa prática e mostrar as consequências que esse ato ilegal pode trazer tanto para a população quanto os infratores.

O que é gato de luz?

Gato de luz é uma expressão popular sobre roubo de energia. Ele ocorre quando uma pessoa sem autorização faz uma ligação direta da fiação distribuidora de energia elétrica. Sendo assim, a energia deixa de passar pelo medidor do consumo de eletricidade.

Então, como ela não passa pelo medidor, é como se o dono da residência não estivesse usando energia em sua casa.

Pra que serve o gato de luz?

O gato de luz serve para usar energia sem que ela passe pelo medidor de eletricidade. Assim, a conta de energia do usuário fica zerada ou muito abaixo do normal.

As pessoas utilizam essa artimanha ilegal para consumirem energia elétrica de graça. Muitas dessas pessoas não têm condições de pagar as altas tarifas das contas de luz. Portanto, apelam para esse ato ilegal.

Como funciona o gato de luz?

O gato de luz é uma ligação direta entre o cabo distribuidor de energia e a caixa de distribuição da residência  sem a energia passar pelo medidor.

Então, a residência recebe a energia elétrica normalmente e a utiliza normalmente. No entanto, nenhuma energia passa pelo medidor, então o valor que seria cobrado não é calculado.

Fazer gato de luz é ilegal?

Sim! Gato de luz é totalmente ilegal e se você ser pego e for provado que você cometeu essa infração, você pagará uma multa cara ou até ser preso, dependendo da situação.

Portanto, não realize esse procedimento. Além disso, é de grande ajuda para os órgãos de energia que você denuncie pessoas que realizam esses furtos, caso fique sabendo.

Quem paga o gato de luz?

Quanto mais infratores existirem, mais pessoas pagarão esse valor, pois o consumo de energia será maior do que o pago para que as distribuidoras possam se sustentar.

Sou multado se fizer um gato de luz?

Sim! Se uma autoridade comprovar que você está usando gato em sua residência, você pagará uma multa em cima do seu consumo.

Lembrando que o valor muda dependendo de alguns pontos, como órgão que fornece a energia, situação do infrator e mais. Você responderá de forma jurídica pela infração cometida.

Além da multa, quais são as outras possíveis consequências?

Furtar energia elétrica é ilegal e resulta em consequências pesadas para o infrator, dependendo da situação do furto. A esfera jurídica decide após uma investigação.

Além disso, há a possibilidade de o infrator ser preso por até 5 anos. Essa é a pior consequência que você pode receber.

Considerações finais

Você conhece alguém que está usando gato de luz? Denuncie e faça a sua parte de cidadão, evitando esse tipo de ilegalidade.

Além disso, caso você for o usuário do gato, retire-o imediatamente e evite maiores consequências. Isso é crime e pode trazer uma série de complicações.