W Notícias

Como a internet pode te ajudar no planejamento para 2021

2020 foi um ano difícil e muito atípico, ninguém imaginava que seríamos atravessados por uma pandemia, e suas consequências imediatas – isolamento e distanciamento social, quarentena – e muito menos que a vida cotidiana seria completamente modificada, para dar lugar a novos comportamentos, novos hábitos e muitas incertezas sobre quando isso vai passar e o que o futuro reserva.

Muitas pessoas não viam a hora desse ano acabar, para projetar novos começos, novas perspectivas e possibilidades, novos sonhos… mesmo neste contexto.

Este ano promoveu muitas perdas, planos frustrados frustrados, mas também estabeleceu novas compreensões, formas de conduzir a vida e sobreviver numa realidade tão complexa quanto a nossa.

É o caso de pessoas que, com mais tempo livre – seja porque perderam emprego ou estão mais tempo em casa fazendo home office – tiveram a oportunidade de dar início a alguma forma de se ocupar, seja buscando profissionalização ou especialização nas mais diversas áreas, voltando a estudar ou encontrando algum hobbie.

Para 2021 não existem previsões exatas, mas é possível esboçar algum cenário – positivo ou negativo – que esteja de acordo com a realidade de cada um e da coletividade. O planejamento para alguns pode ser uma tarefa tortuosa, mas não é impossível, afinal de contas é preciso tomar as rédias da situação e se preparar para o que está por vir.

Qual o papel da internet nesta nova era?

Não tem como ignorar todas as mudanças sofridas pela sociedade em 2020, e que elas se estenderão para 2021. 

A pandemia, trouxe mudanças significativas para todos os setores – saúde, educação, economia – promoveu um avanço urgente da tecnologia, a necessidade de adaptar-se às novas demandas do mercado, e nesta conjuntura, a internet se impôs como ferramenta essencial e indispensável para indivíduos, empresas, estudantes, e demais profissionais. 

A internet possibilitou não apenas que em tempos de isolamento as pessoas pudessem manter interações com amigos, família e vizinhos, mas que as pessoas continuassem a ter aulas, continuar as atividades do trabalho, participar de atividades artísticas e culturais, acessar redes de apoio, e iniciar cursos online.

Ela cumpre esse papel fundamental de manter certa “normalidade”, quando ainda não é possível estar em atividades presenciais. 

Os cursos online em épocas de quarentena

Houve um aumento substancial nas buscas por cursos online. As pessoas encontraram nessa modalidade de ensino uma alternativa, não apenas para ocupar o tempo, mas para buscar aperfeiçoamento e novos aprendizados sobre a profissão que já exercia, para se atualizar e para turbinar o currículo na busca de oportunidades de trabalho. 

Buscar desenvolvimento pessoal e profissional sempre foi uma possibilidade para os trabalhadores terem melhores condições e melhor posição no mercado de trabalho.

A educação à distância faz parte de um mercado que vem crescendo, devido à confiança que as pessoas passaram a depositar nesta modalidade de ensino, muitas plataformas e empresas disponibilizaram cursos, formações, e especializações e treinamentos e capacitações, para os profissionais interessados, e é possível encontrá los de forma gratuita ou paga, as opções e oportunidades nesse setor são muitas.

Novos desafios, novas possibilidades

Os desafios são muitos, e a insegurança proporcionada por 2020 traz inquietações e confusão sobre o que e como será 2021. O Brasil tem um longo trabalho pela frente, pois as repercussões, o impacto social do coronavírus não se restringe apenas na saúde, mas na sociedade como um todo.

Não existem precedentes para a forma como a economia, a política, a cultura, nossa história e nossas vidas foram afetadas, mas grandes desafios como esse, trazem muitas possibilidades para se reinventar, tentar encontrar caminhos para driblar os problemas e buscar soluções eficazes para avançar e obter sucesso.

Mas para que isso aconteça, é preciso estabelecer algumas metas e objetivos, é necessário que você tenha uma noção mínima de onde pretende chegar e o que precisa fazer para alcançá-los.

Planejamento  e organização

Algo imprescindível e que é obrigatório que faça parte de sua rotina em 2021, algo que foi difícil realizar em 2020 devido às atribulações já comentadas. 

Portanto, tenha em mente que suas ações não podem acontecer de forma aleatória e impulsiva sempre, planeje e organize suas prioridades, é preciso compensar o que não foi, ou não aconteceu, definir as melhores estratégias com aquilo que você tem em mãos.

Reunimos algumas dicas para que você consiga iniciar seu planejamento da melhor forma possível. Veja:

  • O início de um novo ano representa um fim e um recomeço, coloque na balança suas práticas, atitudes consideradas corretas ou equivocadas, o que deu ou não certo e os ensinamentos que conseguiu obter desse momento;
  • O uso de planos ou agenda, físicos ou digitais podem ser uma alternativa para quem se adapta a esse modelo de gestão do dia a dia, são instrumento muito úteis;
  • Faça planejamentos de curto, médio e longo prazo de forma estratégica, e analise qual a viabilidade para que aconteçam;
  • Colocar em prática o seu planejamento é fundamental, não adianta estabelecer metas e objetivos, e não se movimentar para fazê-los acontecer.