W Notícias

Quais são os principais tipos de tecidos?

Saber quais são os principais tipos de tecidos é muito importante para todo tipo de empreendedor que trabalha com a confecção de produtos que usam tecidos e outros recursos específicos. Por exemplo, um dos 11 milhões de MEIs do Brasil que quer trabalhar estofado de sofás precisaria conhecer os principais tipos de tecidos do mercado para saber qual usar em suas confecções.

Para muitas pessoas, especialmente quem não entende do assunto, “todo tecido é igual”. No entanto, isso não é verdade. Alguns são sintéticos e outros não, alguns são mais maleáveis, outros são mais fáceis de estampar e de ter decorações diferentes. Enfim, existem muitas opções de tecidos no mercado e vale muito a pena saber suas características, mesmo que você sequer pense em empreender na área.

Quer saber quais são os principais tipos de tecidos? Então siga a leitura do artigo abaixo para entender mais sobre o assunto!

Quais são os principais tipos de tecidos?: 9 opções

1. Tecido Plano

São aqueles que passam pelo processo de tecelagem. Geralmente não apresentam elasticidade, a não ser que tenham poliéster, poliamida ou outro componente elástico em sua trama. São os mais comuns para a confecção de alfaiataria, festa, decoração, pet e outros nichos de uso diário.

2. Tricoline

Tecido 100% algodão, oferece diversas cores e estampas diferentes. Muito utilizado na área de costura criativa, como patchwork, matelassê e acessórios como bolsas e carteiras. Quanto maior o número de fios, maior a qualidade deste tecido. As opções mais nobres dele são utilizadas na área de camisaria e roupas de cama.

3. Cetim

O cetim é um tecido sintético, geralmente de poliéster, com um lado fosco e um lado brilhante. Ele tem diversas qualidades para objetivos diferentes, desde o Charmousse, que é o mais barato e comumente usado para forro, fantasias de festa e toalhas de mesa, passando pelo Vison, que é espesso e usado para decoração de casa como almofadas e cortinas, até o Duchese, de seda, que é delicado, nobre e geralmente usado para vestidos de noiva.

4. Jacquard

O tecido Jacquard é uma técnica de tecelagem que insere padrões desenhados nos próprios fios do tecido, durante a fabricação. Apesar de ser uma técnica, no Brasil virou sinônimo de alguns tecidos específicos que tiveram este método de fabricação, sendo o Brocado, o mais famoso. Ele é ricamente usado para confecção de cortinas, almofadas, cobre-leito, sofás e outros artigos do lar, mas pode também ser usado em roupas tradicionais como quimonos e na alta-costura.

5. Brim

Feito em algodão, o brim é um tecido pesado, com espessura intermediária entre a tricoline e o jeans. Ele é usado para roupas industriais, como macacões de segurança, por ter durabilidade contra rasgos e arranhões. No comércio, é utilizado para a confecção de jaquetas e bermudas, como uma alternativa ao jeans.

6. Tecido Tubular

É todo tecido feito no método de produção de tubo, entrelaçando os fios de forma diferente ao tecido plano, conferindo elasticidade mesmo em tecidos 100% algodão. Estes tecidos são popularmente conhecidos como malharia.

7. Malha Penteada

É o tecido tubular mais usado e mais fácil de encontrar em variedade de cores. Sua composição geralmente é 100% algodão e o toque é macio, por passar por processos de limpeza dos fios durante sua confecção. A malha penteada é usada na confecção de camisetas para todas as idades e roupas de bebê.

8. Helanca

A Helanca é um tecido 100% sintético e que se destaca por ser extremamente elástico e flexível, sendo muito usado para roupas de ginástica ou outras criações que exigem certa maleabilidade. É um tecido com alta retenção de suor e grande retenção de calor. Por isso, como mencionado, é usado em roupas esportivas e também em peças que ajudam a manter as pessoas aquecidas no frio. Além disso, ela é muito usada em uniformes escolares também.

9. Elastano

Conhecida popularmente como “Lycra” (que, na verdade, é uma marca registrada), esse tecido é uma fibra sintética também de altíssima elasticidade. Por causa do seu toque e da elasticidade, costuma ser usado na fabricação de peças de banho, como sungas, biquínis e maiôs. Além disso, também é muito usado para produzir calças (as famosas “leggings”) e meias-calças.

Uma das suas características básicas é que esse material tem capacidade de alongamento de 500% (ou seja, pode aumentar de tamanho 6 vezes), além de ser capaz de retornar ao tamanho original após vários ciclos de alongamento e retração. Para completar, deve ser muito resistente a produtos químicos, mais do que a própria borracha, e ter pelo menos 85% da sua composição sendo de poliuretano segmentado.

Pronto! Agora que você já sabe quais são os principais tipos de tecidos, poderá fazer a escolha certa sempre que precisar escolher um material para algum projeto pessoal ou quando for empreender na área de confecção, incluindo produtos como fantasias, roupas, estofados, mochilas, bolsas e muitos outros que podem ser feitos com diversos tipos de tecidos.

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião e conte para gente qual tecido você mais gosta de usar!