W Notícias

5 Benefícios econômicos da energia solar

Além dos óbvios benefícios ambientais, existem inúmeras outras razões para mudar dos combustíveis fósseis para as renováveis, incluindo o potencial econômico para residências e empresas. Conheça os 5 benefícios econômicos da energia solar, aqui neste artigo.

1. Rápido retorno do investimento (ROI)

Ao instalar os painéis solares, diminuímos os custos com a energia elétrica convencional, uma vez que só usaremos a mesma durante a noite, já que no período da manhã e tarde, a energia solar supre todas as necessidades. Mesmo a curto prazo, você estará economizando. 

Além disso, em até 10 anos da sua compra solar, você estará ganhando dinheiro com seu programa de incentivo solar.

O investimento em energia solar pode se tornar uma renda passiva secundária. Uma vez que após o período de 10 anos, você obterá o retorno total do investimento (ROI) e terá valores positivos no fluxo de caixa.

2. Painéis solares aumentam o valor da propriedade

A instalação de um sistema de qualidade em sua propriedade aumenta a conveniência imediata e as contas de energia elétrica do novo proprietário serão mínimas ou inexistentes.

Os compradores estão dispostos a pagar valores adicionais por uma casa com sistema solar de tamanho médio (3,6 quilowatts), em comparação com uma casa semelhante sem sistema solar.

Os painéis solares tornarão a sua casa ou empresa mais atraentes para os compradores experientes.

3. Aumentos imprevisíveis nas tarifas das distribuidoras convencionais

À medida que a temperatura cai, as distribuidoras geralmente aumentam as taxas de 25% a 35% para os clientes. Esses aumentos permanecerão em vigor até o início da primavera.

Com a energia solar ficamos dependentes da energia elétrica somente à noite, portanto, caso tenha aumentos imprevisíveis na tarifa ou falte energia, não sofremos tanto com o impacto.

4. O setor de energia solar cria empregos e ajuda as economias locais

Em 2016, os empregos na indústria solar aumentaram quase 17 vezes mais rápido que a economia geral. De acordo com o Censo Nacional de Empregos Solares, a indústria cria mais empregos do que qualquer outro setor. Espera-se que esse crescimento continue.

Como os empregos relacionados à energia solar tendem a pagar mais e não podem ser terceirizados, eles contribuem significativamente para a economia do país.

5 . A energia solar pode ser usada a qualquer hora do dia

Existe esse mito de que você só pode usar energia solar quando o sol está nascendo. Muito raramente, os painéis solares têm zero por cento de produção. Os painéis solares aproveitam a energia do sol, não a temperatura do sol.

As pessoas costumam perguntar “a energia solar pode ser armazenada?” A resposta é sim! Você pode armazenar sua energia e “guardá-la para um dia chuvoso” (ou qualquer que seja o clima). Os painéis geralmente são instalados inclinados para impedir que neve se acumule em cima dos painéis e bloqueie a luz do sol.

No entanto, você pode optar por instalar um sistema de backup de bateria como o Tesla Powerwall 2 e poderá armazenar energia que pode ser usada em caso de emergência.

Os clientes podem usar seus créditos medidos líquidos para equilibrar suas contas ou extrair energia convencional da rede.

A medição líquida é um mecanismo de cobrança que credita os proprietários de sistemas de energia solar pela eletricidade que eles adicionam à rede. Durante os meses de verão em que seu sistema solar está super produzindo, os créditos solares ganhos serão aplicados à sua conta nos meses de inverno com baixo desempenho.

Esses são alguns dos benefícios da energia solar para a economia, os quais são muito significativos e proporcionam ótimos retornos.