Palácio de Kensington – Conheça a residência da Realeza em Londres
Situado em Londres, o Palácio de Kensington é uma residência da realeza. Para ser mais específico, esse palácio fica em Kensington Gardens, no Royal Borough de Kensington e Chelsea. Desde o século XVII, os moradores desse local pertencem à Família Real Britânica.
Atualmente, os residentes deste palácio são o Duque e a Duquesa de Cambridge, além da princesa Eugênia do Reino Unido e seu marido Jack Brooksbank. Além deles, o palácio acolhe o Príncipe e a Princesa Miguel de Kent e o Duque e a Duquesa de Kent.
Nos dias de hoje, os salões de Estado desse palácio recebem visitas públicas. A organização que administra esses salões é a Historic Royal Palaces, que não possui fins lucrativos e nem recebe verbas públicas.
Contudo, os escritórios e apartamentos privados ainda são administrados pela Royal Household. Além de possuir diversos objetos da Coleção Real, o Palácio de Kensington Londres possui um grande número de pinturas artísticas. Leia este texto e conheça um pouco mais sobre o Palácio de Kensington.
Palácio de Kensington – visitas
O apartamento 1A, que pertenceu à falecida princesa Margaret (1930-2002), é um dos locais do palácio que está aberto para visitas. Entrar neste local é como voltar no tempo, pois a sala mostra a história do apartamento como um todo.
É possível aprender sobre diversos fatos, desde a época do 1º Duque de Sussex, em 1801, até uma época mais recente, quando a falecida Princesa Margaret e o Lord Snowdon vieram morar no local.
Inclusive, o Palácio de Kensington mostra para os visitantes um dos grandes inventos de Lord Snowdon, o extractor “free-standing”, que está na cozinha do apartamento.
Com relação as Salas de Aparato do palácio, a principal cuidadora é a Agência dos Palácios Reais Históricos (Historic Royal Palaces Agency). Por sua vez, as áreas de acomodação privada e os gabinetes recebem os cuidados da Seção de Propriedades da Casa Real (Royal Household Property Section).
Para ir ao Palácio de Kensington pelo metrô, é possível utilizar as seguintes linhas: Queensway, Bayswater e High Street Kensington. A quarta opção é a linha Gloucester Road, porém, ela fica um pouco mais longe do palácio.
Exposições do palácio
Sempre que alguém adquire um ingresso para visitar o Palácio de Kensington, ele ganha o direito de visitar a todas as exposições temporárias do local. Em 2019, houve um evento que homenageou os 200 anos do nascimento da Rainha Vitória (1819-1901). É importante ressaltar que o Palácio de Kensington foi o local de nascimento da falecida rainha.
A exposição Victoria: a royal childhood retratou a história da Princesa Vitória, abordou sua infância e falou sobre o ambiente em que ela nasceu e foi criada. Nessa exposição, houve a exibição de algumas peças ligadas a infância da histórica monarca, como um scrapbook de memórias feito por uma governanta alemã.
Vestido da Princesa Diana
Outro artefato muito importante dessa exposição foi o vestido da Princesa Diana. Assim que o palácio reabriu, pois estava fechado por conta do covid-19, essa peça de roupa ficou exposta ao público.
O tal vestido foi usado pela princesa em 1985, durante sua passagem pela Casa Branca, nos Estados Unidos. Naquele momento, houve um momento icônico: a princesa Diana dançou com o famoso ator John Travolta. Esse momento ganhou destaque em vários jornais do planeta, o que trouxe muita fama para esse vestido.
Poucos meses antes de falecer, a Princesa Diana leiloou 78 peças de seu guarda-roupa, incluindo o vestido da Casa Branca. Esse leilão tinha como objetivo arrecadar recursos para instituições beneficentes ligadas à AIDS e ao câncer.
Em dezembro de 2019, houve outro leilão com o vestido usado por Diana na Casa Branca. A compradora foi a Historic Royal Palaces, instituição que administra o Palácio de Kensington.
Além do lendário vestido da Casa Branca, o Palácio de Kensington também mostra outros modelos que a princesa Diana utilizou durante sua trajetória.
Gostou das dicas? Tem o sonho de morar ou estudar em Londres? Saiba o que é preciso para morar em Londres.